Acre
Astério Moreira, presidente do PEN, será o novo líder do governo na Aleac
Astério diz que sabe das dificuldades que poderá encontrar sendo líder do governo Tião Viana na Aleac.

Ser líder do governo agora, não é a mesma coisa que ter sido líder em 2008 ou 2010″, diz Astério/Foto: Divulgação
Apesar do anúncio oficial acontecer apenas em fevereiro, o deputado Astério Moreira (PEN) admite que já foi realizada uma conversa prévia com o governador do Estado, Tião Viana (PT)sobre a função de novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Ele diz que considera amissão importante, admite que será liderança difícil e garante que não tem o suposto desgaste natural que atinge as lideranças do governo no parlamento.
O presidente regional do recém fundado PEN, partido com maior bancada na Aleac, Astério Moreira, está na Frente Popular do Acre (FPA) desde 2005 e acredita que suas críticas ao projeto da FPA sejam coisas do passado e que não interferirá no seu novo papel.
“Eu critiquei quando tinha que criticar, mas depois reconheci o que era de justo reconhecimento. Será uma satisfação ser líder de um governo em que eu acredito e que tem ajudado tanto o Acre”, diz.
Astério diz que sabe das dificuldades que poderá encontrar sendo líder do governo Tião Viana na Aleac.
“Ser líder do governo agora, não é a mesma coisa que ter sido líder em 2008 ou 2010. Hoje, temos problemas financeiros por conta de uma crise mundial e querendo ou não, isso interfere na política. Sei também que a FPA está há 20 anos no poder e há um desgaste natural, mas o povo do nosso Estado sabe reconhecer que temos a melhor proposta política para o desenvolvimento do Acre. Não é um governo perfeito,mas é um bom governo” considera o parlamentar.
A respeito do suposto desgaste político que afeta alguns líderes do governo no parlamento, Astério diz não temer pois acredita que com bom trabalho, o desgaste não chegará a atingi-lo.
“Moisés Diniz é um exemplo de que se fizer um bom trabalho, não há desgaste que impeça a reeleição, pois ele se reelegeu. Edvaldo Magalhães também foi líder do governo e conseguiu ser bem votado para a reeleição”, relembra.
Vale lembrar que Astério Moreira, quando desempenhou mandato de vereador, foi líder do ex-prefeito Angelim na Câmara de Rio Branco, nos anos 2009 e 2010.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.