Cotidiano
Bombeiros registram 29 mortes por afogamento no AC; n° é mais que o dobro do ano passado em 6 meses
Em 2020 foram 12 mortes no primeiro semestre, segundo dados dos bombeiros que alertam para o aumento de acidentes no período de seca.

Bombeiros registram 29 mortes por afogamento no AC; n° é mais que o dobro do ano passado em 6 meses – Foto: Asscom/Bombeiros-AC
Por Alcinete Gadelha
Um dado preocupante mostra o aumento significativo no número de mortes por afogamento registradas nos primeiros seis meses deste ano, com 29 vítimas fatais. O levantamento é do Corpo de Bombeiros e foram divulgados nessa quarta-feira (30).
O número é mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 12 mortes por afogamento em todo estado. Os casos foram registrados principalmente em rios, mas também ocorreram em açudes.
O Corpo de Bombeiros alerta para estas situações de risco de afogamento, principalmente nessa época do ano, quando os rios estão com nível mais baixo e aparecem as formações das praias. Além disso, ainda frisa o risco em açudes e piscinas.
“Normalmente, as pessoas pensam que os afogamentos ocorrem em períodos que o rio está mais cheio, mas não é isso que acontece. É quando o rio está mais seco porque as pessoas se expõem mais a estarem em ambientes aquáticos, seja nos rios, açudes e até mesmo piscinas”, informa o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento dos bombeiros, tenente Alexandre Veras.
Além disso, ele afirma que a maioria dos afogamentos ocorre com homens e que um dos principais fatores para isso é a alto confiança da pessoa que sabe nadar e se expor mais.
“Há um alerta importante para que os banhistas e cidadãos em geral tem que ter em relação a isso. As precauções em geral que a gente sugere é não ingerir bebidas alcóolicas quando estiver em áreas de banho, não deixar crianças desassistidas em áreas que tenham água, não subestimar a nossa capacidade de nadar. Também tem o perigo de áreas rasas, porque a pessoa pode estar próximo a margem, achando que está em segurança e cair em um buraco, perder o pé e ser levada para a correnteza e não conseguir nadar para a margem. De um modo geral são as recomendações do Corpo de Bombeiros”, acrescentou.
Das mortes registradas no estado, cinco foram na capital acreana, Rio Rio Branco, segundo os dados dos bombeiros

Homem cai de canoa em rio após canoa se chocar em balsa e morre afogado no interior do Acre – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Feijó
Casos registrados
Em casos mais recentes no estado, acompanhados pela reportagem está o das duas irmãs de 7 e 9 anos que morreram afogadas em um açude, na cidade Mâncio Lima, no interior, nesta semana.
Também nesta semana, a adolescente Alane Nascimento Ávila, de 12 anos, morreu afogada enquanto nadava no Rio Purus, em Manoel Urbano. Ela estava desaparecida desde domingo (27) e o corpo só foi encontrado na terça-feira (29).
No mês de maio, um homem, que não teve o nome divulgado, morreu afogado no Rio Envira, no município de Feijó, após a canoa em que a vítima estava ter se chocado com uma balsa que estava ancorada às margens do manancial. A vítima estava pescando com outros dois homens no momento em que caiu no rio.
Ainda em maio, um descuido fez com que um bebê de 1 ano morresse após se afogar em uma piscina e ficar mais de 20 minutos desacordado. O acidente aconteceu na Rua Nordeste, no Conjunto Bela Vista, na capital.
O pequeno José Guilherme do Nascimento, de 6 anos, foi mais uma vítima de afogamento no estado. Ele morreu em fevereiro ao se afogar em um igarapé no bairro Cruzeirinho Novo em Cruzeiro do Sul.
Ainda em Cruzeiro do Sul, Francisco Gomes das Chagas, 36 anos, se afogou no Rio Juruá, em abril deste ano.

Alane Nascimento Ávila morreu afogada nesta semana no Acre – Foto: Arquivo pessoal
Comentários
Cotidiano
9ª Copa Arasuper de Futebol Soçaite terá solenidade de abertura e jogo

Foto Manoel Façanha: A Copa Arasuper é bem disputa e com muita rivalidade
Começa nesta quinta, 24, a partir das 19 horas, na Chácara Arasuper, a 9ª Copa de Futebol Soçaite. Será realizada a solenidade de abertura e o jogo de abertura da competição.
“A Copa movimenta os funcionários de todas as lojas e transformou-se em um evento do grupo Arasuper”, comentou o empresário Adem Araújo.
Escolha da musa
A escolha da musa da Copa do evento faz parte da abertura e após o desfile, por meio de sorteio, é definido o primeiro jogo do torneio.
“Vamos ter a presença das torcidas e muita disputa entre as candidatas a musa. É importante valorizar os colaboradores”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e Andirá disputam semifinal do Campeonato Estadual

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Vini é uma das opções de ataque do Santa Cruz
Santa Cruz e Andirá decidem nesta quinta, 24, a partir das 16 horas, na Arena da Floresta, quem será o primeiro finalista do Campeonato Estadual Sub-20. Os dois times entram em campo sem vantagem e se o jogo terminar empatado, o classificado para decisão vai ser definido nas cobranças de penalidades.
Santa Cruz é favorito
O Santa Cruz vai para o confronto diante do Andirá com força máxima. A Capivara venceu os 11 jogos disputados no torneio e por isso é favorita.
“Vamos propor o jogo desde o início. Nosso adversário marca forte e não podemos mudar a maneira de atuar”, declarou o técnico Pedro Balu.
Aposta na marcação
Depois de eliminar o Humaitá, um dos favoritos ao título, o Andirá vai apostar na marcação e nos contra-ataques.
“Não iremos mudar a maneira de atuar. Uma linha de cinco no meio-campo e no ataque muita velocidade. Iremos enfrentar a melhor equipe do campeonato”, afirmou o treinador João Paulo Lourenço.
Comentários
Cotidiano
Galvez e Rio decidem quem será o 2º finalista do Estadual
Galvez e Rio Branco decidem nesta quinta, 24, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, a segunda vaga para a final do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes entram em campo sem vantagem e se a partida terminar empatada, o classificado vai ser definido nas cobranças de penalidades.
Galvez sem mudanças
O técnico Eriano dos Santos resolveu não realizar mudanças no Galvez para o confronto contra o Rio Branco. A prioridade após a classificação nas quartas foi a recuperação física do elenco.
“E um jogo grande e sabemos da qualidade individual dos jogadores adversários. Precisamos fazer uma partida sem erros para disputar a decisão”, comentou o treinador do Imperador.
Raphael volta no Estrelão
O atacante Raphael será a novidade do Rio Branco no duelo semifinal. O atleta cumpriu suspensão diante do Vasco e é uma peça importante no setor ofensivo.
Você precisa fazer login para comentar.