Conecte-se conosco

Cotidiano

Aprovados no concurso da PM-AC acampam na Aleac para cobrar convocação do cadastro de reserva

Publicado

em

Comissão informou que grupo deve permanecer por tempo indeterminado — Foto: Italo Lima/Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Após mobilização na web pedindo convocação, os aprovados no cadastro de reserva da Polícia Militar tornaram a se mobilizar e acampam em frente a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na tentativa de sensibilizar o governador Gladson Cameli para serem convocados ainda neste ano.

A comissão do CR informou que o concurso deve vencer em fevereiro de 2021, o que preocupa os cerca de 450 aprovados no CR que começaram a mobilização nessa quarta-feira (11), em frente ao Comando da Polícia Militar, em Rio Branco, e depois seguiram para a Aleac, onde estão acampados com pelo menos seis barracas e um grupo de 20 pessoas que estão se revezando.

No início de outubro, em vídeos divulgados nas redes sociais, familiares dos aprovados fizeram apelo ao governo pela convocação.

“Nos reunimos com pelo 100 pessoas com os candidatos da capital, mas temos pessoas em todos os municípios. Nosso objetivo é ter uma conversa definitiva com o governador. Temos uma promessa de convocação, temos um termo de compromisso assinado por ele enquanto candidato em 2018. Tem um ato público do ano passado no aniversário do estado, quando ele nos chamou, e nós precisamos ter uma conversa com ele para saber quando e como vai ser feita essa convocação”, contou Italo Lima, representante da comissão dos aprovados.

A reportagem entrou em contato com a porta-voz do governo, Mirla Miranda, para saber se o governo vai se posicionar sobre o pedido, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Segundo um dos organizadores do movimento, Leandro Mendonça, as 450 pessoas que estão no cadastro poderiam estar nas ruas ajudando no combate a violência. “Nossa chance de ser contratado estará perdida nos próximos 3 meses se o governo não nos chamar. Até agora só prometeram”, reclamou.

Este ponto de convocar os aprovados no CR é um dos que constam nas promessas de governo de Gladson Cameli que acompanha anualmente.

“Se o cadastro de reserva não for chamado, a Polícia Militar vai entrar em defasagem, porque para fazer outro concurso vai levar pelo menos mais dois anos. Estamos pedindo essa conversa concreta e decisiva do governador porque a sociedade pede uma resposta. Faltam 90 dias e não tivemos ainda uma resposta”, acrescentou.

‘Sonho’

O vigilante Heriberto de Araújo, de 33 anos, é natural de Feijó e até os 11 anos ele morou na zona rural, em um seringal. Ele só teve acesso à escola com essa idade quando se mudou para a cidade e um ano depois foi para Rio Branco estudar. Ele terminou o ensino fundamental aos 18 anos e fez todo o ensino médio por meio do Enceja, quando estudava à noite e trabalhava durante o dia para ajudar na criação dos cinco irmãos. Filho de seringueiros, ele sempre sonhou em ser policial militar.

“Quando o governador nos fez a promessa em 2018, alimentou a ideia que ia chamar a gente. E ele tinha o sonho de ser governador na época, batalhava para isso e chegou lá. E a gente, como o governador, tem um sonho de ser policial militar também e gostaríamos que ele se sensibilizasse com isso e convocasse. Todos nós temos um sonho, uma história”, contou.

Araújo tenta ingressar na PM desde 2012, ele contou que sempre teve que estudar dobrado e vê nesse concurso a última oportunidade de ser militar por causa da idade.

“Desacreditavam de mim e sempre coloquei em mente que eu tinha que estudar mais e me inscrevi em 2017. Passei, me dediquei fiz todas as fases, peguei dinheiro emprestado com a família para pagar os exames de saúde e o governador garantiu que nos convocaria”, acrescentou.

Concurso da PM

O concurso da PM-AC foi lançado em março de 2017, com 250 vagas para o cargo de soldado combatente no nível médio e técnico.

