fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Fronteira em ALERTA!! Rio Acre sobe mais 5 metros em menos de 24 horas em Assis Brasil e desabriga famílias

Publicado

em

Famílias da cidade de Iñapari, no Peru, estão retirando seus móveis de suas casas após as águas do Rio Acre - foto: Alexandre Lima

Famílias da cidade de Iñapari, no Peru, estão retirando seus móveis de suas casas após as águas do Rio Acre subir- foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, de Assis Brasil

Um fato inédito ocorreu nas últimas 24 horas neste início de março de 2014. O Rio Acre subiu mais de 5 metros e desabrigou quase 100 famílias entre bolivianos, brasileiros e peruanos na cidade de Iñapari (Peru) somente nesta quarta-feira, dia 5.

Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho, recebeu autoridades brasileiras e peruanas em seu gabinete - Foto: Alexandre Lima

Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho, recebeu autoridades brasileiras e peruanas em seu gabinete – Foto: Assessoria

Algumas famílias peruanas foram forçadas a sair de suas casas e ir para uma pequena praça a espera de barracas que seriam fornecidas pela prefeitura de Iñapari. Já o vilarejo no lado boliviano, foi totalmente invadido.

Na cidade de Assis Brasil o nível do rio atingiu 11,40cm, alcançando a cota de alerta desabrigando algumas famílias, o prefeito Humberto Filho, recebeu o comandante do 5º Batalhão dos Bombeiros, capitão Fernandes, onde foram visitar os ribeirinhos e prestar ajuda.

Logo em seguida, se reuniu em seu gabinete e ficou definido que o município está em estado de alerta. A prefeitura está disponibilizando abrigo, alimentação e tem como parceria o Exercito Brasileiro, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar, além de toda a equipe.

Famílias do Bairro Brisa de Iaberita em Iñapari (Peru), foram para uma pequena praça a espera de barracas da Defesa Civil - Foto: Alexandre Lima

Famílias do Bairro Brisa de Iaberita em Iñapari (Peru), foram para uma pequena praça a espera de barracas da Defesa Civil – Foto: Alexandre Lima

VEREADORES DE BRASILÉIA VISITAM ASSIS BRASIL

Vereadores de Brasiléia, Mário Jorge, Marivaldo e Naldo, foram ver de perto a cheia do Rio Acre que pode afetar a cidade - Foto: Alexandre Lima

Vereadores de Brasiléia, Mário Jorge, Marivaldo e Naldo, foram ver de perto a cheia do Rio Acre que pode afetar a cidade – Foto: Alexandre Lima

Outra comitiva composta pelos vereadores da cidade de Brasiléia; Mário Jorge Fiesca, Naldo e Marivaldo, foram alertados sobre a cheia repentina na cidade de Assis Brasil e Iñapari (Peru) resolveram verificar de perto.

A cena não foi nada animadora vista pelos vereadores, onde puderam ver as famílias retirando seus móveis e pertences pessoais de suas casas no lado peruano, além das casas alcançadas pelas águas do rio.

Mário Jorge e seus pares se preocuparam com o que viram e estariam se prontificando em alertar os moradores de Brasiléia, juntamente com o prefeito Everaldo Gomes para que ficasse em alerta juntamente com seus secretários.

24 HORAS ANTES

24 horas antes, uma forte chuva que durou todo o dia desta terça, dia 4, fez com que igarapés na BR 317 transbordassem - Foto: Alexandre LIma

24 horas antes, uma forte chuva que durou todo o dia desta terça, dia 4, fez com que igarapés na BR 317 transbordassem – Foto: Alexandre Lima

A tríplice fronteira localizada no extremo Norte do Acre, onde fica as cidades de Assis Brasil e Iñapari (Peru), foram assoladas com uma forte chuva que durou praticamente todo o dia desta terça-feira, dia 4.

Em alguns pontos da BR 317 (Estrada do Pacífico), foi possível registrar o transbordamento de alguns açudes e igarapés, ao ponto passar por cima da estrada. Horas depois, o Rio Acre iniciou sua cheia ao ponto de arrancar árvores inteiras das margens.

O resultado foi surpreendente nas últimas 24 horas depois. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Brasiléia, Reginaldo Guerra, todo o trabalho de prevenção para ajudar as famílias na evacuação das casas que possivelmente irão ser alcançadas pelas águas que chegarão nos próximos dias. Segundo ele, o nível do rio atingiu a cota de alerta em Epitaciolândia.

Em Brasiléia, a Defesa Civil, Bombeiros, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Prefeitura, já estão de prontidão para possível evacuação de famílias que moram às margens do Rio Acre.

Veja vídeo reportagem feita na cidade de Assis Brasil e Iñapari (Peru) dentro de instantes.

Estrada do Paçifico na mnhã de terça - Foto: Alexandre Lima

Estrada do Pacífico na manhã de terça – Foto: Alexandre Lima

Autoridades de Brasiléia e Assis Brasil foram verificar as condições do Rio - Foto: Alexandre Lima

Autoridades de Brasiléia e Assis Brasil foram verificar as condições do Rio – Foto: Alexandre Lima

ÚLTIMA HORA

As autoridades da cidade de Cobija, capital do departamento de Pando (Bolívia) e moradores, usaram as redes sociais para anunciar que o Bairro Mapajo, localizado na parte baixa e próximo ao Rio, já estava desabrigando algumas famílias.

Os trabalhos de evacuação dos afetados já estavam sendo realizados pelas autoridades da cidade boliviana. Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem uma das maiores taxas de casos de malária e registra mais de 5 mil em 2023

Publicado

em

Acre está entre os estados com as maiores taxas de malária e representou 3,9% do total de números de casos da doença registrados na região amazônica

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhão carregado de farinha cai em rio e bombeiros fazem resgate a 15 metros de profundidade

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros realizou na última semana o resgate de um caminhão carregado de farinha que caiu dentro do Rio Juruá, na cidade de Porto Walter.

O veículo, avaliado em cerca de R$ 100 mil estava carregado com 180 sacas de farinha e ao tentar descer a rampa de acesso à balsa, para descarregar a carga, perdeu os freios e caiu dentro do rio.

O veículo ficou a 15 metros de profundidade da superfície/ Foto: Corpo de Bombeiros

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram diversos mergulhos para fazer as amarrações necessárias para retirar o caminhão, que ficou a cerca de 15 metros de profundidade da superfície.

Os trabalhos de resgate duraram 14 horas e com o apoio de máquinas pesadas e de moradores da região, a equipe conseguiu retirar o caminhão do fundo do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo