Conecte-se conosco

Brasil

Banco da Amazônia e SEBRAE apoiando Micro e Pequenas Empresas

Publicado

em

62% do fomento ao crédito no Acre foram realizados pelo Banco da Amazônia (Foto: Raylanderson Frota / Assessoria Banco da Amazônia)

62% do fomento ao crédito no Acre foram realizados pelo Banco da Amazônia (Foto: Raylanderson Frota / Assessoria Banco da Amazônia)

Raylanderson Frota

O Banco da Amazônia vem desenvolvendo ações no sentido de intensificar seu apoio às microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedor individual. Dentre as quais se destacam a parceria e participação do SEBRAE/Acre. Essa parceria, com quem se mantém o convênio de cooperação geral, visando desenvolver ações voltadas à ampliação do atendimento e à melhoria do acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas que atuam no Estado.

A parceria que o SEBRAE e Banco da Amazônia vêm desenvolvendo, já passou por diversos municípios acreanos, realizando Seminários de Orientação e Acesso a Serviços Financeiros.

Na noite da ultima terça-feira, 27, foi à vez da capital, Rio Branco, receber este Seminário, promovendo uma atualização e direcionamento para os donos de Micro Empresa, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais, totalizando a participação de 123 empresários que desejam prospectar novos negócios, ampliando as aplicações de fomento no Estado e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento da economia do Acre de forma igualitária.

“O objetivo deste evento é levar informações para os empresários, para isso buscamos a parceria com o SEBRAE/AC, por ser um órgão que possui uma liderança na questão de gestão e treinamento, orientando os empreendedores na melhor forma de administrar sua empresa. E nós do Banco da Amazônia temos uma liderança na questão de fomento ao crédito em toda a região norte, e no Estado do Acre, 62% dos créditos de fomento foi realizado pelo Banco da Amazônia”, explicou José Roberto, Superintendente Regional do Banco da Amazônia.

Para Patrícia Pontes, a realização deste seminário em Rio Branco, é muito importante em tempos de crise igual a essa que o país enfrenta é através de palestras, seminários e orientações que estes órgãos e instituições realizam que surgem as grandes idéias e soluções para que possam ser aplicadas dentro das empresas e se sobre sair da crise com vitoria.

“O principal motivo que me fez procurar participar deste seminário, foi absorve conhecimento e poder conhecer de perto as propostas e linhas de créditos que o Banco da Amazônia proporciona para os clientes, através do desenvolvimento de projetos, investimentos e analises de créditos que são desenvolvidos nas agências”, relatou Patrícia Pontes, Microempresária.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Após 4 anos, Justiça do Rio condena réus no caso de girafas importadas

Publicado

em

Girafas BioParque

A Justiça Federal do Rio de Janeiro julgou, após quatro anos, a ação penal que apura irregularidades na importação de 18 girafas da África do Sul destinadas ao BioParque do Rio e ao Hotel Safari Portobello, em Mangaratiba.

O caso ganhou repercussão nacional a partir de 2022, por envolver denúncias de maus-tratos, possível contrabando de animais silvestres e uso de informações falsas no licenciamento ambiental. Algumas delas chegaram à morte ao longo do tempo em que ficaram confinadas.


Entenda o caso

  • A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi recebida pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio e apontou que os animais teriam sido importados irregularmente, com base em documentos ideologicamente falsos e sob a justificativa de um suposto projeto conservacionista que, segundo a acusação, encobriria finalidade comercial.
  • A investigação se baseou em elementos de inquérito policial e civil que analisaram desde a chegada das girafas ao Brasil, em novembro de 2021, até o período de quarentena no resort Portobello Safari.
  • De acordo com o MPF, os maus-tratos teriam ocorrido desde o desembarque dos animais no Aeroporto do Galeão até pelo menos maio de 2022, período em que permaneceram confinados em recintos considerados inadequados.
  • Laudos periciais apontaram que as girafas ficaram por meses em espaços reduzidos durante a ambientação, em condições que teriam causado sofrimento intenso e estresse, culminando na morte de três exemplares poucos dias após uma fuga do confinamento e posterior recaptura.
  • A acusação também destacou atraso na comunicação dos óbitos às autoridades ambientais, o que teria dificultado a identificação dos animais mortos e a apuração das circunstâncias das mortes, além de comprometer a fiscalização por parte dos órgãos públicos.

Sentença e responsabilizações

Na decisão, a Justiça analisou as responsabilidades administrativas e técnicas dos envolvidos, incluindo gestores do zoológico e servidores ligados ao licenciamento ambiental.

O processo discutiu a existência de contrabando de fauna exótica, destinação comercial proibida pela legislação ambiental e a veracidade de documentos técnicos que subsidiaram as licenças de importação.

Já Manoel Browne de Paula, diretor de operações, recebeu pena total de 5 anos, 4 meses e 15 dias, também em regime aberto, pelos crimes de contrabando, maus-tratos e falsidade ideológica ambiental.

Hélio Bustamante Pereira de Sá, analista ambiental, foi condenado com base no artigo 69-A da Lei de Crimes Ambientais, com pena de 1 ano de detenção, substituída por restritiva de direitos.

Por outro lado, Priscila Diniz Barros de Almeida foi absolvida das acusações relacionadas à suposta inserção de informações falsas em parecer técnico.

Segundo a sentença, os réus não possuem antecedentes criminais relevantes além dos fatos relacionados ao processo.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Menino de 2 anos andou 1 km sozinho após mãe sair para arrumar ventilador

Publicado

em

Abrigo Casa Reencontro, em Teresina

O menino de 2 anos que foi encontrado sozinho, usando apenas uma fralda, em Teresina, andou por cerca de 1 km até ser encontrado por moradores da região. A criança foi para rua, na madrugada desse domingo (22/2), após a mãe sair para consertar um ventilador e deixar a porta de casa aberta.

Um grupo de jovens encontrou a criança sozinha na rua por volta das 3h da madrugada, em uma avenida do bairro Torquato Neto. Eles ligaram para a Polícia Militar, que acionou o Conselho Tutelar de Teresina.

O menino foi levado para o abrigo Casa Reencontro e ficou no local até a família dele ser encontrada, ainda no domingo.

De acordo com o conselheiro Carlos Alberto, a mãe disse que estava dormindo junto com o filho, quando o ventilador da casa parou de funcionar no meio da noite. Ela explicou que foi na casa de um vizinho pedir ajuda para consertar o eletrodoméstico, deixou a porta aberta e, neste momento, a criança teria saído.

“O risco que essa criança passou poderia ser fatal. Graças a Deus, quando falta a família, a sociedade e o Estado aparecem para garantir os direitos violados. Nós conselheiros tutelares atendemos a qualquer hora do dia ou da noite para garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse o conselheiro de Teresina

A mãe disse ainda que o filho não tinha costume de sair de casa, por isso acha estranho o fato da criança “fugir”. O conselheiro Carlos Alberto disse que a mulher recebeu advertência e o órgão comunicou o ocorrido ao Ministério Público.

“O Conselho comunicou o MP, que decidirá se abrirá ou não um inquérito policial para apurar o caso. O certo é que a criança correu risco de vida por negligência do cuidado da mãe”, informou, em nota.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Irmãos são achados após 60h desaparecidos em trilha famosa no Brasil

Publicado

em

Imagem colorida, Irmãos que sumiram em trilha no Pico da Bandeira são encontrados vivos - Metrópoles

Os irmãos que estavam desaparecidos na Trilha do Pico da Bandeira, na região do Caparó, divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, foram encontrados vivos no início da tarde desta quarta-feira (25/2). Eles foram achados após 60 horas.

A trilha é uma das mais famosas e icônicas do montanhismo brasileiro. O pico tem 2.892 metros e é o terceiro ponto mais alto do país.

A informação foi confirmada pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e familiares que acompanharam as buscas desde a madrgada de segunda-feira (23/2) — dia em que ambos desapareceram após iniciarem a trilha.

Imagem colorida, irmãos peixotos e bombeiros do ES - Metrópoles

Jonatan Peixoto Ribeiro, de 24 anos, e Juliana Peixoto Ribeiro, de 27, foram localizados no distrito de Santa Marta, em Ibitirama, no Sul do Espírito Santo.


Entenda sumiço dos irmãos

  • Jonatan e Juliana faziam parte de um grupo de quatro irmãos que saiu de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, com o objetivo de subir o Pico da Bandeira.
  • As motocicletas foram deixadas na entrada do Parque Nacional de Caparaó, em Dores do Rio Preto.
  • No percurso entre a portaria e o acampamento Casa Queimada, dois dos irmãos desistiram da subida por causa do cansaço.
  • Jonatan decidiu continuar a trilha durante a madrugada, enquanto Juliana optou por acompanhá-lo para que ele não fosse sozinho.
  • Eles foram vistos pela última vez por volta das 2h de segunda-feira, quando saíram do acampamento.

Os irmãos estão bem e, por volta das 13h, foram levados até a entrada do parque para se encontrarem com a família.

As buscas contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atuou pelo lado mineiro do parque, além de voluntários locais e servidores do ICMBio.

Jonatan trabalha em uma distribuidora de bebidas em Aracruz, e Juliana é sócia de um aplicativo de entregas em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. O local onde eles se perderam é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com aproximadamente 2.892 metros de altitude.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo