fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Assis Brasil convoca aprovados em concurso para exames médicos

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil publicou nesta sexta-feira, 25, a 14ª convocação do concurso público regido pelo edital nº 006/2023. O novo chamamento contempla candidatos aprovados para os cargos de analista de controle interno e motorista, categoria “D”, que deverão se apresentar entre os dias 23 de abril e 23 de maio de 2025.

Os convocados deverão realizar exames médicos específicos, às suas próprias expensas, com laudos emitidos até 90 dias antes da apresentação. A inspeção médica ocorrerá no Centro de Diagnóstico da Família (CDF), localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 1857, bairro Bosque, em Rio Branco, mediante agendamento prévio pelo telefone (68) 2102-4960.

Além dos exames e do atestado de sanidade física e mental, os candidatos precisam apresentar extensa documentação para efetivação da posse, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, comprovantes de escolaridade, certidões negativas da Justiça Estadual e Federal, comprovante de endereço e dados bancários.

A entrega deve ser feita na sede da Secretaria Municipal de Administração de Assis Brasil, localizada na Avenida Raimundo Chaar, nº 362, no Centro, das 7h às 12h e das 14h às 17h, com horário diferenciado às sextas-feiras, até o dia 23 de maio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasileia humaniza serviço de saúde ao entregar remédios na casa de pacientes

Publicado

em

Foto: Assessoria

O projeto “Medicamento em Casa” tem como objetivo garantir o acesso seguro e humanizado aos medicamentos de uso contínuo, promovendo a equidade no cuidado e assegurando o direito à saúde aos usuários em situação de vulnerabilidade no município de Brasiléia.

Fruto desse programa, Brasiléia foi a cidade vencedora do Alto Acre da 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” – Modalidade I, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS e será uma das representantes do Estado do Acre no Congresso Nacional, que será realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de junho.

O projeto vencedor foi apresentado pela farmacêutica municipal Kelly Monteiro, com coautoria de Luiz Marinho. A produção do vídeo de apresentação ficou a cargo do videomaker Matheus Gomes.

Foto: Assessoria

Instituído pela Lei Municipal nº 1.130, de 24 de maio de 2022, começou a ser executado no ano de 2024, ainda na gestão da Prefeita Fernanda Hassem e segue como uma das ações positivas na administração Carlinhos do Pelado.

“É uma iniciativa que leva dignidade, cuidado e saúde diretamente ao lar de quem mais precisa, destinado principalmente a pessoas idosas, acamadas e com mobilidade reduzida”, destacou o secretário de saúde Francélio Barbosa.

O prefeito Carlinhos do Pelado vem buscando melhorar e ampliar o programa para beneficiar a população que precisa e que circunstancias alheias não podem chegar até a Farmácia Municipal.

Foto: Assessoria

Atualmente o programa atende 72 usuários ativos, com faixa etária média entre 76 a 88 anos. Dentre esses, 6 pacientes com faixa etária de 76 anos e encontram-se em condição de acamamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

SPU rebate e diz que atraso na permissão de uso para Expoacre é culpa do governo

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Superintendência do Patrimônio da União no Acre (SPU/AC) se manifestou publicamente nesta segunda-feira, 12, para rebater as acusações de que estaria dificultando a realização da Expoacre 2025. Segundo a autarquia, as notícias que circularam na imprensa são “inverídicas e distorcidas” e tentam responsabilizar indevidamente o órgão federal por uma falha de planejamento do Governo do Estado.

A polêmica teve início após a divulgação de reportagens afirmando que, pela primeira vez em 50 anos, a realização da maior feira de negócios do Acre estaria ameaçada por “burocracias nunca vistas antes” impostas pela SPU/AC. De acordo com as informações, a liberação do Parque de Exposições Wildy Viana, onde a feira ocorre anualmente, uma área da União, estaria sendo dificultada pela atual gestão da superintendência.

