Cotidiano
Atlético-MG e Athletico-PR empatam com gols de Paulinho e Vitor Roque
CNN-Brasil
O Atlético-MG e Athletico-PR empataram na Ligga Arena em 1 a 1 neste sábado (2) em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo foi um confronto direto na tabela, já que as duas equipes estão na briga para entrar no G-4.
Paulinho abriu o placar logo aos seis minutos de jogo após belo cruzamento de Pedrinho. Na segunda etapa, Vitor Roque buscou o empate e igualou o placar. O jogo marcou o reencontro do técnico Luiz Felipe Scolari com o Furacão, clube em que era diretor-técnico até pedir demissão para assumir o comando do Galo.
Paulinho fez os últimos quatro gols do Atlético-MG, enquanto o Vitor Roque marcou pelo Furacão pelo terceiro jogo consecutivo.
O atacante Hulk levou o terceiro cartão amarelo após ter se recusado a deixar o campo para a substituição pelo lado solicitada pelo árbitro. O atacante quis atravessar o campo e está suspenso do jogo contra o líder Botafogo na Arena MRV no dia 16 de setembro.
Também na segunda etapa, o volante Fernandinho foi expulso após acertar o rosto do Saravia em disputa de bola.
O Atlético-MG volta a campo somente em 16 de setembro, às 21h, pelo fechamento da 23ª rodada do Brasileirão, quando recebe o Botafogo na Arena MRV, em Belo Horizonte. Já o Athletico-PR enfrenta o Flamengo às 21h30 do dia 13, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
As equipes terão pelo menos uma semana de descanso por conta da data Fifa. A Seleção Brasileira, por exemplo, joga nos dias 8 (sexta-feira) e 12 (terça-feira), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Com o empate, o Galo permanece na 9ª colocação da tabela, com 31 pontos, enquanto o Athletico-PR segue em 7º lugar também com 34 pontos.
Início forte do Galo
O Atlético-MG começou bem a partida e antes dos quatro minutos já havia obrigado o goleiro Léo Linck a trabalhar após finalizações do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do atacante argentino Cristian Pavón. Já logo aos cinco, o Galo abriu o placar.
Depois de cruzamento do meia Pedrinho após troca de passes pelo lado esquerdo, o atacante Paulinho cabeceou firme próximo à marca do pênalti e fez o primeiro gol do jogo.
De novo Pavón, e Atlético-MG no controle
O Atlético-MG seguiu bem na partida, neutralizando as ofensivas do Furacão. Já com 25 minutos, novamente Pavón obrigou Léo Linck a fazer nova defesa.
Equilíbrio
A partir de então, o Athletico-PR conseguiu conectar ataques. Aos 31, o zagueiro e capitão athleticano Thiago Heleno completou cruzamento, e Everson fez a primeira defesa difícil.
Depois, tanto mandantes quanto visitantes criaram chances. A partida continuou equilibrada até o fim do primeiro tempo, com vaias do torcedor do Athletico-PR na antiga Arena da Baixada.
Furacão pressiona
O Athletico-PR voltou do intervalo com duas mudanças e pressionando. Logo com cinco minutos, um lance incrível. Na primeira finalização, Everson fez grande defesa após cabeçada de Marlon. No rebote, após chute, a bola bateu no atacante Vitor Roque, do Furacão, e a zaga atleticana afastou.
Cinco minutos depois, mais um lance de perigo: o meia-atacante Vitor Bueno cobrou falta forte da entrada da área, e novamente Everson fez defesa difícil.
Com 15 minutos, nova chance perigosa: Vitor Roque chutou após receber na esquina da pequena área, mas o volante Otávio conseguiu travar a finalização.
Jogo retoma o equilíbrio
Depois dos 15 minutos de pressão do Athletico-PR, o Galo voltou a se encontrar no jogo. Pavón finalizou pela primeira vez para os visitantes com 17, após belo passe do atacante Hulk. Depois, o volante Edenilson também teve uma oportunidade, mas finalizou para fora.
Gol de empate após mais pressão
O Athletico-PR seguiu com a pressão, aumentou a intensidade ofensiva em busca de empate e conseguiu o gol de empate. Aos 33 minutos, após lançamento, Vitor Roque recebeu na grande área e finalizou.
Everson defendeu uma primeira vez, mas houve rebote e o “Tigrinho” completou para o fundo das redes, empatando a partida.
Expulsão
Volante do Athletico-PR e um dos líderes da equipe, Fernandinho foi expulso depois de disputa de bola com o lateral-direito argentino Renzo Saravia. Ele recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o campo revoltado.
Galo parte para cima
Com a expulsão, o Atlético ganhou moral na partida e voltou a envolver o Athletico-PR. Com 40, Paulinho criou nova chance pela esquerda e forçou boa defesa de Léo Linck.
Lá e cá
O jogo ficou aberto, com chances e oportunidades de criação para as duas equipes nos minutos finais. Apesar disso, as equipes não conseguiram marcar, e a partida terminou empatada em 1 a 1.
Athletico-PR 1 x 1 Atlético
Athletico-PR
Léo Linck; Madson, Cacá, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Fernandinho, Erick (Alex Santana, aos 20’ do 2ºT) e Arturo Vidal (Tomás Cuello, intervalo); Vitor Bueno (Pablo, 43′ do 2ºT), Rômulo (Bruno Zapelli, intervalo) e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Atlético
Everson; Mariano (Alisson, 44′ do 2ºT), Bruno Fuchs (Réver, 44′ do 2ºT), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Edenilson e Pedrinho (Patrick, aos 15’ do 2ºT); Cristian Pavón (Renzo Saravia, aos 29′ do 2ºT), Paulinho e Hulk (Alan Kardec, aos 29′ do 2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Vitor Roque (33′ do 2ºT), do Athletico-PR; Paulinho (6’ do 1ºT), do Atlético
Cartões amarelos: Fernandinho (26’ do 1ºT e 36′ do 2ºT) e Vitor Roque (29’ do 1ºT), do Athletico-PR; Hulk (29′ do 2ºT) e Jemerson (49′ do 2ºT), do Atlético
Cartão vermelho: Fernandinho (36′ do 2ºT), do Athletico-PR
Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 2 de setembro de 2023 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba-PR
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Danilo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.