Acre
Assentados rurais têm até 30 de junho para renegociarem dívidas do Pronaf
Os assentados rurais que utilizaram recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar têm até o próximo dia 30 de junho para liquidarem ou renegociarem as operações contratadas com as instituições financeiras que atuam com essa linha de crédito, no caso, direcionadas aos grupos A e A/C do Pronaf. O benefício foi garantido pelo Banco Central, por meio da Resolução nº 4.298, de dezembro de 2013.
Quem estiver com débito e procurar regularizar a situação terá desconto de 80% sobre o saldo devedor atualizado, medida que substitui a todos os bônus de adimplência e de liquidação previstos nos contratos firmados pelos tomadores do crédito e já concedidos anteriormente.
“É uma oportunidade única dada pelo governo aos que não conseguiram honrar seus compromissos. Estamos aguardando esses tomadores, que ainda podem procurar orientações em nossas agências e junto a seus sindicatos de classe”, disse Cristina Lopes, gerente executiva de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco da Amazônia.
Desde que o Banco Central ampliou o prazo para a renegociação, em junho de 2014, o Banco da Amazônia, principal banco de fomento do Governo Federal na região, já conseguiu recuperar 20% dos R$ 57 milhões em créditos concedidos e não pagos pelos agricultores familiares assentados rurais. No Estado do Acre, ainda há 1.414 nessas condições e que podem ser beneficiados com as bases e condições postas pela resolução do Banco Central.
Além do desconto que permite que a dívida seja encerrada com o pagamento de 20% do valor inicialmente tomado, o assentado rural pode ainda renegociar os débitos pagando um sinal de 5% do valor devido, obter desconto de 40% nesta operação e pagar as parcelas restantes em até 10 anos, com juros de 0,5% ao ano.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.