Geral
Após decisão do Comitê, governo libera reabertura de academias
Uma nova Resolução do governo divulgada nesta sexta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado (DOE), confirma que o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid no Acre decidiu por alterar e liberar a reabertura das academias de ginástica durante a fase amarela da pandemia. Anteriormente, o funcionamento desses estabelecimentos só estava previsto na bandeira verde. A Resolução entra em vigor a partir de 24 de agosto de 2020.
Ao ac24horas, a coordenadora do Comitê, farmacêutica Karolina Sabino, explicou que a decisão de liberar o funcionamento das academias foi tomada na terça-feira, dia 18, mas que somente após tratativas e alinhamento com a Vigilância Sanitária foi possível liberar, de fato, a partir desta sexta.
“Foi uma solicitação do Conselho de Educação Física e representantes das academias, feito a nós, para que fosse deliberado pelo Comitê. Durante essas duas semanas atrás, foi trabalhado com a Vigilância Sanitária, tanto do Estado, como do município, a fim de se construir os protocolos sanitários”, salienta Sabino.
Segundo a coordenadora, foram elaborados protocolos mais específicos para poderem dar subsídio às academias na implantação das medidas sanitárias. A resolução é assinada pelo secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene.
Regras
A abertura das academias de ginástica só pode ocorrer para a realização de atividades individuais, limitadas a 30% de ocupação do espaço, seguindo os protocolos sanitários, observadas ainda as seguintes condições no âmbito desses estabelecimentos:
I – proibição da prática de esportes de contato e atividades coletivas
II – proibição do uso da piscina;
III – manutenção dos vestiários fechados;
IV – proibição de entrada e permanência de pessoas dos grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades), sendo responsabilidade desses estabelecimentos o controle e identificação dos acessos a suas dependências, bem como o monitoramento das condições de saúde dos colaboradores e usuários.
Comentários
Geral
Criança de 9 anos é encontrada morta dentro de casa em Sena Madureira

Comentários
Geral
Motorista envolvido na morte de jovem em Mâncio Lima fugiu e sofreu novo acidente

Comentários
Geral
MP se posiciona sobre denúncias de violência sexual durante o Carnaval

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Após a repercussão de denúncias registradas no último fim de semana, quando duas mulheres denunciaram quatro jogadores do Vasco por estupro coletivo, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) divulgou nota pública nesta terça-feira (18).
Na nota, o órgão ministerial reforçou que “toda denúncia dessa natureza deve ser apurada com rigor pelas instituições competentes, nos termos da lei”.
No comunicado, o órgão ministerial não cita casos específicos, mas ressalta que “a violência sexual é crime grave e não admite qualquer forma de relativização ou justificativa”.
A instituição também enfatiza que “nenhuma circunstância, comportamento, presença ou escolha da vítima pode ser utilizada para transferir responsabilidade pelo crime” e reforça: “A culpa jamais é da vítima”.
Ainda segundo o MP, no decorrer do plantão do Carnaval, o Ministério Público acompanhou o caso, adotando as providências cabíveis no âmbito de suas atribuições e assegurando o atendimento à vítima.
O MP reafirmou também sua confiança no trabalho das forças de segurança pública, especialmente da Polícia Civil e dos órgãos especializados no atendimento à mulher, responsáveis pela condução técnica e imparcial das investigações.
Por fim, a instituição destaca a importância de que “sejam preservadas a identidade, a intimidade e a dignidade da vítima, evitando-se o compartilhamento de conteúdos, comentários ou informações que possam gerar exposição indevida ou revitimização”, e ressalta que a prevenção à violência contra a mulher exige compromisso permanente de toda a sociedade.


Você precisa fazer login para comentar.