fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Bocalom diz que vai acabar com filas em unidades de saúde e reabrir escolas em 2021 na Capital

Publicado

em

Por Alcinete Gadelha

O prefeito eleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), disse que à frente da prefeitura a partir de 2021 vai trabalhar para garantir a produção rural e que vai acabar com filas nas unidades de saúde do município. Além disso, ele afirmou que as aulas presenciais vão ser retomadas em 2021.

Bocalom caminhou pelo Centro da cidade, na manhã desta segunda-feira (30), para agradecer os votos recebidos e, entrevista à Rede Amazônica Acre, ele disse que os 63% de votos recebidos significam mais responsabilidade no trabalho.

“Os postos de saúde, vamos acabar com as filas em pouco tempo, vamos ter medicamento também, todos os medicamentos que nossos pacientes precisarem, porque isso é importante, saúde é muito importante, a vida é muito importante. Agora, não adianta só ficar na televisão falando e não fazer na prática. Nós vamos fazer na prática”, garantiu.

Além disso, Bocalom afirmou que logo que assumir, vai realizar reuniões com o Ministério Público, com o Comitê da Covid-19 e com o governo do estado para discutir a reabertura das escolas.

____________________

“Sou da opinião baseada no artigo científico de pediatras de São Paulo de que a gente retorne às aulas. Por isso, falei durante a campanha, não nego o que falei, e vou continuar pensando assim. Agora, evidentemente, o pai não é obrigado a mandar a criança para a escola. Se ele não quiser mandar aí é coisa de cada um, mas, vamos reabrir as escolas. Isso é fundamental.

Disse mais, Não dá para as crianças ficarem perdendo tanto tempo, assim como nossos comerciantes perderam suas empresas, porque não puderam trabalhar. Agora, quando passar tudo isso, a fome vai aumentar e a fome mata mais que a Covid”, defendeu.

__________________________

– Produzir para empregar’

Com a defesa do projeto produzir para empregar, uma de suas promessas de campanha, o prefeito eleito disse que vai trabalhar para fortalecer o campo.

“O nosso projeto continua o mesmo, que é o produzir para empregar. Juntamente com o governo do estado, a gente vai fortalecer o campo porque é de lá que a riqueza vem para a cidade. Para que isso aconteça, primeiro nós temos que pensar em recuperação de ramais, segundo assistência técnica, terceiro garantia da produção. Depois, evidentemente, que se produzindo arroz teremos indústria para arroz. Se produzirmos feijão, teremos indústria para o feijão. Se produzir milho, vai ter indústria para milho. A geração de emprego e renda sempre fez parte do nosso grande projeto”, pontuou.

Entre as promessas de Bocalom, um dia depois de se eleger, também está a revitalização do calçadão. Além disso, ele disse que ainda não tem certeza de como será no dia 1º de janeiro e ressaltou novamente a ação de agentes comunitários de saúde nas casas dos moradores na atuação contra o novo coronavírus.

“A gente ainda não sabe o que vai acontecer dia 1º de janeiro, mas quero dizer o seguinte, que nós vamos mudar o modelo que foi tratado a pandemia, nós precisamos que os nossos agentes comunitários de saúde saiam dos postos de saúde para irem à casa das pessoas. A pessoa sentiu algum problema e pode ser a Covid, vamos tratar enquanto é cedo. E não deixar a Covid pegar no pulmão e depois não ter mais jeito. Então, é por aí”, concluiu.

Prefeito eleito

Tião Bocalom foi eleito nesse domingo (29) prefeito de Rio Branco, capital do Acre. Ele derrotou nas urnas Socorro Neri, candidata a reeleição pelo PSB, com quem disputou o segundo turno das eleições. Bocalom foi eleito com 62,93% de votos.

Será o primeiro mandato de Bocalom como prefeito na capital acreana e a vice dele é Marfisa Galvão (PP).

Com 100% das urnas apuradas, Bocalom somou 104.746 votos, ou 62,93% dos válidos, derrotando a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), que tinha 61.702 votos (37,07%).

Perfil

Tião Bocalom, candidato do PP, nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos. Aos 67 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR). Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política.

Comentários

Continue lendo

Flash

Semana Evangélica marca início da programação de aniversário de Assis Brasil

Publicado

em

1º de maio, além do Dia do Trabalhador, em Assis Brasil a data marca o início das festividades alusivas ao 48º aniversário de emancipação política e autonomia administrativa da cidade de Assis Brasil. A quarta-feira será marcada pelo início da Semana Evangélica, que este ano foi antecipada para o mês de aniversário da cidade.

As atividades começam nas primeiras horas, com a realização de um torneio de futsal entre as igrejas evangélicas. Já estão inscritas na competição 17 equipes que participarão do torneio que acontecerá no ginásio de esportes da cidade.

