Acre
Após denúncia, MPE investiga Estado por contratações de servidores sem concurso público
O Ministério Público do Estado do Acre abriu, no último dia 4, um procedimento preparatório com a possibilidade de promover ação competente e punir uma provável ação de improbidade administrativa, caso seja comprovada a contratação indevida de servidores públicos, em caráter provisório, para atuarem na área da Saúde do Estado.
De acordo com a ação preparatória, chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça Especializada a denúncia do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, dando conta de que a direção do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) contratou seis técnicos de enfermagem, sem concurso público, para trabalhar pelo período de um ano em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contando, inclusive, com o conhecimento do secretário-adjunto de Saúde do Acre.
“A flagrante irregularidade se dá em virtude da existência do recente e concluído concurso público, levado a efeito pela Secretaria de Estado de Saúde para preenchimento de cargo efetivo dos profissionais ilegalmente contratados na atualidade”, diz.
O MPE considerou, ainda, o fato de que a Constituição Federal de 1988 dispõe, em seu artigo 37, que a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
“Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições”, diz o teor do documento.
De acordo com o ex-presidente do sindicato que denunciou o fato ao MPE, Raimundo Costa, o “Raimundinho da Saúde”, a denúncia foi feita depois de inúmeras queixas que chegaram até o sindicato e após a constatação de que a secretaria estava contratando em caráter provisório, sem levar em conta o cadastro de reserva do último concurso.
Ele se afastou do sindicato no dia 4 deste mês e teve como um dos últimos atos levar a denúncia até o MP, dizendo que vários funcionários foram lotados no setor de nefrologia da Fundação e Pronto Socorro de Rio Branco.
“Total falta de compromisso. Se teve concurso, é para chamar quem está no cadastro de reserva, não estes, em caráter provisório”, declarou.
Com informações da ContilNet
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.


Você precisa fazer login para comentar.