fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Com mais de 9 mil casos de Covid-19, Acre prorroga decreto de isolamento social até 22 de junho

Publicado

em

Governador chegou a acenar a favor da reabertura gradual do comércio no Acre, mas MP-AC e MPF foram contra. Estado registra 254 mortes pela doença.

Com mais de 9 mil casos de Covid-19, Acre prorroga decreto de isolamento social até 22 de junho — Foto: Diego Gurgel/Secom

 Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

O governador do Acre, Gladson Cameli, voltou a prorrogar o decreto que suspende as atividades não essenciais e o serviço público no estado até o dia 22 de junho. O novo decreto foi publicado em edição especial do Diário Oficial (DOE) na sexta-feira (12).

As atividades não essenciais estão suspensas no Acre desde o dia 20 de março, quatro dias depois que o estado confirmou os primeiros três casos de Covid-19.

A prorrogação do isolamento social ocorreu no dia em que o Acre confirma 204 novos casos e mais nove mortes pela doença. Com os dados, o número de infectados saltou para 9.295 e o de mortes para 254, conforme o boletim divulgado na sexta (12), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre).

A prefeitura de Rio Branco também manteve a suspensão das atividades consideradas não essenciais e das aulas nas escolas das redes pública e privada, e instituições de ensino superior da capital acreana até o dia 30 de junho.

O governador chegou a acenar a favor da reabertura gradual do comércio no Acre, durante coletiva na última terça-feira (9), mas acabou recebendo uma recomendação dos os Ministérios Público do Estado (MP-AC) e Federal (MPF) para que o comércio permanecesse fechado para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Após a recomendação, em nota, o governo destacou que não tem medido esforços no combate ao novo coronavírus, a exemplo dos dois hospitais de campanha construídos para atender os pacientes infectados e outros.

Além disso, frisou que montou um plano chamado de Convívio Sem Covid para retomar a economias seguindo todas as recomendações para evitar a propagação do vírus no estado.

No novo decreto, publicado nessa sexta, o governo incluiu na lista de atividades que podem funcionar durante o período de quarentena as empresas que comercializem seus produtos por meio do serviço de drive-thru. Ou seja, aquele em que a venda ocorre através de circuito que permita ao cliente receber os produtos sem adentrar nos estabelecimentos.

Outra prorrogação foi com relação aos Alvarás de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI), assim como os alvarás sanitários expedidos pelo órgão de vigilância sanitária da Secretaria de Estado de Saúde.

Os documentos que estavam vigentes na data de 20 de março de 2020, podem ser considerados renovados “automaticamente” até 31 de dezembro de 2020. Conforme o decreto, está dispensada a emissão de novo documento de Alvará, mas os responsáveis devem manter todas as medidas de segurança contra incêndio e de proteção sanitária já exigidas.

Além do isolamento, segue valendo:

  • Uso de máscara nos locais de públicos e privados;
  • Limite de pessoas por estabelecimentos. Apenas uma pessoa de cada família por ir ao supermercado;
  • Proibida a aglomeração de mais se 5 pessoas nos locais públicos;
  • A abertura de escolas, creches, faculdades, centros universitários, bares, cursos, missas, igrejas, teatros, casas noturnas e outros estão suspensas.
  • Medidas rígidas para evitar filas nas agências bancárias do estado.
  • Proibida permanência de crianças e adolescentes de até 14 anos, sozinhos ou acompanhados, em filas internas ou externas, exceto nos casos de atendimento à saúde da própria criança.

O decreto permite também que sejam adotadas multas para as pessoas que descumprirem as determinações do poder público.

No caso dos órgãos públicos, o decreto reforça que a reabertura está prevista para o dia 1º de junho, porém desde que o retorno seja precedido da aprovação de protocolo de ações destinado a garantir a segurança dos servidores públicos e dos usuários dos serviços públicos.

Coronavírus no Acre

O Acre registrou 204 novos casos de Covid-19 nesta sexta (12), fazendo o número saltar de 9.091 para 9.295. Nas últimas 24 horas, o estado também atestou a morte de mais nove pessoas, sendo sete do sexo masculino e duas do feminino. Já são, no total, 254 mortos pela doença no estado.

Há ainda 346 exames aguardando o resultado no Lacen e Marieux. Já são 4.889 curados da doença em todo o Acre. O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril.

A taxa de contaminação é de 1.053,9 casos para cada 100 mil habitantes. Todas as 22 cidades do Acre já registram casos da doença.

Os leitos de UTI específicos para Covid-19 estão concentrados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. São, ao todo, 48 leitos para atender pacientes graves no estado. Nesta sexta (12), 42 deles estavam ocupados, uma taxa de ocupação de 77%.

Comentários

Continue lendo

Geral

PF prende peruano por tráfico internacional de drogas em Assis Brasil, Acre

Publicado

em

Durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Homem de nacionalidade peruana foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos. Foto: oaltoacre.com

Com Assessoria 

A Polícia Federal prendeu em flagrante um indivíduo de nacionalidade Peruana por tráfico internacional de drogas, apreensão aconteceu durante inspeção de rotina no posto de controle migratório em Assis Brasil, Acre, na manhã desta sexta-feira (26) na tríplice fronteira.

Na ocasião, o peruano solicitava entrada no Brasil com destino a Goiânia. Entretanto, durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Após examinar cuidadosamente os itens que estava de posse peruano, policiais federais constataram que as pilhas estavam adulteradas e recheadas de cocaína.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos posteriormente.

O indivíduo poderá responder por tráfico internacional de drogas.

Durante vistoria foi encontrada por agentes da pela policia federal significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vice-ministro de Arce diz que 5 de maio será o fim de Evo Morales no MAS

Publicado

em

O líder do MAS (à direita) e o presidente Luis Arce estão distantes

Com Hortência Rivera

O congresso da ala arquista do MAS convocou o congresso do MAS entre 3 e 5 de maio. Dizem que farão a reunião mesmo que não tenham a fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral.

Após o anúncio do presidente Luis Arce de que será realizado o congresso do MAS convocado por seus apoiadores em El Alto, neste sábado o vice-ministro de Coordenação dos Movimentos Sociais, Juan Villca, afirmou que esta reunião marcará o fim de Evo Morales no comando daquele jogo.

“No dia 5 de maio termina a gestão dele.  E isso significa que a partir do dia 5 essa direção nacional não existe mais”,  disse Villca, em contato com a mídia.

O MAS que está no Governo está dividido em dois blocos,  um evista e outro arcista. Ambos os lados organizam separadamente o congresso nacional deste partido no qual a nova liderança deve ser eleita.

A ala Arcista lançou uma convocatória indicando que  o congresso será realizado em El Alto entre 3 e 5 de maio,  enquanto os evistas (Evos), divulgaram outro documento indicando Lauca Ñ como ponto de encontro no dia 10 de junho.

Quando  ambos os lados solicitaram apoio ao Tribunal Supremo Eleitoral,  o pedido foi negado por não cumprirem o estatuto do partido, afirmou o órgão eleitoral.

O vice-ministro Villca destacou que,  embora a reunião convocada pela ala Arcista não conte com a fiscalização do TSE , ela será realizada da mesma forma. “Teremos a presença dos  movimentos sociais fundadores do partido azul”, concluiu Villca.

Comentários

Continue lendo

Geral

Na cadeia: Investigadores da DHPP prendem pai e filho acusados de homicídios

Publicado

em

Vanderley de Souza Leão de 39 anos, e, o filho dele, Árdison de Lima de 20, foram presos no Bairro Defesa Civil, em Rio Branco.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, a DHPP.

Pai e filho, são acusados pelo assassinato do ex-presidiário Raicharles Lima de Souza de 34 anos.

O crime aconteceu na madrugada de 15 de janeiro deste ano, na região da Defesa Civi.

A vítima foi morta com duas facadas, uma delas, na região do tórax. O corpo foi encontrado horas depois, no quintal da casa dos acusados.

A investigação dos agentes da Delegacias de homicídios, apontou o envolvimento dos dois no assassinato de Raicharles Lima.

O crime, segundo a polícia, foi uma espécie de “queima e arquivo”. O suspeito Áridson teria cobrado um valor para devolver a um morador da região, o aparelho celular furtado.

O ex-presidiário teria relatado o fato a lideranças de uma organização criminosa.

Árdison de Lima, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, teria confessado a autoria do crime, enquanto o pai dele, negou qualquer envolveu na morte do ex-presidiário

Comentários

Continue lendo