fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Artigo: A morte em massa

Publicado

em

Sérgio B. Quintanilha

Surpresa quando o final da vida terrena chega para ceifar, rapidamente, milhares e milhares de seres humanos. Ninguém, em sã consciência, poderia nem imaginar que num período curtíssimo de tempo, milhares e milhares de seres humanos, assim como nós, teriam suas vidas entre nós, decepadas num mesmo momento, independente de idade, sexo, atividade profissional, predisposição física predominante entre algumas pessoas enfermiças.

O bicho homem guerreando pelos mais diversos e banais motivos, mas sempre com algum viés econômico direto ou indireto, nas guerras tão necessárias para a venda do material bélico fabricado ininterruptamente pelos mais diversos países. Não mais que de repente, eis que a determinação superior emanada do Ente Supremo, tem por finalidade, dissipar vidas através das complicações orgânicas provocadas por um vírus. Depois de muita luta, dissabores os mais diversos, xingamento e desrespeitos os mais variados, chega-se, a curto prazo, a informação científica que ainda não teremos, no próximos 180 dias, o antídoto para a cura e a vacinação em massa.

Não existem culpados a apontar, mas existe, e muito, a necessidade que temos de reconhecer nossa fragilidade física e científica.

Não somos nada, mesmo que arroguemos a  superioridade de nossa inteligência, nossa capacidade de pesquisa e nosso entendimento da vida.

A única coisa que não podemos deixar se fortalecer é a dignidade e humildade em reconhecer que nada valemos,  nada somos perante o Grande Arquiteto do Universo. Um simples vírus invisível a olho nu, é capaz de matar mais que os homens fazem quando resolvem partir para seus embates, sacolejados pela ambição material, religiosa, econômica ou  cobiça pelo que for do alheio.

Pobre humanidade que não aprende a ser humilde, não aprende a respeitar e ajudar entre si, os que mais necessitam.

Viemos, aparentemente, do relacionamento entre seres da mesma espécie, mas trazemos dentro de nós “o livre arbítrio” Somos testados a cada minuto de vida, aprendemos ou não o que quotidianamente nos é ensinado sem aviso prévio, sem previsão, seja de ruim ou de bom. Tudo é ensinamento, de tudo que se nos acontece ou acontece com nossos semelhantes, é uma lição a que somos submetidos.

Sejamos humildes, sem rancor, sem pensamentos negativos por mais que sejamos provocados.

Somos vulneráveis a tudo, somos imperfeitos e como tal bem suscetíveis e vulneráveis aos mais diversos elementos da mãe natureza. Humildade, o reconhecimento de nossa insignificância como seres humanos. Não resistimos a nada mais sério, nem a um vírus microscópio que sorrateiramente veio para nos mostrar e provas aos incautos que nada somos, nada seremos e se do pó viemos ao pé retornaremos.

Sérgio B. Quintanilha

Comentários

Continue lendo

Brasil

Hoje é Dia: Quintana, Jair Rodrigues e Nelson Mandela são destaques

Publicado

em

Por

A semana entre os dias 5 e 11 de maio tem datas que relembram a memória de figuras célebres. No dia 5, a morte do poeta gaúcho Mário Quintana completa 30 anos. Com uma obra que inspira e encanta leitores de todas as idades, ele deixou um legado eterno na literatura brasileira. Este conteúdo do História Hoje contou um pouco da sua trajetória:

Já esta edição do Momento Literário, quadro do Antena MEC, falou sobre sua poesia:

Outra perda é relembrada no dia 8 de maio. Há 10 anos, o cantor paulista Jair Rodrigues nos deixou. Com uma voz inconfundível e presença marcante, ele é um dos grandes nomes da MPB. Esta matéria da Agência Brasil de 2014 fala da sua despedida e conta a biografia dele. O Samba na Garoa também fez uma edição em sua homenagem que pode ser conferida abaixo:

 

Reggae, música clássica e EBC

No dia 11, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Reggae, uma homenagem a Bob Marley (que nos deixava nesta data, em 1981) para relembrar um pouco da “cultura reggae” que ele inspirou. A Radioagência Nacional já falou sobre as datas em duas oportunidades (2022 e 2023). Confira:

Um pouco antes, no dia 7, completam-se 200 anos da primeira vez que a Nona Sinfonia de Beethoven ecoava pela primeira vez nos salões de Viena. O episódio foi um marco na história da música clássica. A EBC já fez inúmeros conteúdos sobre a peça. Em 2020, a Agência Brasil fez uma homenagem ao gênio. Em 2021, o Concertos Deutsche Welle, veiculado na Rádio MEC, foi especial da Nona.

Para fechar a lista, o dia 10 conjuga um marco na história de um dos maiores líderes populares do mundo, Nelson Mandela, e dois eventos relacionados à EBC.

