fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Apresentação do novo plano diretor foi apresentada os vereadores

Publicado

em

Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – ASCOM

Plano diretor do municipio de Brasiléia foi principal tema da Sessão desta semana - Foto: Assessoria

Plano diretor do municipio de Brasiléia foi principal tema da Sessão desta semana – Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (19) aconteceu a 5ª Sessão Ordinária no município de Brasiléia. Na maior parte desta sessão o representante da CONDIAC, o senhor Silton apresentou aos vereadores o novo plano diretor. Aonde e um plano que já vinha sido debatido e nunca tinha sido aprovado.

O objetivo desse plano e a regulamentação, organização demográfica e a estrutura geográfica no intuito de corrigir irregularidades fundiárias.

E um projeto que vai viabilizar a melhor forma de ocupar território no município, onde segundo o senhor Silton é um plano obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes, no entanto ordena a justa distribuição dos benefícios zona rural e zona urbana e garante o direito a moradia digna.

_DSC0070DSC_0126

Vereadores analisam o novo plano diretor

Erizete Lima (PT)

Erizete Lima (PT)

A vereadora Erezete lima (PT) foi a primeira a usar a tribuna e falou das preocupações dos areais existentes no município, e por consequência disso é visível a danificação dos barrancos dos rios. Em seguida falou de um problema que esta acontecendo no mercado municipal com relação a uma barbearia próximo aos box de alimentação, e pediu que a prefeitura estude a possibilidade de mudar de local a barbearia. A vereadora ainda em seu pronunciamento solicitou que a prefeitura envia o calendário de coleta de lixo, falou da reclamação dos moradores com relação as carretas estacionadas na beira das ruas onde muitas vezes atrapalha o tráfego de pessoas e veículos.

Fernanda Hassem (PT)

Fernanda Hassem (PT)

A vereadora Fernanda hassen (PT) em seu pronunciamento falou da feira do peixe que acontecera nos dias 25 a 28 deste mês, no município de Brasiléia. Em suas indicações  pediu que a prefeitura agilize a limpeza e reparos nas lâmpadas queimadas no beco do godo, pediu um tapa buraco na rua Odilon pratagi, pediu que prefeitura agilize a limpeza nas calçadas, principalmente as calçadas do cemitério e centro da juventude, pediu mais fiscalização do setor de cadastro na construções da cidade, pediu que a secretaria de obras realize um mutirão para desobstruir os bueiros entupidos, pediu que a prefeitura junto com o Deas providencie um vazamento de agua frente ao prédio da UFAC, pediu que prefeitura solicite ao batalhão da PM que seja feito rondas noturnas no parque do centenário , pediu novamente um paliativo na rua Valdemir Lopes, pois aquele trabalho feito não foi suficiente, pediu que a prefeitura recupere o inicio da rua Vitoria Salvatiera  , pediu que seja feiro melhorias nos trechos críticos do ramal aurora km 75, pediu que a prefeitura faça o planejamento de um novo cemitério, pediu que secretaria de saúde faça convenio com a universidades unitkp e uap de cobija, para que os alunos façam os estágios no Brasil, finalizou pedindo que a prefeitura encaminhe a reforma do estádio de Brasiléia.

Vereador Naldo (PRP)

Vereador Naldo (PRP)

O vereador Naldo (PRP) em seu pronunciamento falou  da situação dos haitianos no brasil , é preocupante vê aquelas pessoas naquelas situação. Falou da questão do desarmamento dos moradores da zona rural, pois os mesmo precisa do porte de arma para fazer a caça de subsistência disse o vereador, concluiu falando da preocupação com os ACS na questão do novo plano salarial.

Joelso Pontes (PP)

Joelso Pontes (PP)

O vereador Joelson pentes (PP) falou de um bueiro rompido no ramal do 52, pediu que a prefeitura agilize a manutenção da ponte no igarapé gloria próximo ao campo verde, e que a prefeitura também agilize o problema de um esgoto do lado da escola KJK, pois o mesmo traz um grande transtorno aos moradores ali próximo, pediu melhorias na ria Tereza Pimentel, pediu que a secretaria de agricultura viabilize aquisição de uma peladeiras para a associação do jacu km 88, pediu ao denite sinalização de placa no km 50, pediu que a secretaria de agricultura faça um levantamento de quantas associação estão funcionando, pediu ainda que a SEAPROF informe de quantos técnicos estão atuando, pediu que o que o ICMBIO informe quantas famílias estão cadastradas no programa bolsa verde, pediu que secretaria de saúde informatize melhorias no atendimento das U.B.S finalizou pedindo a relação de quantos técnicos foram formados nos últimos sete anos.

Vereador Marivaldo (PRP)

Vereador Marivaldo (PMDB)

O vereador Marivaldo (PMDB) falou do projeto dos motos taxi onde pediu que o sindicato chegasse num acordo com relação às novas concessões, falou de resposta da prefeitura onde até o final do mês o DNIT irá realizar o serviço de tapa buracos na BR, pediu que a prefeitura agilizasse o desentupimento de bueiros da Rua Vanderlei Dantas, parabenizou a secretaria de saúde éla campanha de tuberculose, pediu providencias com relação a alguns ajustes inacabados no centro do idoso, pediu que a prefeitura viabilize um tapa buraco e um desviamento de agua no ramal do polo, encerrou falando do ofício sobre a resposta dada pala direção do JKJ com relação aos livros achados no lixo.

