Cotidiano
Autor de vídeo de suposta adulteração de combustível pode ser penalizado pela Justiça
O assessor jurídico do Sindepac, Marcel Chaves, explica que o jurídico já está empenhado para acionar a Justiça.

O assessor jurídico do Sindepac, Marcel Chaves, explica que o jurídico já está empenhado para acionar a Justiça.
O caso de uma suposta adulteração de combustível em Rio Branco propagado na última semana através de um vídeo – replicado por diversos internautas no Acre, foi parar na Justiça.
A direção do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Acre (Sindepac) e o representante jurídico da entidade relataram que o autor do vídeo classificado como “fake news” já foi identificado. Os demais replicadores da falsa notícia estão sendo procurados para também responderem pelo ato.
Um fato que não fora divulgado, até então, é de que um dos replicadores das imagens que mostram um funcionário do posto de combustível despejando líquido no tanque, chamou a Polícia Militar ao local e presenciou um teste feito pela equipe do estabelecimento na frente dos policiais. O cidadão não se conformou com o resultado negativo à adulteração e ainda teria desacatado os militares. Por pouco, não foi preso.
LEIA TAMBÉM: Posto de combustível afirma que imagens não passam de teste de qualidade do etanol
O diretor Sindical do Sindepac, Delano Silva, esclareceu que a denúncia propagada na internet é descabida. “As imagens mostram um teste de qualidade do produto, que ao final, a gente despeja o produto que chega nos caminhões dentro dos tanques”. Segundo Silva, a pessoa que divulgou o vídeo gravou somente a parte final do procedimento, “o que mudou o conteúdo e ainda disse que era água. Isso causou sérios danos para a imagem do estabelecimento, replicada de maneira errada”, afirma.
A entidade destaca que o posto em questão trata-se de uma empresa familiar que já atua no ramo há mais de 30 anos, com laudos de órgãos fiscalizadores em dias, com todo o processo de compra, estocagem, qualidade e revenda do produto dentro do que é exigido em lei.
Diante das falas denúncias, a empresa passou a tomar medidas que julga cabíveis ao caso, tanto na esfera criminal quanto cível. O assessor jurídico do Sindepac, Marcel Chaves, explica que o jurídico já está empenhado para acionar a Justiça. “O posto é fiscalizado por muitos órgãos ambientais e reguladores, não temos nenhum auto de infração com relação à adulteração de combustível”. Segundo ele, o vídeo divulgado está diretamente ligado aos crimes de internet, contendo “difamação, calúnia e já tomamos as medidas criminais cabíveis. Identificamos quem iniciou a postagem do primeiro vídeo e quem está replicando”, garante.

A lei prevê, de acordo com a gravidade do crime, pena com pagamento em dinheiro e até prisão. De acordo com a presidente do Sindepac, Karyenne Machado, o Ministério Público Estadual também foi acionado ao caso. Machado atesta que os postos de combustíveis do Acre não trabalham com adulteração de combustível. “Não é de conhecimento do sindicato, mas apoiamos qualquer tipo de fiscalização, seja do Inmetro, ANP, Ministério Público para que venha mostrar ao público a boa qualidade do combustível”.
A entidade pontua que os combustíveis revendidos no estado, assim que chegam, vêm com amostra do laudo de ensaio, com relatórios onde é possível conferir e fazer o teste para atestar irregularidades no combustível, e que esse teste também pode ser conferido.
Comentários
Cotidiano
Luiz Antônio e Joaquin Assaf são destaques do Estadual Absoluto

Foto Leandro Frota: Joaquin Assaf nadou a prova dos 50 livres abaixo de 24 segundos
Os nadadores Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf foram os destaques do Campeonato Estadual de Natação Absoluto disputado neste sábado, 20, na piscina da AABB.
Luiz Antônio Jerônimo bateu o recorde nos 50 metros peito com o tempo de 31 segundos e 17 centésimos.
Fez história
Joaquin Assaf venceu a prova dos 50 metros livres batendo a marca de 23 segundos e 94 centésimos. O atleta fez história e é o primeiro acreano a nadar abaixo de 24 segundos.
AABB conquista
A equipe da AABB conquistou o título do Estadual Absoluto somando 1374 pontos. A Natação Tubarão marcou 1.246 e ficou em segundo. A Atlética Massacre somou 181 pontos na 3ª colocação.
Bons resultados
O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, aprovou a competição.
“Fechamos a temporada com um excelente evento. Os resultados foram bons e isso é importante para a natação acreana”, declarou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
AAB “A” e Old School conquistam vagas nas semifinais do Estadual

Foto FEAB: Jogos bem disputados marcaram a última rodada da fase de classificação
Terminou neste sábado, 20, na quadra do CEBRB, com três partidas a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino. O time da AAB “A” venceu o América por 47 a 28 e avançou para semifinal. O Old School “A” derrotou o NBX por 46 a 36 e também é semifinalista do torneio.
No confronto para cumprir tabela, o Los Hermanos bateu o NBX por 51 a 41.
Semifinais definidas
Os confrontos semifinais do Campeonato Estadual são: New City x Old School “A” e AAB “A” x Atlético. Os jogos serão disputados no sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB.
Comentários
Cotidiano
Quinari e Brasileia empatam no primeiro jogo das finais do Estadual da Série A

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia disputam o segundo jogo das finais sem vantagem
Quinari e Brasileia empataram por 4 a 4 neste sábado, 20, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, no primeiro jogo das finais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Kaylan(3) e Diego marcaram os gols do Quinari, enquanto Ângelo(2), Macaco e Carlos Henrique anotaram para Brasileia.
Jogo com alternativas
O Quinari abriu 4 a 0 no placar com 12 minutos e jogo e deu a falsa impressão de uma vitória sem dificuldades. A equipe do Brasileia conseguiu se acalmar e foi para o intervalo perdendo por 4 a 2. Na volta para o segundo tempo, Brasileia pressionou e acabou conquistando um grande resultado.
Confusão fora de quadra
Muita confusão fora de quadra marcou a partida. Os torcedores de Senador Guiomard brigaram entre si ainda no primeiro tempo e na segunda etapa, componentes da torcida de Brasileia foram retirados para fora do ginásio por causa do comportamento.
Avaliações
“Conseguimos abrir 4 a 0, mas a equipe desconcentrou no fim da primeira etapa e no segundo tempo a partida ficou mais disputada. Poderíamos ter vencido o jogo”, disse o técnico do Quinari, Jô Mendes.
“Fomos buscar um jogo perdido e isso aumenta a nossa determinação para a partida de volta. Iniciamos a partida muito abaixo e isso não pode acontecer”, comentou o fixo Alcione.
Boa arbitragem
Edson Correia(Coquinho) e Janilda Melo realizaram uma boa arbitragem e conseguiram controlar uma partida nervosa e com muita reclamação dos dois lados desde o início.

Você precisa fazer login para comentar.