Às 19h do mesmo dia a prefeitura e a Associação de Pastores promoverão a 3ª Cruzada Evangelistica Assis Brasil é de Jesus. O evento vai acontecer na praça Soldado Marinho, no centro da cidade, e vai contar com a participação de cantores locais e ministração da palavra de Deus.

Já na sexta-feira, dia 3, os organizadores da Semana Evangélica realizarão o 2º Festival da Canção Gospel, evento que pretende promover os talentos musicais e revelar novos artistas evangélicos. O concurso vai ser realizado no palco da praça Soldado Marinho, a partir das 19h.

Para encerrar a Semana Evangélica, a prefeitura e a Associação de Pastores realizarão a 3ª Marcha Pra Jesus e logo após o show nacional com o cantor Juliano Son.

“Estamos em festa pelo aniversário de nossa cidade. Vamos iniciar o mês com a Semana Evangélica, orando por nosso município e pelo nosso povo. Convidamos a todos para prestigiarem as atividades que já iniciam nesta quarta-feira, dia 1º de maio”, comentou o prefeito Jerry Correia.

Comentários

Continue lendo

Flash

“Por mim está definido e não há o que discutir”, diz Gladson sobre chapa com Bocalom e Alysson

Publicado

em

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Foto: Assessoria arquivo

Everton Damasceno, ContilNet

“Eu soube que ela é candidata pela imprensa”, disse o governador Gladson Cameli sobre a decisão da deputada federal Socorro Neri de colocar seu nome à disposição do Progressistas para disputar a Prefeitura de Rio Branco, depois que foi anunciada a aliança entre Alysson Bestene e Bocalom para 2024.

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Deputada Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson, e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson. Foto: arquivo

“Eu soube que a Socorro será candidata pela imprensa. Conversei com ela ano passado e a consultei sobre a possibilidade de ser candidata, me disse várias vezes que não. Como, agora, na altura do campeonato, me vem com esse discurso?”, questionou o governador, que comanda a executiva estadual do partido.

Questionado sobre a oficialização da chapa com Bocalom e Alysson, respondeu: “Por mim, está fechado e definido. Não há o que discutir”.

“Fui a Brasília, discuti e dialoguei com quem era necessário e sempre deixei claro que qualquer decisão seria tomada de forma coletiva. Não é justo que essa novela se apresente dessa forma, nesse momento. Já disse que por mim está definido. É isso”, continuou.

___________________________

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa.

___________________________

“Pois esse é o momento de a executiva municipal convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Não quero parecer ditador ou autoritário – e não é esse meu interesse. A competência de fazer esse anúncio é da executiva municipal. A democracia e o diálogo devem permanecer, sempre”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Presidente Gonzaga recebe visita do embaixador da IMBRICS+ Peru para estreitar relações comerciais entre os dois países

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gobzaga, recebeu nesta terça-feira (30) em seu gabinete a visita do embaixador da IMBRICS+ no Peru, Walter Heredía Martínez, para tratar sobre as relacões comerciais entre o Acre e o país da América do Sul.

A IMBRICS+ é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento. Walter Heredía veio ao Acre para tratar pessoalmente com o presidente da Aleac e representantes do governo do Estado estratégias de cooperação comercial entre o estado e os países vizinhos.

O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da reunião para consolidadar as parcerias comerciais entre o Acre e o Peru.

“Quero agradecer a visita do embaixador Walter e a reunião serviu para concretizarmos esse comércio bilateral entre Brasil e Peru. Precisamos firmar compromissos tanto do governo Acre como o peruano. Com isso vamos resolver os gargalos que ainda atrapalham esse comércio. Existem gargalos na malha aérea e nas alfândegas e precisamos resolver isso”, disse Gonzaga.

Gonzaga afirmou ainda que o embaixador peruano vai se reunir ainda hoje com representantes do governo do Acre para definir estratégias de execução dos compromissos firmados durante reunião na Aleac.

“O papel da Aleac foi fazer essa ponte entre os governos do Acre e peruano. Hoje ainda terá uma reunião com os secretários de Estado do Planejamento, Fazenda e Casa Civil para os dois governos assumirem esses compromissos que visa o fortalecimento da economia acreana”, concluiu.

O embaixador Walter agradeceu ao presidente Gonzaga por ter intermediado a reunião entre o governo peruano, Aleac e secretarias de Estado e afirmou que o Acre e Peru tem interesses em comum em uma aproximação comercial.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga por ter intermediador essa importante reunião com representantes do governo acreano. Tanto o Acre como essa região do Peru temos muitos produtos que nos permitem trabalhar de maneira conjunta. Tratamos de assuntos que vão nos ajudar a destravar o intercâmbio comercial entre os dois países e impulsionar o turismo nessas regiões. O Acre é uma importante rota comercial e o Peru tem grande interesse em comprar produtos acreanos, disse o embaixador.

Participaram também da reunião o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, o sócio da Dom Porquito, Paulo Santoyo, representando os empresários acreanos, além de representantes de outras secretarias do Estado.

Comentários

Continue lendo