A convocação dos aprovados de forma imediata foi uma das promessas de governo durante a campanha eleitoral do governador. Em abril deste ano, 200 militares aprovados no concurso.

A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame que ocorreu em junho de 2018. Porém, o prazo foi prorrogado por mais dois anos no mesmo mês, menos de dez dias depois.

O concurso venceria neste ano, mas devido a pandemia de Covid-19 uma lei, aprovada pelo governador, em maio deste ano, suspendeu os prazos de validade de concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados no estado, durante o período de calamidade.

O decreto que prorroga a situação de calamidade pública em todo o Acre até dezembro. Com isso os prazos voltam a ser contados e

“E quando o decreto encerram, vai voltar a contar prazo que a gente tinha que é de 57 dias. O que nos preocupa é que temos pouco tempo”, lamentou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre recebe doação de mais de 12 mil litros de água para abastecer famílias afetadas pelas enchentes

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), recebeu nesta segunda-feira, 9, a doação de 1.350 fardos de água mineral da empresa Solar Coca-Cola, na sede da pasta, em Rio Branco. A iniciativa contou com a articulação da Defesa Civil estadual e da Casa Civil.

A ação tem como finalidade suprir as necessidades básicas de famílias afetadas pelas cheias em municípios acreanos, como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, entre outros. Os donativos totalizam mais de 12 mil litros de água.

Mais de 12 mil litros de água serão destinados à população de cidades impactadas pelas recentes enchentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, destaca a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada no enfrentamento das consequências da cheia e acolhimentos às famílias. “Parcerias como essa fortalecem o cuidado com a população. A solidariedade chega mais longe e contribui para dar suporte às famílias atingidas pela cheia dos rios”, diz.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, relata que ficou definido que os donativos seriam direcionados conforme as demandas e necessidades identificadas pela secretaria: “Estamos em um momento de união e a doação de donativos é muito importante neste cenário de cheia que enfrentamos todo ano”.

Willyam Lima, ressaltou que a ação representa uma forma de colaborar com as famílias que enfrentam um momento de vulnerabilidade. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

O supervisor da Solar Coca-Cola, Willyam Lima, ressaltou que a ação representa uma forma de colaborar com as famílias que enfrentam um momento de vulnerabilidade. “Firmamos parceria com a Defesa Civil para contribuir com um item essencial, que é a água potável. Essa é uma situação que impacta toda a sociedade, e a união entre empresas e o poder público é fundamental para garantir apoio às famílias afetadas”, destaca.

The post Governo do Acre recebe doação de mais de 12 mil litros de água para abastecer famílias afetadas pelas enchentes appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Junina Pega-Pega anuncia retorno de Cley Oliveira como coreógrafo oficial para a temporada 2026

Publicado

em

Referência nacional no movimento junino, artista assume a direção coreográfica da quadrilha na temporada em que a Pega-Pega celebra 30 anos de história

Dry Alves, Ascom

Com muita alegria, a Junina Pega-Pega anuncia o retorno de Cley Oliveira ao Acre como coreógrafo oficial da quadrilha para a temporada 2026. A chegada do profissional marca um novo ciclo criativo e artístico, reforçando o compromisso da Pega-Pega com espetáculos que unem técnica, emoção e identidade cultural.

Com uma trajetória marcada por conquistas históricas, a Junina Pega-Pega carrega no currículo sete títulos de Campeã Estadual, três títulos do Circuito Junino e três conquistas no Festival do Sesc, consolidando-se como uma das maiores referências do movimento junino no Acre e no Brasil. Fundadora do Instituto Pega-Pega, a quadrilha construiu, ao longo dos anos, um legado pautado pela excelência artística, pela valorização da cultura popular e pela formação de gerações que fazem do São João um verdadeiro espetáculo de identidade, tradição e emoção.

Cley Oliveira é administrador, coreógrafo, brincante de folguedos e um dos pioneiros na preparação de destaques juninos no Brasil, com 33 anos de atuação no movimento junino. Sua trajetória transita entre a dança popular, o teatro e a pesquisa cultural, articulando técnica, performance e tradição na formação de quadrilheiros, noivos, rainhas e marcadores. Cofundador da União Junina do Ceará e criador do workshop Hoje Dama, Amanhã Diva, Cley é referência nacional na qualificação artística do São João brasileiro.

A escolha do coreógrafo reforça o propósito da Junina Pega-Pega de construir, em 2026, um espetáculo guiado pela luz, pelo movimento e pela força de sua história. Em uma temporada simbólica, que celebra três décadas de conquistas, o encontro entre a experiência de Cley Oliveira e o brilho da Pega-Pega promete um espetáculo marcante, onde tradição e inovação caminham juntas em torno do sol, da emoção e da essência junina.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre tem 81,2% das famílias endividadas, maior índice desde dezembro de 2025, aponta CNC

Publicado

em

Mais de 107 mil famílias estão endividadas; quase 50 mil têm contas em atraso e mais de 15 mil não conseguem pagar compromissos no curto prazo

Ao todo, 107.519 famílias no Acre estão endividadas. Deste total, 49.964 relataram contas em atraso e 15.392 afirmaram não ter condições de pagar os débitos em curto prazo, configurando situação de inadimplência. Foto: captada 

O Acre iniciou 2026 com o maior índice de endividamento familiar desde dezembro de 2025: 81,2% das famílias estão com dívidas, o que representa 107.519 lares. Desse total, 49.964 têm contas em atraso e 15.392 declararam não ter condições de pagar os débitos em curto prazo. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e apresentada pela Federação do Comércio do Acre (Fecomércio-AC).

O estado está acima da média nacional, onde 14,5 milhões de famílias encerraram janeiro endividadas — alta de 0,06% em relação ao mês anterior. No Acre, o comprometimento médio da renda das famílias com dívidas chega a 31,78%, muito próximo do limite crítico de 33%.

O cenário é resultado de gastos acumulados no último trimestre de 2025, impulsionados por datas como Dia das Crianças, Black Friday e festas de fim de ano. Famílias com renda de até 10 salários mínimos comprometem, em média, 32,1% da renda com dívidas, enquanto aquelas com renda superior destinam 28,7%.

Segundo especialistas, a tendência é de piora nos próximos meses com despesas como material escolar, IPTU e IPVA. Egídio Garó, assessor da presidência da Fecomércio-AC, alerta para o uso excessivo do cartão de crédito: “Produtos como supermercado e farmácia são consumidos continuamente. Quando parcelados no cartão, acabam comprometendo a renda por vários meses. O ideal é quitar integralmente a fatura sempre que possível”.

Detalhes do endividamento no estado:
  • Comprometimento da renda: 31,78% em média (próximo do limite crítico de 33%);

  • Famílias com renda até 10 salários mínimos: comprometem 32,1% da renda;

  • Famílias com renda acima de 10 salários: comprometem 28,7%.

Causas do aumento:
  • Gastos acumulados no último trimestre de 2025 (Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano-Novo);

  • Uso excessivo do cartão de crédito para despesas do dia a dia, como supermercado e farmácia;

  • Alta dos juros em modalidades como crédito pessoal e rotativo do cartão.

Alerta especializado:

O assessor da Fecomércio-AC, Egídio Garó, recomenda que as famílias evitem parcelar despesas contínuas no cartão e busquem quitar a fatura integralmente sempre que possível.

O Brasil tem 14,5 milhões de famílias endividadas (alta de 0,06% em janeiro), com 2,3 milhõesdeclarando impossibilidade de pagamento.

O Acre está acima da média nacional de endividamento e próximo do limite crítico de comprometimento de renda – um cenário que reduz o consumo, freia a economia local e aumenta o risco de inadimplência em cadeia, especialmente entre micro e pequenos empresários.

Comentários

Continue lendo