Geral
Assembleia Legislativa do Acre realiza sessão solene em homenagem à Ordem Demolay e Filhas de Jó

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, uma sessão solene em homenagem às instituições paramaçônicas Ordem Demolay e Ordem das Filhas de Jó. O evento proposto pelo deputado Pedro Longo (PDT), que destacou a importância dessas organizações na formação de jovens, tanto no aspecto moral quanto no desenvolvimento de lideranças, contou com a presença de membros das duas organizações, autoridades locais e convidados, que prestigiaram o evento em reconhecimento ao trabalho dessas instituições.

Ao dar início a cerimônia, o presidente em exercício do parlamento acreano, deputado Pedro Longo, ressaltou a importância das ordens maçônicas para a sociedade, especialmente em tempos de violência e conflitos. O parlamentar ressaltou que, como “Paz Grão-Mestre”, é testemunha da “contribuição que essas ordens têm dado ao longo do tempo”. Segundo ele, é essencial reconhecer que, mesmo em um cenário difícil, ainda há jovens “dedicados a cultuar valores e princípios”, algo que ele atribui diretamente à maçonaria, que “abriga, acolhe e fornece as condições de trabalho” necessárias.
A Ordem Demolay, uma organização juvenil ligada à maçonaria, é voltada para o desenvolvimento de jovens do sexo masculino, com idades entre 12 e 21 anos, e é conhecida por suas ações sociais e educacionais. Já a Ordem das Filhas de Jó tem um trabalho semelhante, porém focado nas jovens mulheres. “Essas ordens são essenciais para moldar a cidadania e o compromisso com a sociedade”, acrescentou Longo.

Durante a sessão, também foram destacados os projetos sociais desenvolvidos pelas ordens, que contribuem para a comunidade local. Representantes das instituições paramaçônicas presentes na Aleac agradeceram a homenagem, reafirmando seu compromisso com os princípios que defendem. “É uma oportunidade muito grande de mostrar o apreço que eu tenho por essa Ordem e por todos os paramaçônicos presentes”, afirmou, João Augusto Pessoa, mestre conselheiro do capítulo José Ferreira de Araújo. Ele ainda ressaltou o valor dos princípios e bons costumes que norteiam as atividades da instituição, agradecendo a todos pela atenção.

Em seguida, a honorável rainha do Bethel nº 01, Geovana Hechenberger de Souza, destacou o compromisso das Filhas de Jó com a promoção de valores como “fé, virtude e respeito”, além do trabalho filantrópico realizado pela organização. Fundada em 1920, nos Estados Unidos, a instituição tem como missão formar jovens líderes capazes de impactar suas comunidades de maneira positiva, sempre guiadas pelos princípios de amor, serviço e progresso. “Nosso objetivo é moldar jovens mulheres para que se tornem líderes capazes de impactar suas comunidades e o mundo de forma positiva, promovendo o bem e o progresso”, afirmou Geovana.
Ela também ressaltou a trajetória da organização no estado do Acre, onde está presente há 24 anos por meio dos Betheis 01, 02 e 03, localizados em diferentes cidades do Estado. Ainda segundo Geovana, a união e a harmonia são essenciais para “carregar o legado de Jó”, e a fraternidade entre os membros transcende o tempo. “Temos o privilégio de cultivar esses laços e formar amizades que transcendem o tempo”, disse. Em suas palavras, a sessão foi uma oportunidade de agradecer o apoio recebido e reforçar a missão das Filhas de Jó em continuar servindo e aprendendo com a comunidade.

á José Hendeson Cortez, Grande Secretário de Assuntos Paramaçônicos – GLEAC, e Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay, destacou o papel fundamental das ordens paramaçônicas, enfatizando que a maçonaria tem como objetivo “tornar feliz a humanidade”. Segundo ele, essa missão é realizada por meio de estruturas como a Grande Loja Maçônica e suas ordens paramaçônicas, que “imputam valores primeiro no seio da família e, consequentemente, no seio da sociedade”.
Hendeson também elogiou o papel das ordens paramaçônicas na formação de jovens que, ao internalizarem conceitos positivos desde cedo, refletem esses valores em suas vidas públicas e profissionais. “A maçonaria conseguiu trazer para o seu seio toda essa convergência familiar”, afirmou, mencionando ainda a importância da Ordem das Filhas de Jó e da Estrela do Oriente, que reforçam os laços familiares e o respeito às virtudes fundamentais da sociedade.

Em sua fala, José Cavalcante Damasceno, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Acre, enfatizou que a maçonaria, cujo lema é “liberdade, igualdade e fraternidade”, tem como missão “tornar feliz a humanidade” através do respeito às crenças e ao compromisso com a filantropia. Além disso, ele sublinhou o papel fundamental das ordens paramaçônicas, que promovem valores morais e sociais no seio familiar e na sociedade, agregando mais de 10 mil pessoas no Acre, entre maçons, suas esposas e filhos.
O Grão-Mestre também destacou o envolvimento de sua própria família, mencionando sua esposa Célia e sua filha Ingrid, que participam ativamente nas Estrelas do Oriente e na Ordem das Filhas de Jó, respectivamente, como exemplo de como a maçonaria fortalece os laços familiares e cultiva líderes para o futuro.

Ao final da solenidade, o deputado Pedro Longo foi homenageado no centro do plenário pelos membros da Ordem Demolay, pela realização da sessão solene.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC



































Você precisa fazer login para comentar.