Geral
Bancários manifestam contra demissões em Rio Branco

FOTO: SÉRGIO VALE
Saimo Martins
O diretor sindical do Sindicato dos Bancários e ex-deputado Neném Almeida reuniu trabalhadores para um protesto contra as demissões de funcionários nas agências bancárias do Acre. O protesto ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), em frente ao Banco Bradesco, no centro da capital.
Segundo Almeida, a mobilização foi motivada pela demissão de três funcionários do Bradesco na última semana. “Hoje estamos aqui fechando o Bradesco e protestando porque o banco é o que mais lucra no país. É inadmissível que, na semana passada, eles tenham demitido três funcionários de uma única agência. Estão forçando a população a operar o banco através de celulares, demitindo as pessoas que ajudam os clientes”, afirmou.
Dados nacionais mostram que, entre 2012 e 2022, a categoria bancária sofreu uma redução de 79,5 mil postos de trabalho (-16%). O levantamento é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que aponta também que, nos doze meses encerrados em abril de 2024, os bancos fecharam 3.325 postos de trabalho.
O sindicalista destacou que o banco visa apenas o lucro, enquanto as filas nas agências aumentam. “Para você ter uma ideia, o banco cresce 25% ao ano. A cada quatro anos, o banco cresce o equivalente a um novo banco. Quem paga por isso são os trabalhadores e a população, que fica com atendimento prejudicado. É por isso que você vê filas quilométricas, principalmente de idosos, na frente do Bradesco. Estamos reivindicando que o Bradesco pare de demitir funcionários injustamente. Na semana passada, fechamos o Itaú o dia todo, e estamos realizando ações em todo o país. Aqui no Acre, o sindicato sempre foi muito atuante e continuaremos assim”, explicou.
Almeida também avisou que, se houver mais demissões, haverá paralisação dos serviços bancários. “Hoje é só um sinal de protesto, por três horas. Após isso, vamos reabrir. Mas, se o banco continuar demitindo, vamos fechar por um dia. Se necessário, fecharemos por dois ou três dias, e, se precisar, faremos uma greve aqui no Acre e em todo o país contra qualquer banco que esteja demitindo”, concluiu.
Comentários
Geral
Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Reprodução/NSC Total
Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.
Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.


Você precisa fazer login para comentar.