Esporte
Botafogo vence o Red Bull Bragantino de virada e cola nos líderes
Em uma partida emocionante, o Botafogo conseguiu uma virada espetacular e venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, no Nilton Santos, esta quarta-feira (26), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, os alvinegros chegaram a 23 pontos e momentaneamente ocupam a terceira posição na tabela, enquanto os paulistas seguem com 18 pontos, na sétima colocação.
O Red Bull Bragantino abriu o placar no primeiro tempo com Lucas Evangelista, mas o Botafogo não se abateu e buscou a virada com dois gols de Eduardo, um em cada tempo.
Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o clássico contra o Vasco, no sábado, em São Januário, às 18h30 (de Brasília). Enquanto o Red Bull Bragantino enfrenta o Cuiabá, também no sábado, na Arena Pantanal.
O Botafogo começou a partida tentando pressionar, mas viu o Bragantino abrir o placar aos seis minutos com Lucas Evangelista. Os cariocas conseguiram empatar aos 20 minutos com Eduardo, que recebeu passe na área e mandou para a rede.
No segundo tempo, o Botafogo voltou mais forte e virou o jogo com um belo gol de Eduardo aos seis minutos. O Bragantino tentou reagir, mas a equipe alvinegra conseguiu segurar o resultado e garantir os três pontos.
Com uma atuação sólida, o Botafogo mostrou determinação e garra para conquistar a vitória, que mantém viva a esperança da torcida em uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Agora, os alvinegros se preparam para o clássico contra o Vasco em busca de mais um resultado positivo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 RED BULL BRAGANTINO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 26 de junho de 2024, quarta-feira)
Horário: 19 horas
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Marçal e Lucas Halter (Botafogo); Helinho, Pedro Henrique e Lincoln (Red Bull Bragantino)
GOLS: Lucas Evangelista, aos 6 minutos do primeiro tempo (Red Bull Bragantino) / Eduardo, aos 20 minutos do primeiro tempo e 6 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: John; Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos (Cuiabano) e Marçal; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Diego Hernández) e Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge
RED BULL BRAGANTINO: Lucão; Jadsom Silva (Linclon), Pedro Henrique, Eduardo Campos e Luan Cândido (Nathan Mendes); Raul (Eric Ramires), Lucas Evangelista e Juninho Capixaba; Helinho (Laquintana), Thiago Borbas (Talisson) e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha
Fonte: Esportes
Comentários
Cotidiano
Brasil perde vegetação natural equivalente ao tamanho da Bolívia em 40 anos

Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do país • Getty Images
O Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares, entre 1985 e 2024, o que corresponde a cerca de 2,9 milhões de hectares de áreas naturais por ano. Esse espaço é equivalente a 13% do território nacional, área é maior do que a Bolívia.
Os dados foram revelados pelo MapBiomas nesta quarta-feira (13).
A perda de áreas naturais, acontece durante a transformação dessas terras para o uso de terras pastagem e agricultura. A área ocupada com pastagem cresceu 62,7 milhões de hectares e a agricultura, 44 milhões de hectares.
Os municípios que têm a agropecuária como atividade que ocupa a maior parte de seu território subiu de 47% em 1985, com 420 municípios, para 59%, 1037 municípios em 2024.
Os estados com maior área de agricultura em relação ao tamanho do seu território são:
- Paraná 34%
- São Paulo 33%
- Rio Grande do Sul 30%
“Até 1985, ao longo de quase cinco séculos com diferentes ciclos da expansão da fronteira agrícola, o Brasil converteu 60% de toda área hoje ocupada pela agropecuária, mineração, cidades, infraestrutura e outras áreas antrópicas Já os 40% restantes dessa conversão ocorreram em apenas quatro décadas, de 1985 a 2024”, diz Tasso Azevedo Coordenador Geral do MapBiomas.
Perda de biomas
A Amazônia perdeu 52,1 milhões de hectares de áreas naturais nos últimos 40 anos. Foi o bioma mais afetado. No bioma, três em cada cinco hectares de agricultura surgiram nos últimos 20 anos.
O Cerrado perdeu 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1985 e 2024. Na Caatinga, essa redução foi de 9,2 milhões de hectares. Já na Mata Atlântica, foram 4,4 milhões de hectares. No Pantanal ocorreu a perda de 1,7 milhão de hectares de áreas naturais.
O Pampa foi o bioma com a maior perda proporcional de vegetação nativa nos últimos 40 anos, com a perda de 3,8 milhões de hectares.
“O auge dessa transformação foi entre 1995 e 2004, quando o desmatamento atingiu os maiores picos. Mas entre 2005 e 2014, registrou-se a menor perda líquida de florestas desde 1985. Essa tendência se inverteu nessa última década, que foi marcada por degradação, impactos climáticos e avanço agrícola”, enfatiza Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas e pesquisadora do IPAM.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Villa e Real Sociedade disputam jogo de abertura do Estadual Feminino

Foto Glauber Lima: Estadual promete ser bastante equilibrado
Começa nesta quarta, 13, a partir das 19 horas, no ginásio do Sesc, o Campeonato Estadual Feminino de Futsal da 1ª Divisão. Villa e Real Sociedade disputam o primeiro jogo e na sequência o Calafate enfrenta o Borussia.
Turno único
As equipes jogam entre si em um turno único e as quatro primeiras classificadas avançam às semifinais. Seis times disputam o Estadual na temporada de 2025.
Atlético Xapuriense
O Atlético Xapuriense seria o 7º participante do Estadual, mas os dirigentes de Xapuri desistiram do torneio no feminino.
Comentários
Cotidiano
FEAV convoca atletas das Seleções Sub-16 e 18 para os torneios nacionais

Foto PHD: Seleção Acreana Sub-16 vai jogar o Brasileiro em casa
A Federação Acreana de Voleibol (FEAV) divulgou nessa terça, 12, as convocações das Seleções Sub-16 e 18, no feminino, para a disputa dos brasileiros das categorias.
A seleção Sub-16 vai jogar o torneio nacional entre os dias 28 de outubro a 2de novembro em Rio Branco. As garotas do Sub-18 estarão em Saquarema, no Rio de Janeiro, em outubro para disputar o Brasileiro.
“Nossas seleções irão trabalhar mais de dois meses para os dois torneios. São competições desafiadoras, mas estamos bem confiantes”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.
Jânio Teles no comando
O técnico Jânio Teles vai ser o treinador das duas seleções. As atletas irão se apresentar nesta quarta, 13, às 14h30, no ginásio Álvaro Dantas, e vai ser divulgado todo o planejamento da fase de preparação.
Convocadas
Levantadoras
Ana Júlia-AABB
Jaqueline-Jotas
Maria Clara-Jotas
Kethelyn-Jotas
Manuella-Jotas
Ponteiras
Antônia Geovanna-Jotas
Anna Laura-Jotas
Sara Ico-Jotas
Maria Clara Torres-Jotas
Maria Clara Messias-Jotas
Alicia-Jotas
Agnes-AABB
Opostas
Sophia-Jotas
Isadora-Jotas
Nicolly-Jotas
Ana Luíza-Jotas
Maria Gabriela-Jotas
Maria Luíza-Jotas
Gabryella-Jotas
Brenda-Jotas
Centrais
Letícia-Jotas
Yasmin-Meta
Laura-Meta
Você precisa fazer login para comentar.