fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Após Operação Lares, beneficiados em esquema de corrupção na Sehab abandonam casas no Rui Lino

Publicado

em

Casas do conjunto Rui Lino são abandonadas por beneficiados em esquema de fraude

Casas do conjunto Rui Lino são abandonadas por beneficiados em esquema de fraude

Pelo menos cinco casas foram abandonadas após ser deflagrada a primeira fase da Operação Lares, em fevereiro deste ano, e que investiga o esquema de venda ilegal de casas populares do governo por funcionários da Secretaria de Habitação e Interesse Social (Sehab). A informação foi dada na manhã desta quarta-feira (27) pelo delegado Robert Alencar. Dois inquéritos foram instaurados para apurar os fatos.

De acordo com o delegado, as casas ficam localizadas no conjunto Rui Lino III, e seus moradores seriam pessoas que foram contempladas de forma ilegal e que sabiam que iriam virar alvo de investigação. Depois de ser executada a primeira fase da Operação Lares, algumas das casas foram encontradas em estado critico. Com o abandono, elas foram alvo da ação de vândalos que utilizam o local para consumo de entorpecentes e práticas sexuais.

Delegado Robert Alencar

Delegado Robert Alencar

“Nós fizemos um trabalho de vistoria desses imóveis, junto com o Ministério Público, que apresentou um relatório onde constam fotos dessas casas e de outras que ainda estão habitadas neste conjunto. São pessoas que foram contempladas de forma ilegal dentro do esquema, e que com certeza ficaram receosas em ser alvo de investigações”, diz Alencar.

Perguntado se essas pessoas, mesmo tendo abandonando os imóveis, iriam responder por algum tipo de crime, Alencar respondeu que sim, “A questão do abandono quer dizer apenas que deixaram de usufruir o bem, porém, os crimes de falsidade ideológica, estelionato e de corrupção passiva já foram consumados e essas pessoas deverão responder por esses crimes.”

O delegado informou, ainda, que pelo menos dois inquéritos estão em andamento para identificar todos os que foram contemplados com os imóveis de forma irregular, e outro ainda será aberto para chegar até outras pessoas envolvidas no esquema.

“O primeiro inquérito foi o da organização criminosa, das pessoas que compraram, o segundo inquérito nós instauramos para as pessoas que foram contempladas. Nós vamos instaurar um terceiro inquérito para apurar a participação de outras pessoas da Secretaria de Habitação, ou de particulares que vendem e também de pessoas que já trabalharam na secretaria e praticaram as mesmas condutas”, destacou ele.

casasfechadas

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo