fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Vacina do HPV no Acre: em audiência, mães contestam USP e pedem nova avaliação

Publicado

em

O MS incorporou a vacina depois de muitas pesquisas e hoje o público alvo são meninas, meninos e imunodepressivos até 26 anos. É uma vacina constantemente avaliada pela OMS e não há nenhuma contraindicação nem evidência a doenças secundárias

Ana Maranhão, da coordenação geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

Por Edmilson Ferreira

A deputada federal Jéssica Sales (MDB) organizou debate para avaliar casos de reações adversas à vacina do HPV em adolescentes no Estado do Acre. Foram estudados pela USP 12 casos, de meninas e meninos com idade média de 14 anos, todos de Rio Branco, estudantes morando com familiares.

Ana Maranhão, da coordenação geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, falou da importância da vacina. “Está em 98 países do mundo, foi inventada por um australiano e um chinês em 1991 e já foi considerada como a primeira vacina de prevenção ao câncer. O MS incorporou a vacina depois de muitas pesquisas e hoje o público alvo são meninas, meninos e imunodepressivos até 26 anos. É uma vacina constantemente avaliada pela OMS e não há nenhuma contraindicação nem evidência a doenças secundárias.”

José Neto, diretor de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP é integrante da equipe que analisou os casos das 12 meninas do Acre. “Havia queixa de dores de cabeça, convulsões e desmaios.” Renato Marchetti, também da equipe, disse que nem todos os adolescentes apresentaram crises epilépticas durante o estudo. “Nos resultados da pesquisa não foram encontradas relação entre a vacina e os casos relatados pelos pacientes.” Inah Proença, também da equipe da USP disse que o que acontece é o estresse associado à vacinação.

Mães de meninas também participaram da audiência. Alita da Silva disse que não concorda com o resultado do estudo da USP. “Fomos mal atendidas pela equipe e quando nos foi dado o diagnóstico, saí de lá arrasada. Quero uma segunda avaliação.” Edilene Conceição, mãe de uma menina que não fez parte do mapeamento reclamou. “Se haviam 56 meninas com os mesmos problemas, porque foram só 12 adolescentes?”

Participaram também dos debates Dilza Ribeiro, representando o Conselho Regional de medicina do Acre e o secretário de Saúde do Estado; Renato Kfouri, médico pediatra; Maria Serra, médica pós-graduada em perícia médica e medicina legal pela Santa Casa de São Paulo; e Élcio Machado, médico da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acusado de exibir armas em redes sociais é preso em operação da Delegacia de Homicídios

Publicado

em

Ytalo Lima de Almeida de 31 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 18, por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

A ação dos agentes da DHPP da Polícia Civil, ocorreu em uma casa, no Bairro Recanto dos Buritis.

No momento da abordagem, os investigadores da Delegacia de Homicídios apreenderam  com o acusado uma arma de fogo, entorpecente, dinheiro, oriundo da droga e aparelhos celulares.

Ytalo Lima passou a ser investigado após exibir armas de fogo nas redes sociais.

Depois de detido o acusado foi encaminhado a sede da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Ele foi indiciado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco vence o São Francisco e segue firme em busca do título

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Tonny fez o passe para o gol da vitória do Estrelão

Em um jogo muito difícil onde a imposição física foi decisiva, o Rio Branco derrotou o São Francisco por 1 a 0 e manteve a liderança do segundo turno do Campeonato Estadual com 7 pontos. Vitor Hugo marcou o gol da vitória do Estrelão aos 25 minutos do segundo tempo.

Chances dos dois lados

Rio Branco e São Francisco realizaram um primeiro tempo com chances perdidas. Na segunda etapa, os técnicos Vaguinho Santos, do Rio Branco, e Douglas Barboza, do São Francisco, realizaram mudanças para tentar a vitória.

Vaguinho Santos foi mais feliz porque Vitor Hugo saiu do banco para decidir a partida.

Decidir no domingo

Segundo o zagueiro Uberaba, o Rio Branco ficou muito próximo de confirmar a classificação para as competições nacionais na temporada de 2025.

“Estamos próximos, mas não conseguimos. Precisamos descansar e pensar na partida contra o Independência. Os jogos são difíceis e no domingo não será diferente”, avaliou Uberaba.

São Francisco prejudicado

Na reta final da segunda etapa, o volante Joel fez falta no meia Keslley, do São Francisco. O árbitro José Lima não marcou, mas o auxiliar Rener Santos assumiu a responsabilidade marcando. Contudo, errou o árbitro e o auxiliar porque o lance foi dentro da área e o São Francisco foi prejudicado com a não marcação da penalidade.

Fala, Keslley!

“Fizemos mais um bom jogo, mas voltamos a falhar nas finalizações. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor contra o Rio Branco. Temos mais duas  partidas e mesmo sem chances vamos tentar ganhar os jogos”, disse o meia do São Francisco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual começa no dia 14 de maio com rodada dupla

Publicado

em

oto Jhon Silva Estadual Sub-20 terá uma fórmula de disputa parecida com a profissional

Em congresso técnico realizado na tarde desta quinta, 18, na sede da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) foram definidos todos os detalhes do Campeonato Estadual Sub-20. A competição começa no dia 14 de maio, no Florestão, com uma rodada dupla.

“Realizamos o sorteio dos grupos e definimos a fórmula de disputa. Vamos ter um Estadual com o número recorde de equipes e isso é importante para o futebol acreano”, avaliou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Fórmula de disputa

Os 12 times foram divididos em dois grupos com 6. Os dois primeiros de cada chave avançam para o quadrangular final com todos jogando entre si para definir quem fica com título.

Grupos do Estadual

A

Humaitá

São Francisco

Plácido de Castro

Santa Cruz

Galvez

Rio Branco

B

Andirá

Independência

Adesg

Vasco

Atlético

Náuas

1ª rodada

Humaitá x São Francisco

Andirá x Independência

No dia 14 de maio, a partir das 15 horas, no Florestão

Comentários

Continue lendo