Há 30 anos, Madiba, como era conhecido, se tornaria o primeiro presidente negro da história da África do Sul, o país que melhor representa, simbolicamente, o enfrentamento ao preconceito racial e o combate ao apartheid no mundo.

Em 5 de dezembro de 2013, data de sua morte, aos 95 anos, o portal de rádios da EBC homenageou Mandela com um apanhado musical, em uma edição afetiva do Momento Três Especial.

Há 40 anos, a Rádio MEC FM foi inaugurada, trazendo cultura e informação para os ouvintes brasileiros. Paralelamente, há 33 anos, foi lançada a Agência Brasil, fonte confiável de notícias e informações para o público brasileiro. Ambas foram temas de conteúdos da TV Brasil em sua homenagem: 

Maio de 2024
5

Morte do poeta gaúcho Mário Quintana (30 anos)

Nascimento do cantor e compositor paranaense José Lima Sobrinho, o Chitãozinho (70 anos) – parte da dupla Chitãozinho & Xororó

Entra em operação a primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica de Itaipu (40 anos)

Dia Nacional das Comunicações – data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações, por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas

Dia do Expedicionário

Estreia do programa Antena MEC FM (17 anos)

6

Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público, durante a Exposição Universal em Paris (135 anos)

7

Nascimento da psicóloga e revolucionária paulista Iara Iavelberg (80 anos)

Primeira apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven, em Viena (200 anos)

8

Morte do pianista, professor e compositor amazonense Arnaldo Rebello (40 anos)

Morte do cantor paulista Jair Rodrigues (10 anos)

Nascimento da ginasta paulista Rebeca Andrade (25 anos)

Nascimento do arquiteto, músico, compositor e escritor paraense William Blanco Abrunhosa Trindade, o Billy Blanco (100 anos)

Dia do Artista Plástico

Dia Mundial da Cruz Vermelha

9

Morte do compositor fluminense Henrique Gypson Vogeler (80 anos)

Nascimento do compositor e cantor fluminense César Costa Filho (80 anos)

Nascimento do cantor e compositor estadunidense Billy Joel (70 anos)

Carlos Lamarca lidera ação de guerrilha urbana contra a ditadura militar no Brasil em São Paulo, roubando dois bancos (55 anos)

10

Nascimento do compositor baiano Antonio do Espírito Santo (140 anos)

Nelson Mandela é empossado o primeiro presidente negro da África do Sul (30 anos)

Dia Mundial do Lúpus – comemoração que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde para conscientizar sobre alguns dos sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico, doença autoimune crônica de causa desconhecida e difícil diagnóstico que acomete mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo

Inauguração da Rádio MEC FM (40 anos)

Lançamento da Agência Brasil (33 anos)

11

Nascimento do pintor catalão Salvador Dalí i Domènech, o Salvador Dalí (120 anos)

Nascimento do maestro e compositor mineiro Silvio Barbato (65 anos)

Nascimento do compositor, cantor e instrumentista fluminense Carlos Lyra (85 anos)

Morte do ator e humorista paraense Lúcio Mauro (5 anos)

Nascimento da atriz paulista Elizabeth Mendes de Oliveira, a Bete Mendes (75 anos)

Israel ingressa como Estado membro na ONU (75 anos)

Dia Nacional do Reggae

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Concurso para fuzileiros navais é adiado para 21 de maio

Publicado

em

Por

A Marinha do Brasil decidiu adiar a prova do concurso de admissão para o curso de fuzileiros navais 2025, que estava marcada para esta terça-feira (7). A nova data de realização do exame será o dia 21 de maio.

A decisão foi tomada em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul (foto), afetado por fortes chuvas nos últimos dias.

Isonomia

De acordo com nota divulgada à imprensa, o objetivo do adiamento é dar isonomia a todos os candidatos no território nacional, já que, neste momento, o acesso aos locais de prova no Rio Grande do Sul está dificultado.

Em caso de dúvidas, a Marinha orienta os candidatos a procurar os órgãos executores de seleção, relacionados no edital.

“A Marinha do Brasil se solidariza com o povo riograndense e agradece a compreensão de todos os candidatos neste momento tão delicado para o Estado do Rio Grande do Sul”, informa a nota.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Meteorologia alerta para onda de calor com alta média de 5°C

Publicado

em

Por

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou nesta segunda-feira (6), em Brasília, alerta de onda de calor, com previsão de temperaturas 5 graus Celsius acima da média. O aviso vale pelo menos por cinco dias e há, segundo o órgão, risco para a saúde. O próprio Inmet define o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.

A onda de calor vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, Campinas (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP) e centro oriental paranaense.

Outras áreas afetadas listadas pelo Inmet são Itapetininga (SP), Zona da Mata (MG), Ribeirão Preto (SP), região macro metropolitana paulista, Araraquara (SP), sul, noroeste, baixadas e centro do estado do Rio, Vale do Paraíba paulista, sul do Espírito Santo e centro oriental do Paraná.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo