Extra
Bancada federal do Acre se reúne com prefeitos na Amac para discutir emendas
Os senadores do Acre; Alan Rick (União), Márcio Bittar (União) e Sérgio Petecão (PSD), juntamente com os deputados federais; Coronel Ulysses (União Brasil), Zezinho Barbary (Progressistas) e Socorro Neri (Progressistas), se reuniram com mais de 10 prefeitos e secretários na tarde desta sexta-feira, dia 5.
Pautas como a BR 364, voos, preços de passagens, aterros sanitários e segurança na área de fronteira, foram os principais pontos debatidos no encontro, além das emendas que serão destinadas para os municípios.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre – AC, Tião Bocalom, fez a abertura desejando boas vindas aos representantes da bancada em Brasília (DF), juntamente com os prefeitos e representantes municipais.
“Esperamos que essa aproximação com a bancada nos traga resultados positivos e dessa forma, irão estar ajudando no desenvolvimento dos municípios”, comentou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
Somados aos R$ 284,8 milhões em emenda de bancada, que os parlamentares indicam coletivamente, são R$ 718,6 milhões em recursos injetados, anualmente, nas gestões do estado e dos municípios.
Na parte da manhã, a bancada esteve reunida na Secretaria de Planejamento – Seplan, também para a apresentação dos recursos que serão investidos no Estados através de convênios e contratos de repasses.
O principal objetivo dos encontros com os gestores é alinhar as indicações das emedas parlamentares com os projetos e demandas.
Cada parlamentar, terão emendas impositivas para serem apresentados somando no total, 718.799,225. Sendo pouco mais de 59 milhões para cada senador (3 cada) e pouco mais de 32 milhões por deputado federal (8 cada).
Veja vídeos com o Senador Alan Rick e deputada federal Socorro Neri, juntamente com o prefeitos Fernanda Hassem, Sérgio Lopes e Jerry Correia.
Comentários
Extra
Gestão municipal de Rio Branco é destaque e recebe troféu Impacto na Educação durante evento da Mind Lab em São Paulo
A educação é uma prática social, política e cultural que vai além do ambiente escolar, envolvendo a formação integral do indivíduo e a transformação da sociedade. Ela é um direito fundamental e um processo contínuo de aprendizagem que ocorre em diversos espaços e contextos.
É com esse pensamento que a gestão municipal de Rio Branco tem inovado e revolucionado a forma de fazer educação e uma das ferramentas para isso é o programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, que se refere à capacidade de pensar de forma criativa, original e com soluções novas para problemas.
Como forma de reconhecer o impacto de quem transforma a educação pública no Brasil, foi realizado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, o evento Mind Lab – Acreditadores, onde a rede municipal de Rio Branco foi reconhecida por diversas iniciativas que promovem o desenvolvimento da educação no município, entre elas a aplicação do Programa MenteInovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais por meio de jogos de raciocínio, mediação pedagógica e formação continuada de educadores.
“Nós estamos muito felizes por termos sido classificados em segundo lugar no IDEB, em nível nacional, e isso graças a todo o trabalho que nossa equipe vem fazendo. A interação entre família e escola e, principalmente, por causa do Mind Lab, que é exatamente o programa que trouxe para a gente essa interação entre família e escola. Como professor de matemática, eu sempre soube que nunca tínhamos mais de 30% dos alunos que gostavam de matemática. Neste momento, chegamos na sala de aula e perguntamos: quem gosta de matemática? Incrível, mas quase 100% das crianças respondem da mesma forma. Isso para mim é fundamental como professor de matemática, que viveu por mais de 30 anos dentro da sala de aula”, afirmou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
A iniciativa marca o início de um novo ciclo da Mind Lab, que reafirma seu compromisso com a construção de soluções de impacto social por meio de parcerias público-privadas e programas educacionais que transformam realidades. Mais do que apresentar resultados, a Mind Lab quer dar voz a quem vive, na prática, a transformação da educação pública. Por isso, o evento homenageou redes municipais que se destacaram pela gestão educacional inovadora e pelos avanços alcançados com a implementação dos programas da Mind Lab.
“A gente percebe que os alunos, através dessa ferramenta da MenteInovadora, desenvolvendo o raciocínio lógico, passaram a ter um gosto maior pela matemática, tanto que nosso resultado foi excelente no IDEB de 2023, ano em que iniciamos todo o processo de aplicação dessa ferramenta, da MenteInovadora, Mind Lab. Percebemos que eles passaram a gostar muito mais da matemática, através dos jogos, interagindo, inclusive, com as famílias. Vimos também, através das famílias, que a parte socioemocional, com as famílias indo à escola e interagindo com seus filhos por meio dos jogos, envolveu de forma socioemocional toda essa família”, explicou Alysson Bestene, secretário municipal de Educação.
A premiação celebra não apenas os resultados alcançados, mas também o impacto cotidiano vivenciado por professores, alunos e famílias.
Comentários
Extra
Trabalhador morre ao cair de árvore enquanto trabalhava na zona rural de Rio Branco
Carlos Souza, de 55 anos, foi atingido por galho e caiu de aproximadamente 20 metros; ele morreu antes da chegada do socorro
O trabalhador rural Carlos Souza da Silva, de 55 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (31) após cair de uma árvore enquanto realizava a derrubada de galhos no Ramal do Medeiros, no km 11 da Rodovia AC-10 (Estrada de Porto Acre), zona rural de Rio Branco.
De acordo com informações da esposa da vítima, o casal, residente na área urbana da capital, estava há três dias no local, onde Carlos havia sido contratado para executar o corte de árvores. Durante o serviço, ao cortar um dos galhos, ele foi atingido e caiu de uma altura de cerca de 20 metros. A motosserra que utilizava ficou presa no topo da árvore por uma corda.
Na queda, Carlos bateu a cabeça em um dos galhos que já havia cortado, sofrendo ferimentos graves na região do rosto, o que o deixou parcialmente desfigurado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por familiares e enviou uma ambulância de suporte básico, seguida por uma unidade avançada, mas os socorristas constataram o óbito ao chegarem.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia técnica. Após os procedimentos, o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A Polícia Civil investigará as circunstâncias do acidente.
Comentários
Extra
Polícia Civil representa pela prisão de homem suspeito de estuprar a própria neta em Porto Acre
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Porto Acre, demonstrou mais uma vez seu compromisso no combate aos crimes de violência sexual ao representar pela prisão preventiva de F. dos Santos, suspeito de estuprar a própria neta, uma menina de apenas 9 anos.
A ação é resultado de uma investigação rápida e minuciosa conduzida pelo delegado Judson Barros, que reuniu provas, ouviram testemunhas e buscaram garantir a responsabilização do suspeito diante da gravidade dos fatos.
De acordo com Barros, responsável pelo caso, o pedido de prisão preventiva foi fundamentado na necessidade de proteger a vítima, preservar a ordem pública e impedir qualquer tipo de influência ou intimidação que pudesse comprometer as investigações.
“O nosso dever é proteger os mais vulneráveis e agir com firmeza diante de qualquer violência, especialmente quando há envolvimento de familiares que deveriam zelar pela integridade da vítima”, destacou o delegado Judson Barros.
Você precisa fazer login para comentar.