Geral
Após fuga em massa, presos invadem casa e fazem família refém em Porto Velho
Detentos fugiram do presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470, na quinta-feira (11). Neste sábado (13) levaram carro e roupas de família que mora na Zona Rural.

Presídio Milton Soares de Carvalho em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1
Por G1 RO — Porto Velho
Uma família de Porto Velho foi feita refém no sábado (13) por cinco detentos que fugiram do presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470, na noite da última quinta-feira (11). Dezoito apenados conseguiram fugir sendo que, segundo a Polícia Militar (PM), um dos apenados morreu com um tiro após a fuga.
Adeilson Matos Soares, 23, acabou morrendo após ser baleado na mata. Socorrido a uma UPA, morreu devido a gravidade dos ferimentos.
De acordo com o boletim de ocorrência na manhã de sábado (13) cinco homens, vestindo apenas cuecas, saíram de uma região de mata que fica perto do presídio e invadiram uma residência localizada na Zona Rural. A família foi acordada pelos homens anunciando o assalto.
De acordo com uma das vítimas, os bandidos invadiram a casa e amarraram quatro pessoas com lençóis, nervosos, ainda afirmaram que eram foragidos do sistema penal e reviraram tudo a procura de bens de valor e dinheiro.
Enquanto as vítimas estavam amarradas, os bandidos comeram e levaram roupas, já que de acordo com as testemunhas eles chegaram ao local apenas de cueca e saíram do local vestidos com as roupas que encontraram na casa, inclusive vestuários femininos.
Eles levaram quatro celulares e um carro modelo HB 20 preto de placa OHO 0134. Antes de irem embora, ainda questionaram se as vítimas os tinham visto na televisão e afirmaram que apenas queriam fugir.
A fuga
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou na quinta-feira (11), que por volta das 19h15, dezoito presos fugiram da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, sendo que cinco presos foram recapturados pouco tempo depois e 12 continuavam foragidos.
___________________
“Durante a recaptura um preso foi atingido por disparo de arma de fogo e foi imediatamente conduzido a unidade de saúde, mas veio óbito”, explicou a Sejus, em nota.
___________________
Na madrugada de sábado (13) um outro detento foi recapturado. Conforme o boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar (PM), patrulhava as proximidades do presídio quando viram um homem deitado nas margens da Estrada da Penal.
Ao ser abordado o homem confessou que havia fugido da unidade prisional e na ocasião também tinha sido atingido por um tiro. Os agentes encaminharam o detento até o Hospital João Paulo II para receber atendimento e na sequência retornar à Justiça.

Segue o nome dos foragidos:
- FERNANDO FERREIRA DA SILVA
- ARNALDO VIEIRA DO PRADO
- CLEIMERSON MARVIN SOUZA DA SILVA
- CLAITON JULIAN DA SILVA
- EDMAR GUIMARÃES
- ANTONIO DA CONCEIÇÃO FILHO
- MAICON FREIRE DE SOUZA
- EVANDRO PEREIRA DA SILVA JUNIOR
- FRANCISCO ROMARIO BARBOSA DO NASCIMENTO
- MICHEL DOUGLAS GARCIA DA SILVA
- JEFERSON DA SILVA OLIVEIRA
- GERDON FERREIRA FARIAS
Confira a nota na íntegra GAPE/SEJUS.
“A Secretaria de Estado da Justiça informa que na quinta-feira (11), por volta das 19h15m, dezoito (18) presos de justiça empreenderam fuga da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho (470), cinco (5) presos foram recapturados e doze (12) presos continuam foragidos.
Durante a recaptura um preso foi atingido por disparo de arma de fogo e foi imediatamente conduzido a Unidade de Saúde, mas veio óbito.
A Secretaria de Justiça lamenta que a situação em questão tenha obtido como uma das consequências a morte de uma pessoa privada de liberdade, haja vista que, independente das circunstâncias, a morte de qualquer pessoa não é objetivo da atuação do Estado no cumprimento de suas obrigações.
Cabe esclarecer que a Corregedoria da Sejus realizará apuração minuciosa no âmbito da Secretaria a fim de verificar as condutas e a realização dos procedimentos de segurança na Unidade, sem prejuízo da apuração na esfera criminal.
Na data de hoje (12), com a orientação e supervisão da Coordenação-Geral do Sistema Penitenciário e da Gerência Regional de Porto Velho, o Grupo de Ação Penitenciária Especial – GAPE/SEJUS realizou revista geral no Estabelecimento Penal em questão. A Sejus agradece o apoio da SESDEC e Polícia Militar na busca dos foragidos, bem como a parceria com a Gerência de Inteligência da Sejus nas atividades em desenvolvimento no momento.
Asserveramos mais uma vez o compromisso da SEJUS no cumprimento da Lei, na melhoria do Sistema Penal e principalmente no respeito à dignidade da pessoa humana.”
Comentários
Geral
Homem conhecido como “Jhonka” é assassinado a tiros no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul
Vítima, que seria usuária de entorpecentes, morreu no local; polícia isola área e perícia inicia investigação