Em nota, o superintendente Tiago Mourão explicou que o local realmente pertence à União e, como tal, o uso depende de uma Permissão de Uso, regulada por normas federais. Conforme estabelece a Portaria nº 01/2014, esse tipo de solicitação deve ser feito com antecedência mínima de 30 dias e máxima de 6 meses, regra que o Estado do Acre, segundo Mourão, conhece bem por utilizar o mesmo espaço há anos.

O problema, segundo a SPU/AC, é que o pedido de uso foi feito tardiamente, no dia 3 de abril, com solicitação para uso imediato, o que desrespeita os prazos legais. Além disso, o imóvel já estava comprometido com outro requerente até 2 de junho. Mesmo avisado dessa impossibilidade, o governo do Acre teria insistido em utilizar o local a partir de 15 de maio, sendo novamente informado de que isso não seria viável.

“A SPU não recebeu mais nenhum retorno após essa comunicação, sendo surpreendida pelas matérias jornalísticas com acusações infundadas”, diz um trecho da nota.

O órgão também destacou que, apenas nos últimos dois anos, cedeu seis imóveis da União ao Governo do Estado para diversas finalidades públicas, como a construção da Orla do XV, a sede do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), a Patrulha Maria da Penha, entre outros projetos.

A Superintendência afirma ainda que mantém diálogo aberto com o governo estadual e os municípios, por meio de fóruns e canais institucionais, e lamenta que o Estado tenha recorrido à imprensa em vez de buscar uma solução administrativa. “A SPU/AC espera é que o Governo do Estado do Acre ajuste seu planejamento interno para que, o mais breve possível, possa ser disponibilizado o imóvel da União para a realização da Expoacre, o que certamente trará um grande benefício a toda população acreana, pois se trata de um grande evento cultural do qual o Governo Federal há anos é parceiro”, conclui a nota.

Veja a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA
Rio Branco-Acre, 12 de maio de 2025.

A Superintendência do Patrimônio da União no Acre (SPU/AC) vem a público pronunciar-se sobre as informações inverídicas, distorcidas e que não condizem com a realidade dos fatos publicadas nos meios de comunicação, as quais afirmaram que a Expoacre 2025 pode não ser realizada em razão de burocracias da SPU/AC. Inicialmente, esclarecemos que o local onde a Expoacre é realizada todos os anos de fato pertence à União, e seu uso por qualquer interessado (incluindo o Governo do Estado do Acre) depende de uma Permissão de Uso, conforme estabelecido pela normatização federal (Portaria nº 01, de 03 de janeiro de 2014).

Conforme prevê a normativa, essa solicitação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias e máxima de 6 meses, fato este que já é de conhecimento do Governo do Estado do Acre, que usa o espaço há muitos anos.

Assim, o Governo do Estado do Acre, com planejamento adequado, poderia ter solicitado o imóvel com 6 (seis) meses de antecedência para que pudesse utilizar corretamente o imóvel, o que não ocorreu, como se passa a esclarecer a seguir.

De acordo com o procedimento de permissão de uso que tramita na SPU-AC, o Governo do Estado do Acre protocolou Requerimento de permissão de uso somente no dia 03/04/2025, solicitando que a entrada no imóvel ocorresse na mesma data (mesmo ciente do prazo mínimo exigido para o trâmite processual).

A SPU/AC, em 07/04/2025, informou ao Governo do Estado do Acre que o imóvel somente estaria disponível a partir de 03/06/2025, tendo em vista que já estava destinado para outro requerente até o dia 02/06/2025 (não sendo possível dois interessados diferentes ocuparem o espaço ao mesmo tempo).

Ciente da informação repassada, o Governo do Estado do Acre, em 28/04/2025, mesmo informada de que o imóvel só estaria disponível em 03/06/2025, solicitou o uso do imóvel a partir do dia 15/05/2025, tendo a SPU/AC que informar (novamente) que o imóvel somente estará disponível em 03/06/2025.

Desde então, a SPU não obteve nova resposta do interessado, sendo apenas surpreendida por matérias jornalísticas com acusações e informações distorcidas da realidade.