Tereza Xavier (PT)

Tereza Xavier (PT)

A vereadora Tereza Xavier (PT) iniciou convidando toda a população de Brasiléia para participar do feira do peixe do alto acre, indicou que a prefeitura através da secretaria de obras faça um trabalho de raspagem e a construção de uma ponte no ramal do 6, onde segundo a vereadora é um pequeno ramal e moram 12 famílias, pedui que a secretaria de obras informe  o calendário de planejamento dos trabalhos nos ramais, concluiu pedindo que a prefeitura providencie um motorista para o conselho tutelar.

Mário Jorge (PSB)

Mário Jorge (PSB)

O vereador Mario Jorge (PSB) presidente da câmara iniciou falando da reunião que participou junto com o secretario de meio ambiente na beira do rio na residência do senhor Francisco farrapo, onde foi o lançamento do programa de recuperação e preservação dos rios e matas ciliares no município de Brasiléia, o vereador aproveitou sua fala e pediu que a secretaria de obras realize reparos pelo menos fazendo valas no ramal do porongaba, pois as laterais acumula muita agua, e em ema ponte no ramal do Carmo próximo ao Tilibra, pediu que a prefeitura agilize um tapa buraco na avenida Joao Jovino e no ramal do Etelve, falou da reunião que participou no ramal do polo, onde os moradores reclamam das más condições do ramal para escoar a produção principalmente o frango, finalizou pedindo que o prefeito participe de uma reunião no ramal no 75 na questão de melhorias de pontes e ramais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Assis Brasil se prepara para a 1ª Expo Fronteira

Publicado

em

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2025, Assis Brasil será palco de um dos maiores eventos já realizados no município: a 1ª Expo Fronteira. Serão três dias, de rodeio, vaquejada, shows musicais e uma grande feira de negócios, agricultura familiar e produtos extrativistas, reunindo tradição, oportunidades e diversão para toda a população.

O evento tem como objetivo movimentar a economia local, valorizar os produtores rurais, empreendedores e trabalhadores que fortalecem a base econômica do município. Além disso, a Expo Fronteira será um espaço de lazer e integração social, reunindo famílias, turistas e amantes da cultura regional.

O prefeito Jerry Correia destacou a importância da realização:

“A Expo Fronteira é um sonho de nossa comunidade. Este evento vai além da diversão: é uma oportunidade para mostrar o potencial de nossa agricultura, do comércio local e de nossa cultura. Estamos preparando tudo com muito carinho para que seja um marco na história de Assis Brasil”, disse o prefeito.

A Expo Fronteira é uma realização da Prefeitura de Assis Brasil, com apoio do Governo do Acre, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento econômico e social do município.

Programe-se! Três dias de festa, negócios e cultura esperam por você.

Comentários

Continue lendo

Acre

CRM proíbe estágio de alunos de medicina do exterior em unidades do Acre

Publicado

em

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) publicou nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial da União (DOU) uma recomendação que proíbe a realização de estágios e internatos por estudantes de medicina oriundos de instituições estrangeiras nas unidades de saúde públicas e privadas do estado. A medida está formalizada na Recomendação CRM-AC nº 1, e entra em vigor 180 dias após sua publicação oficial.

A decisão leva em consideração a ausência de convênios ou acordos oficiais entre faculdades estrangeiras e instituições acreanas, conforme exigem as normas do Ministério da Educação e a Resolução CFM nº 1.650/2002, que regulamenta a prática.

Segundo o texto, o exercício da medicina por estudantes não habilitados ou não registrados no Conselho é considerado ilegal. O CRM alerta que qualquer convênio ou permissão informal para atuação desses estudantes pode gerar responsabilizações éticas, civis e criminais.

A recomendação é direcionada a secretários de saúde, diretores de hospitais, médicos e demais gestores do setor. Caso a norma seja descumprida, os profissionais devem comunicar o Conselho para que as medidas legais cabíveis sejam adotadas.

A medida também foi motivada por uma requisição do Ministério Público do Estado do Acre, por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, diante do aumento de casos de atuação de estudantes estrangeiros sem a devida autorização legal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo repudia venda irregular de ingressos para shows da ExpoAcre

Publicado

em

Ação representa um ato de solidariedade. Foto: Alice Leão/Secom

Diante de informações sobre a suposta venda de ingressos para os shows da Expoacre 2025 circulando na internet, o governo do Estado do Acre divulgou, nesta quinta-feira, 24, uma nota pública para esclarecer a situação e orientar a população.

De acordo com o comunicado, os ingressos para os shows nacionais, incluindo a apresentação da dupla Jorge & Mateus, já estão esgotados, e não há comercialização oficial de bilhetes para o espaço da pista.

A distribuição foi realizada exclusivamente por meio de postos de troca autorizados, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.

Segundo o governo, a limitação da quantidade de ingressos obedece a critérios técnicos relacionados à capacidade máxima da arena de shows, seguindo normas de segurança, infraestrutura e conforto para o público.

Segundo a organização, não é permitida a venda de ingressos para o espaço da pista dos shows nacionais da Expoacre. A retirada de ingressos é feita somente nos postos oficiais de troca, mediante doação de 2 kg de alimentos.

O governo reforça que qualquer tentativa de venda de ingressos é ilegal e deve ser denunciada. A população pode acionar o número 190 da Polícia Militar ou registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

“O governo ressalta que, caso se depare com alguma situação de venda de ingressos, a população pode denunciar a prática ilícita no canal de atendimento 190 e/ou registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima”, diz a nota oficial.

A Expoacre 2025, edição comemorativa de 50 anos, segue com ampla programação cultural, de negócios e entretenimento, e a expectativa é de grande público nos próximos dias.

Comentários

Continue lendo