Cotidiano
Atlético-MG vence líder Botafogo, e distância para Palmeiras cai para sete pontos
CNN-Brasil
O Atlético-MG venceu o líder Botafogo por 1 a 0 neste sábado (16) em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O gol da vitória foi marcado pelo Paulinho.
A derrota da equipe carioca fez com que a distância para o Palmeiras, segundo colocado, caísse para sete pontos. A equipe carioca tem 51 pontos, enquanto a paulista está com 44 após a vitória contra o Goiás na última sexta-feira (16).
Já o Galo vai a 34 pontos, mas segue em 9º, agora um ponto atrás do Fortaleza.
Os três gols do Atlético-MG no novo estádio foram marcados pelo atacante. Os dois na vitória por 2 a 0 contra o Santos, na estreia da arena em jogos oficiais, e o outro no jogo deste sábado.
Em jogo pouco inspirado, as duas equipes seguravam um empate sem gols até metade do segundo tempo. Aos 35 minutos, Paulinho recebeu um belo lançamento de Pedrinho e garantiu a vitória atleticana.
Diego Costa ainda chegou a marcar um gol, mas foi anulado por impedimento. O atacante reclamou muito com a arbitragem mesmo após o fim da partida.
Próximos compromissos
Ambas as equipes agora se preparam para a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro, com a 24ª rodada na próxima semana. No sábado (23), o Atlético-MG recebe o Cuiabá na Arena MRV, enquanto o Botafogo vai a São Paulo enfrentar o Corinthians na sexta-feira (22).
Na sequência, o Galo viaja a Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional no sábado seguinte, dia 30 de setembro. O Botafogo vai receber o Goiás no Rio de Janeiro no dia 2 de outubro, uma segunda-feira. Essas duas partidas valem pela 25ª rodada do Brasileirão.
Atlético-MG é “dono da bola” no primeiro tempo de poucas emoções
Dono da casa, o Atlético-MG não se importou em enfrentar o líder do Brasileirão e tomou para si as ações de jogo. Ao longo da primeira etapa, o Galo manteve o controle de jogo, especialmente no meio de campo, empurrando o adversário contra o próprio gol.
Entretanto, não houve perigo para a meta nos 45 minutos iniciais. O mais próximo disso foi uma cobrança de falta do zagueiro Lemos, defendida por Perri e que ainda raspou no travessão.
O Atlético-MG tentava muito com Pavón e Paulinho, mas sempre com falhas na hora de decidir a jogada. Alan Kardec, por sua vez, pouco tocou na bola.
Botafogo acuado e pouco presente no ataque
Do outro lado, o Botafogo sofreu para construir jogadas. Da mesma forma que o rival, o Fogão apostou em jogadas pelos lados, com Victor Sá e Junior Santos, enquanto Tiquinho foi uma referência pouco ativa.
Esses ataques, entretanto, foram bem defendidos por Mariano e Arana na etapa inicial. O time carioca até conseguiu se soltar pouco antes do intervalo, mas também falhou ao agredir o gol de Everson.
Troca de goleiros ainda no intervalo
A única mudança em campo para o segundo tempo foi no gol do Botafogo. O goleiro Lucas Perri tinha sentido um problema ainda no aquecimento, mas começou a partida normalmente.
Durante o primeiro tempo, ele se chocou com Alan Kardec em uma jogada aérea e precisou de atendimento na grande área, o que pode ter provocado uma substituição no intervalo. O experiente e conhecido paraguaio Gatito Fernandez assumiu a meta para o segundo tempo.
Jogo recomeça mais movimentado
Logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o Atlético-MG criou duas boas chances para marcar, mas seguiu em branco no placar. Em grande jogada coletiva pela direita, Paulinho conseguiu entrar na área e finalizar, mas parou em Gatito.
Pouco depois, o camisa 10 do Galo recebeu longo lançamento de Lemos, mas não conseguiu bom domínio e perdeu a posse cara a cara com o goleiro do Botafogo.
Vaias e pequena “confusão com o ex”
Multicampeão com o Atlético-MG em 2021, o atacante Diego Costa foi acionado no segundo tempo pelo Botafogo. Em menos de cinco minutos em campo, já chamou a atenção.
Antes mesmo de entrar, o camisa 19 recebeu muitas vaias de toda a Arena MRV, que se repetiram quando ele pisou no gramado. Pouco depois, o atacante se estranhou com Lemos, e ambos chegaram a trocar empurrões. O árbitro, entretanto, acalmou os ânimos.
Mesmo assim, o brasileiro naturalizado espanhol seguiu “muito falante” em campo, seja com os rivais ou até mesmo em cobranças à arbitragem.
Herói da Arena MRV
Quando a partida caminhava para o empate, Pedrinho aproveitou liberdade no meio-de-campo e encontrou lançamento preciso para Paulinho nas costas da defesa do Botafogo. O atacante conseguiu o domínio e limpou para o lado esquerdo.
Com a canhota, conseguiu superar o goleiro Gatito Fernández. A bola ainda resvalou na trave direita antes de ir para o fundo das redes.
Atlético 1×0 Botafogo
Atlético
Everson; Mariano, Maurício Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio e Pedrinho (Réver); Pavón (Patrick), Paulinho e Alan Kardec (Zaracho). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Botafogo
Lucas Perri (Gatito); Di Placido (Janderson), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luiz Henrique), Victor Sá (Segovinha) e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Bruno Lage.
Gol: Paulinho, do Atlético, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Mariano, Zaracho (Atlético); Di Placido (Botafogo).
Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 16 de setembro de 2023 (sábado), às 21h (de Brasília).
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC).
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.