Flash
Associação repudia fala de advogada que acusou delegada do Caso Nery de agir por interesse
As declarações da advogada Helane Christina, representante do sargento Erisson Nery no caso da tentativa de homicídio contra o estudante de medicina Flávio Endres, feitas em participação no CipódCast desta semana, retransmitido pelo ac24horas, provocaram reação da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado Acre – Adepol.
Em certo momento do programa, a advogada diz que a delegada Carla Ívane de Britto, que presidiu o inquérito, ocultou partes dos vídeos das câmeras de segurança e atrasou o acesso da defesa ao material probatório: “Me passaram que tinha interesse político, vai se candidatar. Ali seria uma forma de ter holofotes, de aparecer”, afirmou Helane Christina.
Em nota de repúdio divulgada nesta terça-feira (7), a Adepol diz que a advogada usa como arma de defesa o ataque pessoal aos delegados ao alegar que provas foram encobertas atrasando o acesso da defesa ao caderno investigatório, entre outras afirmações como a de que a delegada Carla Ívane teria motivação política ao atuar de maneira que favorecesse eventual pré-candidatura a cargo eletivo.
“Causa espécie a conduta da nobre causídica que em casos que patrocina de grande repercussão pública usa como arma de defesa o ataque pessoal aos delegados. A despeito de sua função de defensor, não compete ao advogado tentar macular a honra e a dignidade do Delegado de Polícia Civil, que desempenha suas funções, também constitucionais, de investigação criminal”, diz a nota.
Ao ac24horas, a delegada Carla Ívane disse que todos as imagens relacionadas ao caso foram juntadas e disponibilizadas. Ela também afirmou que não apenas os vídeos foram importantes para o indiciamento do investigado, mas também os depoimentos das testemunhas. Nesta terça-feira, ela reafirmou que não houve embaraço ao acesso da defesa ao inquérito e que a sua atuação foi imparcial e buscando a verdade.
“Já houve casos em que sugeri o arquivamento porque não encontrei justa causa para tanto e casos em que a gente encontra os elementos necessários e faz o indiciamento. Se a causídica se sente prejudicada ela deveria procurar os meios legais e não fazer esse tipo de abordagem no afã de realizar a defesa do seu cliente maculando uma classe e atuação dos delegados de polícia”, disse.
Está marcada para a próxima quinta-feira (9) a audiência de instrução e julgamento do processo, quando a Vara Criminal de Epitaciolândia decidirá se o réu irá ou não a júri popular. Na última semana, a defesa de Erisson Nery pediu a suspeição da juíza do caso, Joelma Nogueira, e a instauração de incidente de insanidade mental para o militar, assim como a suspensão do processo.
A íntegra da Nota de Repúdio da Adepol:
A ADEPOL, entidade de classe que congrega os Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre, vem se manifestar a respeito da entrevista da advogada Helane Christina, ocorrida nesta segunda-feira (06) no canal YouTube “Na Ponta do Cipó” e divulgado em alguns sites onde suscita parcialidade da Delegada Carla Britto no desempenho de sua função, quando investigou caso do Sargento da Polícia Militar que atirou em um estudante de medicina na cidade de Epitaciolândia/AC.
Não há dúvidas de que a advocacia é um pilar do Estado Democrático de Direito, constituindo em função essencial e indispensável para a promoção e administração da Justiça, de modo que o livre exercício deste mister constitucional é indubitavelmente garantido não somente nas leis como na própria Constituição Federal.
A despeito de sua função de defensor, não compete ao advogado tentar macular a honra e a dignidade do Delegado de Polícia Civil, que desempenha suas funções, também constitucionais, de investigação criminal.
Causa espécie a conduta da nobre causídica que em casos que patrocina de grande repercussão pública usa como arma de defesa o ataque pessoal aos Delegados. Alegar que provas foram encobertas, que atrasou o acesso da defesa ao caderno investigatório, dentre outras ilações perniciosas como a atual pré-candidatura a cargo eletivo é artimanha e ação desesperada
de quem não tem argumentos plausíveis para construção de uma defesa viável ao representado.
A ADEPOL por fim reafirma seu respeito à advocacia acreana, pautada na ética e na urbanidade, onde cada ator desempenha seu papel de maneira respeitosa e leal, contudo rechaça e repudia qualquer tentativa de ataque pessoal ao Delegado, figura pública que desempenha função, na promoção da paz e justiça social.
Rio Branco, 07 de junho de 2022.
DIRETORIA DEPOL
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.






Você precisa fazer login para comentar.