Esclarecemos, ainda, que a autorização de Permissão de Uso (como todo procedimento de uso de bem público) possui trâmites e rito interno, motivo pelo qual os Requerentes devem se planejar com antecedência, o que já é de conhecimento do Estado do Acre, principalmente para um evento anual que ocorre há 49 anos.

Além disso, é preciso ressaltar que a SPU/AC sempre priorizou o bom uso dos bens públicos e mantém uma relação de transparência e cooperação com o Estado e municípios no gerenciamento e destinação dos imóveis da União para políticas públicas essenciais, tendo nos últimos 02 anos destinado diversos imóveis para Órgãos Federais, Estado do Acre, Municípios, Entidades Sem fins Lucrativos, priorizando sempre o uso mais favorável para a população.

A SPU/AC, sempre manteve parceria com o Estado do Acre e, nos últimos 2 anos, quando iniciou a gestão do atual Superintendente, entregou ao Governo do Estado do Acre, 6 novos imóveis da União para uso em políticas públicas, a exemplo do imóvel para execução da Orla do XV, a sede o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE, a sede da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, parte da área da Escola Estadual Salgado Filho, a Sede Administrativa do IDAF, além de parcerias em andamento para ações de regularização de órgãos estaduais, regularização fundiária, dentre outras.

Vale também destacar que as alegações contra a gestão da SPU/AC são infundadas e injustas, pois, como é sabido pelo próprio Governo do Estado do Acre, a atual gestão sempre foi pautada na Transparência (seguindo os ritos e normas federais); na Parceria (facilitando e orientando sobre os procedimentos e sobre o correto uso de imóveis para benefício da população); e no Diálogo (mantendo canais abertos com o Estado e municípios, inclusive com a implantação do Fórum Regional de Democratização dos Imóveis da União).

Deste modo, lamentamos a postura do Governo do Estado do Acre, que por falta de planejamento de sua equipe e ausência de diálogo com esta Superintendência, tentou atribuir a sua própria culpa à SPU/AC.

Assim, o que a SPU/AC espera é que o Governo do Estado do Acre ajuste seu planejamento interno para que, o mais breve possível, possa ser disponibilizado o imóvel da União para a realização da Expoacre, o que certamente trará um grande benefício a toda população Acreana, pois se trata de um grande evento cultural do qual o Governo Federal há anos é parceiro.

 

Tiago Mourão,
Superintendente do Patrimônio da União no Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador acompanha recuperação de ponte e celebra parceria com prefeitura

Publicado

em

Antonio Rosiclei, presidente da Câmara Municipal, vê atendido seu pedido de reparos em estrutura que dificultava acesso de moradores

O vereador Antonio Rosiclei, presidente da Câmara Municipal, retornou ao local onde havia feito um pedido importante para a comunidade. Fotos cedidas

O vereador Antonio Rosiclei (solidariedade), presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, acompanhou pessoalmente nesta segunda-feira, dia 12, os trabalhos de recuperação de uma ponte que estava em más condições e prejudicando o tráfego de moradores. A intervenção foi realizada pela Secretaria de Obras após solicitação do parlamentar.

Resposta rápida do poder público

Rosiclei destacou a agilidade do prefeito Sergio Lopes (PL), em atender ao pleito, demonstrando sintonia entre os poderes em benefício da população. “É gratificante ver o poder público trabalhando de forma integrada para resolver problemas que afetam diretamente a comunidade”, afirmou o vereador.

Reconhecimento da população

Moradores da região elogiaram a iniciativa, que garantiu a recuperação da estrutura em tempo hábil. A ação reforça o compromisso do vereador em fiscalizar e acompanhar de perto as demandas da população, além de destacar a parceria produtiva entre Legislativo e Executivo municipal.

A ponte recuperada deve melhorar significativamente o acesso na localidade, trazendo mais segurança e qualidade de vida para os usuários.

Veja vídeo:

 

Comentários

Continue lendo