Extra
Bolívia inicia bloqueio na fronteira com o Acre a partir desta segunda, às 18 horas
Busca por álcool em gel mascaras aumentaram e algumas farmácias da fronteira já não tem em seu estoque
Como foi determinado pelo governo federal da Bolívia, o bloqueio parcial na fronteira do Acre está começando a partir desta segunda-feira, dia 16, a partir das 18 horas no horário acreano, com previsão de aberturas às 5 horas do dia seguinte.
Assim está sendo realizado pelo Serviço Nacional Sanitário Agropecuário e Inocuidade Alimentar (SENASAG), juntamente com a Zona Franca (Zofra), estão fiscalizando e orientando àqueles que estão ingressando no País, por Cobija/Pando, para que utilizem de máscaras e luvas, além da aquisição de álcool em gel para a higiene pessoal.
Segundo os funcionários, foi divulgado uma portaria suspendendo aulas, aglomerações com até 100 pessoas, além de poder divulgar a qualquer momento, de mais ações restritivas com o intuito de evitar a propagação da doença pelo País.
O jornalista Almir Andrade que se encontra na fronteira com o Peru, registrou a fiscalização na ponte que liga o Brasil, através do Acre pela cidade de Assis Brasil, que dá acesso ao município de Inhapari, já tem policiais orientando
Outro ponto que chamou atenção na fronteira, seria a escassez de álcool em gel e máscaras cirúrgicas em quase todas as farmácias, tanto do lado brasileiro ou boliviano. Uma das formas, seria a fabricação caseira que pode ser aprendida em vídeos no Youtube.
Outra denuncia que precisa ser investigada pelos órgãos competentes, seria o aumento no preço dos produtos acima citados, que podem ultrapassar os 250% ou mais. Com a escassez dos produtos, algumas lojas estariam oferecendo no valor aproximado de R$ 13 reais no recipiente de 300ml, agora estão valendo quase o triplo.
Comentários
Extra
“Agro Boy” tem prisão preventiva decretada após audiência de custódia em Rio Branco
Rio Branco (AC) – O empresário Diego Luiz Gois Passo, conhecido como “Agro Boy” e acusado de atropelar e matar a assessora jurídica Juliana Marçal, teve a prisão temporária convertida em preventiva nesta quarta-feira (16), durante audiência de custódia realizada na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, no Fórum Criminal de Rio Branco.
A decisão foi proferida pela juíza Hellen da Silva Souza Oliveira Roza, após manifestação do promotor de Justiça Efrain Enrique Mendonza, que apontou a gravidade do crime e o risco à ordem pública.
Diego Passo estava com a prisão temporária de cinco dias decretada desde o dia 22 do mês passado, um dia após o crime. Juliana Marçal morreu após ser atropelada por ele, segundo testemunhas, durante uma confusão generalizada na saída de um bar, no bairro Izaura Parente, em Rio Branco.
O acusado se apresentou espontaneamente na base do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) na última terça-feira (15), acompanhado por seu advogado, Felipe Munhoz, que nega que o cliente tenha sido capturado em operação policial. Segundo a defesa, Diego estaria recebendo ameaças, cujo teor, no entanto, não foi divulgado.
Com a nova decisão judicial, Diego foi encaminhado à Unidade de Recolhimento Provisório UP-4, conhecida como “Papudinha”, onde permanecerá preso preventivamente enquanto o inquérito segue em andamento.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil e é acompanhado de perto pelo Ministério Público. A morte de Juliana Marçal, que atuava como assessora jurídica do Tribunal de Justiça do Acre, causou grande comoção na capital acreana.
Comentários
Extra
Estado divulga atualização na programação oficial da Expoacre
O governo do Acre divulgou, nesta quarta-feira, 16, a programação oficial da Expoacre atualizada, que será realizada de 26 de julho a 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.
Celebrando 50 anos, a feira, que celebra a cultura, a economia e o entretenimento acreanos, chega com uma grade diversificada de atrações para públicos de todas as idades, consolidando-se como o maior evento multissetorial do estado. O destaque desta vez fica para as quatro noites de rodeio, que ocorrerá de 28 a 31 de julho.

Gusttavo Lima será a primeira atração nacional a se apresentar na Expoacre 2025. Foto: Raylanderson Frota/Secom
A abertura será marcada pela tradicional Cavalgada, no sábado, dia 26 de julho, seguida pelo Dia do Católico, com programação religiosa. No domingo, 27, o palco principal recebe o cantor Gusttavo Lima, uma das atrações mais esperadas pelo público.
Na segunda-feira, 28 de julho, Zezé Di Camargo & Luciano prometem emocionar os fãs com seus grandes sucessos. Ainda na segunda-feira, a Arena de Rodeios vai esquentar com a abertura dos jogos às 19h30. Na terça-feira, 29, a cantora Fernanda Brum comanda o palco com uma noite de adoração no show evangélico da Expoacre. E a primeira etapa do rodeio está marcada para começar às 19h30, também na Arena dos Rodeios.

Na segunda-feira, 28 de julho, Zezé Di Camargo & Luciano prometem emocionar os fãs com seus grandes sucessos. Foto: cedida
A programação segue na quarta, 30 de julho, com o show da dupla Matheus & Kauan, e a segunda etapa do rodeio às 19h30; enquanto a quinta-feira, 31, será dedicada ao público infantil, com apresentações temáticas de Moana 2, Roblox e Família Tubarão. O último dia do rodeio, onde descobriremos nossos vencedores das provas, está marcado para acontecer na Arena dos Rodeios, às 19h30.

Fechando a programação, no domingo, 3 de agosto, o público poderá curtir o show de Jorge e Mateus. Foto: cedida
Na sexta-feira, 1º de agosto, as crianças voltam a ser o centro das atenções com espetáculos de Encanto, Divertida Mente e Meu Malvado Favorito. A noite também contará com a realização do Tribe Festival, voltado à música eletrônica, trazendo DJs e uma estrutura especial para os fãs do gênero.
No sábado, 2 de agosto, será realizado o Ecofest, evento com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura e dos produtos regionais. E também o tradicional Casamento Civil, às 17h. E para encerrar em grande estilo, no domingo, 3, a dupla Jorge & Mateus sobe ao palco principal da Expoacre 2025.
Além das atrações musicais e culturais, a feira contará com exposições agropecuárias, estandes de negócios, gastronomia regional, atividades empreendedoras e espaço para inovação e sustentabilidade.

Taiane Santos, diretora técnica da Casa Civil. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
A diretora técnica da Casa Civil, Taiane Santos, celebrou a atualização na programação da Expoacre destacando que o governo não está medindo esforços para entregar o melhor ao público acreano: “Com muita alegria, anunciamos uma atualização na programação da nossa Expoacre 2025, que promete ser ainda mais memorável. Atendendo a um pedido do público e reafirmando nosso compromisso com a valorização da cultura e do entretenimento, confirmamos a participação de Luciano ao lado de Zezé Di Camargo, trazendo ao palco da nossa maior feira um show completo, emocionante e inesquecível para todos os fãs. E as novidades não param por aí: este ano teremos quatro noites de rodeio, fortalecendo ainda mais essa tradição que move o coração do nosso povo. A Expoacre 2025 vem com tudo, reunindo música, emoção, negócios e grandes experiências para toda a família acreana”, afirmou.
A Expoacre 2025 promete ser uma edição histórica, celebrando os avanços econômicos, culturais e sociais do estado, e reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento e a valorização da identidade acreana.
Serviço
Evento: Expoacre 2025
Data: 26 de julho a 3 de agosto
Local: Parque de Exposições Wildy Viana – Rio Branco (AC)
Programação
26 de julho (sábado)
- Cavalgada
- Dia do Católico
27 de julho (domingo)
- Show: Gusttavo Lima
28 de julho (segunda-feira)
- Show: Zezé Di Camargo & Luciano
- Rodeio – Abertura | 19h30
29 de julho (terça-feira)
- Show Evangélico: Fernanda Brum
- Rodeio – 1ª Etapa | 19h30
30 de julho (quarta-feira)
- Show: Matheus & Kauan
- Rodeio – 2ª Etapa | 19h30
31 de julho (quinta-feira)
Apresentação Infantil:
- Moana 2
- Roblox
- Família Tubarão
- Rodeio – Final | 19h30
01 de agosto (sexta-feira)
Apresentação Infantil:
- Encanto
- Divertidamente
- Meu Malvado Favorito
Festival de Música Eletrônica
- Tribe
02 de agosto (sábado)
- Casamento Civil | 17h
- ECOFEST
03 de agosto (domingo)
- Show de Encerramento: Jorge & Mateus
Fique atento à Agência de Notícias do Acre e às redes sociais oficiais do governo do Acre para mais informações.
Comentários
Extra
Homem é condenado a mais de 16 anos de cadeia por tentativa de feminicídio em Epitaciolândia
Crime cometido na presença do filho teve consequências extremamente graves e devastadoras
A Vara Única de Epitaciolândia realizou júri popular para o julgamento de uma tentativa de feminicídio. O réu foi condenado a 16 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado, bem como a obrigação de pagar indenização à vítima no valor de R$ 7.590,00.
O réu possuía maus antecedentes criminais e confessou o crime. A vítima sobreviveu, após os dois golpes de faca no pescoço e lesões no rosto e braço. No entanto, os danos resultaram em incapacidade laborativa total. A vítima já apresentava quadro depressivo anterior aos fatos e fazia uso de medicação controlada para dormir. Em razão disso, seu estado mental restou drasticamente agravado após a agressão.
Segundo as informações do processo, o homem faz uso de substâncias entorpecentes. Nesse dia, ele inclusive teria subtraído dinheiro da vítima, durante a madrugada, para aquisição de drogas. O fato de ter praticado o delito sob influência de substâncias entorpecentes fez a culpabilidade ser valorada negativamente, com reprovabilidade acentuada.
Os jurados decidiram que o crime teve como qualificadoras o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e ter sido cometido na presença do filho. No depoimento consta, inclusive, que a mãe gritou pelo filho, que golpeou o padrasto, impedindo a consumação do feminicídio. Ele fugiu e ela pôde ser socorrida e encaminhada para atendimento médico.
“As circunstâncias do crime revelam-se extremamente graves, haja vista ter sido cometido em ambiente doméstico, especificamente no banheiro da residência, local que deveria representar segurança e intimidade para a vítima, mas que se converteu em um cenário de violência brutal. A escolha deste ambiente restrito demonstra particular perversidade, pois impediu qualquer tentativa de fuga por parte da ofendida, que se viu encurralada pelo agressor”, definiu a juíza Joelma Nogueira.
Da decisão cabe recurso.
(Processo n.° 0000621-78.2023.8.01.0004)
Você precisa fazer login para comentar.