Flash
Bocalom diz que vai acabar com filas em unidades de saúde e reabrir escolas em 2021 na Capital
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, prefeito eleito de Rio Branco falou sobre planos para a produção, melhorias na saúde e educação da capital.

Por Alcinete Gadelha
O prefeito eleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), disse que à frente da prefeitura a partir de 2021 vai trabalhar para garantir a produção rural e que vai acabar com filas nas unidades de saúde do município. Além disso, ele afirmou que as aulas presenciais vão ser retomadas em 2021.
Bocalom caminhou pelo Centro da cidade, na manhã desta segunda-feira (30), para agradecer os votos recebidos e, entrevista à Rede Amazônica Acre, ele disse que os 63% de votos recebidos significam mais responsabilidade no trabalho.
“Os postos de saúde, vamos acabar com as filas em pouco tempo, vamos ter medicamento também, todos os medicamentos que nossos pacientes precisarem, porque isso é importante, saúde é muito importante, a vida é muito importante. Agora, não adianta só ficar na televisão falando e não fazer na prática. Nós vamos fazer na prática”, garantiu.
Além disso, Bocalom afirmou que logo que assumir, vai realizar reuniões com o Ministério Público, com o Comitê da Covid-19 e com o governo do estado para discutir a reabertura das escolas.
____________________
“Sou da opinião baseada no artigo científico de pediatras de São Paulo de que a gente retorne às aulas. Por isso, falei durante a campanha, não nego o que falei, e vou continuar pensando assim. Agora, evidentemente, o pai não é obrigado a mandar a criança para a escola. Se ele não quiser mandar aí é coisa de cada um, mas, vamos reabrir as escolas. Isso é fundamental“.
Disse mais, “Não dá para as crianças ficarem perdendo tanto tempo, assim como nossos comerciantes perderam suas empresas, porque não puderam trabalhar. Agora, quando passar tudo isso, a fome vai aumentar e a fome mata mais que a Covid”, defendeu.
__________________________
– Produzir para empregar’
Com a defesa do projeto produzir para empregar, uma de suas promessas de campanha, o prefeito eleito disse que vai trabalhar para fortalecer o campo.
“O nosso projeto continua o mesmo, que é o produzir para empregar. Juntamente com o governo do estado, a gente vai fortalecer o campo porque é de lá que a riqueza vem para a cidade. Para que isso aconteça, primeiro nós temos que pensar em recuperação de ramais, segundo assistência técnica, terceiro garantia da produção. Depois, evidentemente, que se produzindo arroz teremos indústria para arroz. Se produzirmos feijão, teremos indústria para o feijão. Se produzir milho, vai ter indústria para milho. A geração de emprego e renda sempre fez parte do nosso grande projeto”, pontuou.
Entre as promessas de Bocalom, um dia depois de se eleger, também está a revitalização do calçadão. Além disso, ele disse que ainda não tem certeza de como será no dia 1º de janeiro e ressaltou novamente a ação de agentes comunitários de saúde nas casas dos moradores na atuação contra o novo coronavírus.
“A gente ainda não sabe o que vai acontecer dia 1º de janeiro, mas quero dizer o seguinte, que nós vamos mudar o modelo que foi tratado a pandemia, nós precisamos que os nossos agentes comunitários de saúde saiam dos postos de saúde para irem à casa das pessoas. A pessoa sentiu algum problema e pode ser a Covid, vamos tratar enquanto é cedo. E não deixar a Covid pegar no pulmão e depois não ter mais jeito. Então, é por aí”, concluiu.
Prefeito eleito
Tião Bocalom foi eleito nesse domingo (29) prefeito de Rio Branco, capital do Acre. Ele derrotou nas urnas Socorro Neri, candidata a reeleição pelo PSB, com quem disputou o segundo turno das eleições. Bocalom foi eleito com 62,93% de votos.
Será o primeiro mandato de Bocalom como prefeito na capital acreana e a vice dele é Marfisa Galvão (PP).
Com 100% das urnas apuradas, Bocalom somou 104.746 votos, ou 62,93% dos válidos, derrotando a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), que tinha 61.702 votos (37,07%).
Perfil
Tião Bocalom, candidato do PP, nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos. Aos 67 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR). Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política.
Comentários
Flash
Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia
Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.
De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.
As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco
Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.
De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.
Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.
Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Vídeo: Polícia encontra carro de colunista social encontrado morto em Rio Branco; polícia suspeita de latrocínio
Corpo de Moisés Alencastro foi localizado no bairro Morada do Sol, em Rio Branco; veículo da vítima foi abandonado na estrada do Quixadá

Veículo de Moisés Alencastro foi localizado abandonado na estrada do Quixadá; corpo havia sido achado horas antes em apartamento no Morada do Sol.
O colunista social e servidor do Ministério Público do Acre, Moisés Alencastro, foi encontrado morto dentro do apartamento onde morava, no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (22). O corpo apresentava sinais de violência e estava ensanguentado. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio — roubo seguido de morte —, já que o criminoso fugiu com o carro e o celular da vítima.
O veículo de Alencastro foi localizado abandonado na estrada do Quixadá, região do bairro São Francisco. De acordo com os peritos, o crime pode ter ocorrido no domingo (21), devido ao estado de decomposição do corpo.
De acordo com informações, Moisés apresentava quatro perfurações provocadas por faca, sendo lesões no abdômen, na região das costelas e um corte no pescoço. O corpo já estava em rigidez cadavérica, indicando que a morte teria ocorrido há pelo menos 20 horas, possivelmente na noite do último domingo, 21.
A polícia não descarta outras linhas de investigação, mas a tese do latrocínio segue como principal. Equipes da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) devem colher imagens de câmeras de segurança da região e ouvir testemunhas para reconstituir os últimos momentos da vítima.
Moisés Alencastro era conhecido na cena social e cultural da capital acreana e atuava como servidor do MP-AC. O caso gerou comoção e segue em apuração.

A polícia não descarta outras linhas de investigação, mas a suspeita de latrocínio é a principal neste momento, já que o criminoso que cometeu o crime fugiu com o carro e celular da vítima.


































Você precisa fazer login para comentar.