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Cruzeiro do Sul. Foto: captada
Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhonka” foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (6) na Rua Santa Luzia, no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul (AC). Segundo informações preliminares, a vítima foi perseguida e atingida por vários disparos, caindo em um quintal, onde morreu ainda no local.
Conhecido na região como usuário de drogas, “Jhonka” teve o corpo removido após a perícia da Polícia Técnico-Científica, que recolheu evidências no local. A área foi isolada pela Polícia Militar logo após o crime.
A autoria e a motivação do homicídio ainda são desconhecidas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) após a coleta de evidências no local. A Polícia Civil assumirá as investigações para apurar as circunstâncias e motivações do crime.

Segundo informações apuradas até o momento, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo e caiu em um quintal, onde morreu ainda no local. O homem era conhecido na região como usuário de drogas. Foto: captada
Comentários
Geral
Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre realiza visita institucional à Força Nacional e ao MJSP
Nesta sexta-feira, 6, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel Ferreira, realizou uma visita institucional à Diretoria da Polícia Judiciária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop), órgãos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a agenda, o delegado-geral também se reuniu com o Coordenador-Geral de Polícias Judiciária e Científicas, Pedro Felipe Cruz Cardoso, e os policiais civis do Acre que atuam no ministério, oportunidade em que destacou a importância do trabalho desenvolvido e da integração entre as instituições de segurança pública.
O encontro contou ainda com a participação do delegado Getúlio Monteiro, da DIOP/MJ/SENASP, e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a cooperação entre os órgãos.

Para José Henrique Maciel, a visita reforça a atuação conjunta entre as forças de segurança. “É fundamental estreitar os laços institucionais, alinhar estratégias e valorizar nossos policiais que representam a Polícia Civil do Acre no cenário nacional”, afirmou.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Polícia Civil e Acreprevidência fiscalizam obra da nova Delegacia-Geral em Brasiléia
A equipe técnica da Polícia Civil do Acre (PCAC) e do Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência) realizou, nesta sexta-feira, 6, uma fiscalização na obra de construção da nova Delegacia-Geral em Brasiléia. A vistoria teve como objetivo acompanhar o andamento dos serviços e verificar se a execução segue o projeto previsto, garantindo a qualidade e a funcionalidade da futura unidade.

A nova delegacia esta sendo construída na Avenida José Rui Lino, nas proximidades da Escola Estadual Kairala José Kairala, e contará com uma área total de 778,11 metros quadrados. O espaço foi planejado para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais civis e proporcionar um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente à população da região.
Entre as instalações previstas estão salas de depoimento, cartórios, sala de acolhimento, sala para policiais militares, alojamentos masculino e feminino, banheiros, sala dos investigadores, celas e depósitos. A estrutura moderna busca atender às demandas operacionais da Polícia Civil e fortalecer a prestação de serviços à sociedade, especialmente no atendimento ao público e na condução das investigações.
Para o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a obra representa um avanço importante para a segurança pública no interior do estado. “Essa nova delegacia foi pensada para oferecer melhores condições de trabalho aos nossos policiais e, principalmente, um atendimento mais digno e eficiente à população de Brasiléia. Estamos acompanhando de perto cada etapa da obra para garantir que a estrutura final atenda às necessidades da instituição e da sociedade”, destacou.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Você precisa fazer login para comentar.