Conecte-se conosco

Acre

Arroz caldoso de rabada no tucupi e jambu do Acre é apresentado na Arena gastronômica da Festuris, em Gramado

Publicado

em

Uma receita especial do Acre, de arroz caldoso de rabada no tucupi e jambu foi apresentada na Arena Gastronômica da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), neste sábado, 9, na Serra Gaúcha (RS). A apresentação aconteceu com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

As diversas apresentações e exposições também acontecem por meio de parceria do Programa REM (Redd Early Movers), Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares, por meio da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

Arroz caldoso de rabada no tucupi e jambu foi o prato típico do Acre apresentado na Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Rafael Frois, natural de Belo Horizonte (MG), contou que é professor de Turismo e Gestão Desportiva do Lazer, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Como professor, ele explica que a gastronomia está inerente ao turismo.

“Hoje não tem como você falar de turismo sem falar de gastronomia, porque a prática alimentar é uma coisa fisiológica, todo mundo precisa comer. Então, é a forma de contato mais direto que você tem com qualquer cultura que você for visitar. A região em que estamos, por exemplo, tem fama nacional relacionadas à produção agrícola da uva, a questão do gado, do chimarrão, tudo é prática alimentar”, explicou.

Rafael Froio aprovou o prato típico acreanos apresentado no Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Como espectador da aula do professor Ivonaldo, Rafael conta que a experiência é positiva porque mostra outras possibilidades do turismo gastronômico em diferentes regiões:

“Fiz questão de vir aqui no espaço porque o Acre ainda é um pouco divulgado quando você pensa nos grandes destinos do Brasil. É importante estarem sempre vindo nessas feiras e fiquei muito curioso porque o tucupi eu já conhecia, e associava ao Pará, mas eu não sabia dessa relação do Acre e também com a rabada, para mim, é novidade. É uma possibilidade para o turista ir para lugares também menos massificados. Achei muito interessante e tem muita potência”, destacou Rafael.

Chefe Ivonaldo Cardoso Filho é o responsável pela apresentação do prato acreano. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Responsável pelo prato especial do Acre, o chefe e professor da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício (Ieptec), Ivonaldo Portela Filho, disse estar satisfeito com os resultados alcançados:

“É incrível poder fazer essa apresentação de um prato típico do meu estado que eu tanto amo, com ingredientes tão especiais. E aqui na feira a gente tem um público imenso, com um público nacional e internacional que experimentaram o nosso arroz, o tucupi, o nosso jambu e todos eles ficaram maravilhados, parabenizaram pelo sabor e pela apresentação. Inclusive, teve até uma salva de palmas e eu me senti honrado por isso. Fico até sem palavras, é mais do que uma honra poder representar o Acre aqui em Gramado”, disse o chefe.

Apresentação do prato típico acreanos aconteceu no Espaço Arena Gastronômica. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Gastronomia e turismo: combinação perfeita

Juliana Ustra, curadora da Arena Gastronômica da Festuris destacou o interesse por conhecer o prato acreanos com ingredientes diferentes daqueles encontrados no Rio Grande do Sul. Para ela, o espaço possibilita uma troca cultural rica e é necessário esse compartilhamento de experiências e sabores.

Juliana Ustra, curadora da Arena Gastronômica da Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

“Temos aqui uma diversidade, sabores de origens diferentes, que conecta com pessoas diferentes que trazem saberes e influências distintas. A gastronomia reúne pessoas e ela atrai a atenção para outros negócios que estão nesse entorno e eu acredito que o Acre veio aqui então representando essa diversidade, a cultura indígena, essa brasilidade que a gente sabe que existe no estado”, expressou.

“Estamos muito felizes de estar aqui apresentando os nossos destinos e a gastronomia do Acre, um estado rico em biodiversidade e culturas. Estão todos convidados a visitar o nosso estado”, convidou Jackson Viana, chefe do Departamento de Gestão de Turismo da Sete.

Gastronomia e destinos acreanos são apresentados na Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

“O Acre existe e muito bem e a apresentação do nosso prato regional é uma das formas que a gente trouxe para familiarizar as pessoas com a nossa culinária. Então, vamos ter o prazer de experimentar um pouco do que a gente tem de bom. E aproveito para convidar a todos para conhecer o nosso estado, estamos preparados para recebê-los com todo carinho”, destacou Ialey Azevedo, secretário de Turismo e Empreendedorismo em exercício.

Receita

O arroz caldoso de rabada com tucupi do chefe Ivonaldo Cardoso Filho leva os seguintes ingredientes: Rabo bovino assado em forno, temperado com alho, pimenta do reino, coentro, louro, shoyo e molho de soja e molho inglês. Asse por 1h30 a 2h, com papel alumínio fechado, a 180 C.

Em seguida, refogue chicória, cebola, alho, coentro e cebolinha. Após assado, desfie a carne do rabo, e cozinhe o rabo no tucupi por pelo menos 30 minutos. Em seguida adicione o jambu cozido e espremido o excesso de água. Por último, acrescente o arroz previamente preparado ao gosto. E está pronto o prato do chefe.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo