Conecte-se conosco

Extra

Avenidas principais de Brasiléia seguem em estado crítico, e moradores cobram ações do DNIT

Publicado

em

Avenidas Rui Lino e Dr. Manoel Marinho Monte estão tomadas por buracos, afetando economia, mobilidade e segurança na região

Avenida José Rui Lino, localizada na cidade de Brasiléia.

As principais avenidas de Brasiléia, cidade localizada no interior do Acre, permanecem em situação precária devido à falta de investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A Avenida Rui Lino e a Avenida Dr. Manoel Marinho Monte, que são de competência federal, estão repletas de buracos, causando transtornos aos moradores, comerciantes e motoristas.

A Avenida Dr. Manoel Marinho Monte, a mais importante da cidade, conecta o centro comercial à região de fronteira com a Bolívia e BR 317 (Estrada do Pacífico), servindo como eixo econômico da região. Apesar de sua relevância, a via está degradada, com buracos de diferentes tamanhos e profundidades ao longo de toda a sua extensão, desde a ponte metálica até o Hospital Regional do Alto Acre.

Foto da Avenida José Rui Lino – Brasiléia/Acre

Apesar da sua importância para a economia na fronteira, as avenidas Rui Lino e Manoel Marinho Montes não tem recebido a atenção devida do governo federal (DNIT). Em razão disso, a quantidade de buracos aumenta a cada dia em toda a extensão da avenida que tem o maior centro comercial do Município. Os buracos têm formatos, tamanhos e profundidades diferentes e estão espalhados desde a ponte metálica até o hospital regional do alto acre.

A comunidade está indignada com a situação e cobra providências por parte dos responsáveis. O taxista Francisco Barbosa disse que os moradores esperam há muito tempo pela recuperação da avenida, obra que foi prometida pelo (DNIT), mas já estão perdendo a paciência.

O taxista disse ainda que os passageiros reclamam muito e falam mal conservação e manutenção da BR 317 que corta a cidade de Brasiléia. “A situação está péssima em toda sua extensão, principalmente na avenida Dr. Manoel Marinho Monte, que é o coração da cidade”, declarou Barbosa. Ele acrescenta que é ruim para o carro e uma “corrida” no valor de quinze a trinta reais não compensa mais fazer.

Clodomir Matos, de 39 anos, é dono de um comércio na avenida e, segundo ele, os clientes sentem muita dificuldade para estacionar no local. “Afeta a todos, a clientela reclama que não pode passar e nem estacionar, então, é um problema para todos nós”, afirmou.

Fotos da Av. Doutor Manoel Marinho Monte – Brasiléia/Acre

Moradores e comerciantes reclamam de buracos

O comerciante disse ainda que a maior preocupação são as chuvas na região que se tornam frequentes nessa época do ano. Ele falou que os buracos enchem de água e os condutores não podem ver a profundidade e correm riscos de acidentes.

“Ninguém vê e acaba jogando o carro aí e batendo a suspensão, se for de moto então é pior ainda, perigoso cair e morrer”, finalizou.

Veja vídeo:

Em junho de 2018 a avenida foi entregue aos moradores de Brasiléia

Em março de 2013 atendendo ao pedido do ex-prefeito, Everaldo Gomes. O supervisor na época do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transito – DNIT chegou a Brasiléia para verificar a real situação das Avenidas Manoel Marinho Monte e Rui Lino que estavam tomadas pelos buracos como se encontro neste começo de 2025.

Durante a visita do prefeito fez questão de levar o supervisor do Dnit para conhecer os pontos críticos e que estava gerando problemas como hoje aos condutores de carros e carretas, assim como para a própria população que não consegue mais viver com a poeira e mal conservação das duas principais avenida de Brasiléia.

A Avenida Rui Lino, como também a Manoel Marinho Monte contem diversos comércios, que são prejudicados com a poeira, buracos e com a lama que é formada nos dias de chuva impedindo que os clientes possam chegar com tranquilidade até a rede comercial da região.

Os trechos das duas principais avenidas de Brasiléia começavam a ser recapeadas em 2013. Com a supervisão do superintendente do DNIT no Acre, João Bosco Medeiros. Foto: arquivo oaltoacre.com

Já no inicio do mês de maio de 2018 o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na época o superintendente no Acre, era o eng. Thiago Caetano, dando o pontapé inicial aos trabalhos de alargamento e melhoramento da Avenida Dr. Manoel Marinho Montes.

As máquinas e funcionários do Dnit, juntamente com profissionais do Depasa, começavam os trabalhos e cuidando da parte de tubulação de água que existe nas laterais da avenida, além do esgoto e drenagem, para não haver atraso nos trabalhos.

As máquinas e funcionários do órgão Dnit, juntamente com profissionais do Depasa, já estavam cuidando da parte de tubulação de água que existe nas laterais da avenida, além do esgoto e drenagem, o que poderia acarretar um atraso nos trabalhos se os trabalhos não fossem realizados na época.

Ilustração da obra de revitalização da Avenida Manoel Marinho Monte, importante via da cidade localizada na entrada de quem chega do Peru pela BR 317. ilustração de 2014. Arquivo

Avenidas principais de Brasiléia seguem em estado crítico, e moradores cobram ações do DNITVeja vídeo de 2018:

Em junho de 2018 Caminhando e conversando com os comerciantes e moradores da Avenida Manoel Marinho Monte, os senadores Gladson Cameli (Progressistas) e Sérgio Petecão (PSD) prestigiaram o ato de entrega pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) da conclusão da obra lateral da rodovia que atravessa o município e é uma das mais estratégica para a população de Brasileia.

Gladson recorreu ao Ministério das Cidades e DNIT para que atendesse as reivindicações. Agradecendo o empenho dos senadores é bancada federal que se uniram para realização dos serviços. Foto: arquivo

 

 

Continue lendo
Publicidade

Extra

Pastor morre atropelado ao deixar culto na Estrada do Calafate, em Rio Branco

Publicado

em

Motociclista de 18 anos não possui habilitação e apresentava sinais de ingestão de álcool

O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Leonildo Ferreira de Souza, de 65 anos, morreu na manhã deste sábado (15) após ser atropelado na Estrada do Calafate, no bairro Calafate, em Rio Branco. O acidente ocorreu no momento em que o líder religioso saía de um culto e tentava atravessar a via.

Segundo testemunhas, Leonildo foi atingido por uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha e placa SQR-6H83, conduzida por Bruno Eduardo Lima da Silva, de 18 anos, que seguia no sentido bairro–centro. De acordo com relatos, o jovem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais de possível ingestão de bebida alcoólica.

Fiéis que estavam no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou equipes de suporte básico e avançado. Ao chegarem, os socorristas constataram o óbito do pastor ainda na via.

O condutor da motocicleta sofreu escoriações e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. Após receber alta médica, ele deverá ser conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Policiais militares isolaram a área para os trabalhos da perícia técnica e confeccionaram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. A motocicleta envolvida no acidente foi retirada do local com o auxílio de um guincho.

Comentários

Continue lendo

Extra

Segunda noite de carnaval é considerada tranquila na região do Alto Acre

Publicado

em

Forças de segurança reforçam policiamento e registram poucas ocorrências durante as festividades

A segunda noite de carnaval na região do Alto Acre foi avaliada como tranquila pelas forças de segurança. A atuação integrada contou com reforço do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Militar, por meio do 5º Batalhão, e da Polícia Civil.

De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Thales Rafael, não foram registradas ocorrências relevantes relacionadas às festividades em Brasiléia, onde ocorre um evento privado, e o clima foi considerado pacífico também nas demais áreas monitoradas.

Em Assis Brasil, houve o registro de uma ocorrência de tráfico de drogas durante o evento, além de uma situação isolada de vias de fato. Ainda assim, segundo o comandante, o cenário geral foi de tranquilidade.

O policiamento foi intensificado, especialmente nas pontes da região, com atuação conjunta da Polícia Militar e do Gefron. A medida tem como objetivo prevenir crimes como roubos e coibir ações criminosas na faixa de fronteira com a Bolívia.

As forças de segurança seguem com operações durante o período carnavalesco para garantir a ordem pública e a segurança dos foliões.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é baleado em tentativa de homicídio atrás de escola em Brasiléia

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Criminosos em três motocicletas efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida pelo Samu

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h45, na Rua Ayrton Senna, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia. O crime ocorreu em via urbana, nos fundos da Escola Elson Dias Dantas.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem caído ao solo, com uma perfuração na região do tórax, possivelmente provocada por tiro.

Testemunhas relataram que a vítima estava sentada sob uma árvore quando três motocicletas passaram pelo local. Os ocupantes efetuaram diversos disparos e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.

A Polícia Militar realizou buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis e deverá ser investigado.

Comentários

Continue lendo