Conecte-se conosco

Geral

Após conversa com partidos, N. Lima é eleito presidente da Câmara em Rio Branco pelos próximos 2 anos

Publicado

em

Por Alcinete Gadelha

leito presidente da Câmara de Rio Branco para atuar no biênio 2021-2022, o vereador N. Lima (PP) recebeu 12 votos do vereadores, no dia da posse, em 1º de janeiro. O parlamentar informou que a prioridade em sua gestão é a construção da sede da parlamento mirim.

“O nosso trabalho é um trabalho compartilhado dentro da câmara com os assuntos da população. Dentro da administração vamos trabalhar com a nossa mesa diretora que foi eleita para administrar uma câmara que já está bem. O Moraes está saindo e deixando um legado importante para a administração pública, deixando nos cofres quase R$ 5 milhões”, disse.

O presidente da Casa disse que foi feita uma conversa com os partidos e vereadores para conseguir o apoio necessário à eleição dele.

Veja composição da mesa diretora:

  • Presidente: N. Lima (PP);
  • Vice-presidente: vereadora Michelle Melo (PDT);
  • 1º secretário: Antônio Morais (PSB);
  • 2º secretário: Hildegard Pascoal (PSL);
  • Ismael Machado (PSDB) suplente.

Em julho do ano passado, o vereador N. Lima esteve envolvido uma discussão um tanto inusitada e atrapalhada durante uma sessão da Câmara transmitida ao vivo no YouTube, quando leu uma ‘fake news’ sobre o Papa Francisco querer cancelar a Bíblia e ainda questionou se essa seria a chegada do anticristo.

Após a repercussão e críticas, o vereador disse que pediria perdão publicamente pelo erro de ter propagado fake news. À época ele afirmou ainda que já tinha conversado com o padre Mássimo Lombardi e estava tentando uma conversa com o bispo Dom Joaquim Pertinez, que é a maior autoridade da igreja Católica no estado, para também se desculpar das declarações.

Verba para a construção

O vereador afirmou que a gestão de Antônio Morais está deixando no caixa verba de R$ 5 milhões e ele vai buscar apoio do governo do estado, deputados federais e senadores para conseguir mais investimento para iniciar e entregar a obra de construção da sede da Câmara.

“Vamos começar a nossa sede e se for da vontade de Deus, vamos entregar nessa legislatura. Já no início vamos procurar licitar, ver uma empresa que realmente faça o trabalho com seriedade, o mais rápido possível, porque Rio Branco é a única capital do Brasil que não tem a sua sede. Então, temos que fazer urgentemente”, disse.

Possível base do prefeito Bocalom

Ainda sobre os trabalhos da câmara neste ano, o vereador explicou que o prefeito Tião Bocalom deve contar com o apoio de nove dos 17 vereadores empossados, se contar o apoio recebido durante o primeiro de segundo turno das eleições municipais.

“Os partidos de apoio ao prefeito, nós fizemos quatro vereadores [no primeiro turno], três do PP e um do PSD. Mas, no segundo turno, tivemos adesão de mais quatro partidos: o MDB, PSDB, Podemos e PSL, então veio mais cinco vereadores. Nós temos, se for feito um fechamento, nove vereadores que apoiaram o prefeito Bocalom no primeiro e no segundo turno”, contou.

Entre estes 9 vereadores estão: Hilldegard Pascoal (PSL), Arnaldo Barros (Podemos), Ismael Machado (PSDB), Raimundo Castro (PSDB), Emerson Jarude (MDB), Célio (MDB), Lene Petecão (PSD), Samir Bestene (PP) e Rutênio Sá (PP).

Com esta composição, o prefeito teria sete vereadores de oposição. Além disso, o vereador acrescentou que também não há definição de um possível líder do prefeito. A reportagem não conseguiu contato com o prefeito para confirmar sobre as alianças na Casa e líder do prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo