Geral
Após conversa com partidos, N. Lima é eleito presidente da Câmara em Rio Branco pelos próximos 2 anos
Vereador diz que prioridade é construção da sede do Legislativo. Ele ainda afirma que gestão deve ser voltada para o povo e ações em conjunto com a mesa diretora.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2021/01/n-660x323.jpg)
Vereador N. Lima foi eleito presidente da Câmara de Rio Branco com 12 votos — Foto: Reprodução
Por Alcinete Gadelha
leito presidente da Câmara de Rio Branco para atuar no biênio 2021-2022, o vereador N. Lima (PP) recebeu 12 votos do vereadores, no dia da posse, em 1º de janeiro. O parlamentar informou que a prioridade em sua gestão é a construção da sede da parlamento mirim.
“O nosso trabalho é um trabalho compartilhado dentro da câmara com os assuntos da população. Dentro da administração vamos trabalhar com a nossa mesa diretora que foi eleita para administrar uma câmara que já está bem. O Moraes está saindo e deixando um legado importante para a administração pública, deixando nos cofres quase R$ 5 milhões”, disse.
O presidente da Casa disse que foi feita uma conversa com os partidos e vereadores para conseguir o apoio necessário à eleição dele.
Veja composição da mesa diretora:
- Presidente: N. Lima (PP);
- Vice-presidente: vereadora Michelle Melo (PDT);
- 1º secretário: Antônio Morais (PSB);
- 2º secretário: Hildegard Pascoal (PSL);
- Ismael Machado (PSDB) suplente.
Em julho do ano passado, o vereador N. Lima esteve envolvido uma discussão um tanto inusitada e atrapalhada durante uma sessão da Câmara transmitida ao vivo no YouTube, quando leu uma ‘fake news’ sobre o Papa Francisco querer cancelar a Bíblia e ainda questionou se essa seria a chegada do anticristo.
Após a repercussão e críticas, o vereador disse que pediria perdão publicamente pelo erro de ter propagado fake news. À época ele afirmou ainda que já tinha conversado com o padre Mássimo Lombardi e estava tentando uma conversa com o bispo Dom Joaquim Pertinez, que é a maior autoridade da igreja Católica no estado, para também se desculpar das declarações.
Verba para a construção
O vereador afirmou que a gestão de Antônio Morais está deixando no caixa verba de R$ 5 milhões e ele vai buscar apoio do governo do estado, deputados federais e senadores para conseguir mais investimento para iniciar e entregar a obra de construção da sede da Câmara.
“Vamos começar a nossa sede e se for da vontade de Deus, vamos entregar nessa legislatura. Já no início vamos procurar licitar, ver uma empresa que realmente faça o trabalho com seriedade, o mais rápido possível, porque Rio Branco é a única capital do Brasil que não tem a sua sede. Então, temos que fazer urgentemente”, disse.
Possível base do prefeito Bocalom
Ainda sobre os trabalhos da câmara neste ano, o vereador explicou que o prefeito Tião Bocalom deve contar com o apoio de nove dos 17 vereadores empossados, se contar o apoio recebido durante o primeiro de segundo turno das eleições municipais.
“Os partidos de apoio ao prefeito, nós fizemos quatro vereadores [no primeiro turno], três do PP e um do PSD. Mas, no segundo turno, tivemos adesão de mais quatro partidos: o MDB, PSDB, Podemos e PSL, então veio mais cinco vereadores. Nós temos, se for feito um fechamento, nove vereadores que apoiaram o prefeito Bocalom no primeiro e no segundo turno”, contou.
Entre estes 9 vereadores estão: Hilldegard Pascoal (PSL), Arnaldo Barros (Podemos), Ismael Machado (PSDB), Raimundo Castro (PSDB), Emerson Jarude (MDB), Célio (MDB), Lene Petecão (PSD), Samir Bestene (PP) e Rutênio Sá (PP).
Com esta composição, o prefeito teria sete vereadores de oposição. Além disso, o vereador acrescentou que também não há definição de um possível líder do prefeito. A reportagem não conseguiu contato com o prefeito para confirmar sobre as alianças na Casa e líder do prefeito.
Comentários
Geral
Vídeo; Homem é filmado roubando moto durante a madrugada em bairro de Cobija, na Bolívia
Câmeras de segurança capturaram o momento em que suspeito forçou o guidom e fez ligação direta para levar o veículo. Autoridades pedem ajuda da população para identificá-lo.
Um homem foi filmado praticando o roubo de uma moto na madrugada desta terça-feira (06/02) no bairro Santa Clara, em Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. As imagens, capturadas por câmeras de segurança, mostram o momento em que o indivíduo forçou o guidom do veículo e fez uma ligação direta para levar a moto. O crime ocorreu por volta das 04h30.
A proprietária do veículo está pedindo a colaboração da população para ajudar a identificar o suspeito. As autoridades policiais locais estão analisando as gravações e buscando mais detalhes para localizar e prender o responsável pelo roubo.
O caso reforça a importância de sistemas de segurança e da vigilância comunitária no combate à criminalidade. Qualquer informação que possa auxiliar na investigação deve ser repassada às autoridades competentes.
Comentários
Geral
Prefeito Carlinhos do Pelado e DNIT discutem melhorias na infraestrutura de Brasiléia
Reunião tratou de correções na BR-317, instalação de quebra-molas e escoamento de bueiros. Obras já avançam em vias como a Avenida Rui Lino e Marinho Monte.
Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir melhorias na infraestrutura do perímetro urbano e rural do município. O foco da reunião foi a BR-317, no sentido de Assis Brasil, onde foram identificados pontos críticos que necessitam de intervenções.
Entre as principais demandas estão correções nos acostamentos, instalação de dois quebra-molas próximo ao hospital e outros dois em frente ao clube da Polícia Militar, além da melhoria no escoamento de um bueiro localizado ao lado da borracharia 24 horas. Essas ações visam aumentar a segurança viária e facilitar o tráfego na região.
O DNIT já vem realizando obras de recuperação na BR-317, com a conclusão dos trabalhos na Avenida Rui Lino e a continuidade dos serviços na Avenida Marinho Monte. O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância das parcerias com órgãos federais para o desenvolvimento do município.
“Temos reforçado e agradecido sempre as parcerias que beneficiam o povo brasileense. Essas melhorias são fundamentais para garantir mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito.
As intervenções discutidas na reunião devem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes, além de promover o desenvolvimento econômico e social de Brasiléia. A expectativa é que as obras avancem rapidamente, beneficiando moradores e visitantes da região.
Comentários
Geral
Eletricista cai de altura de 4 metros durante serviço em igreja no bairro Montanhês, em Rio Branco
Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, conhecido como “Tito”, sofreu ferimentos na cabeça, escoriações e possível fratura no braço. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro em estado estável.
O eletricista Vanderlei de Souza Leão, de 39 anos, popularmente conhecido como “Tito”, sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (6) ao cair de uma altura de aproximadamente 4 metros enquanto realizava a instalação elétrica em uma igreja evangélica na Rua Senador Mário Maia, no bairro Montanhês, em Rio Branco. O local fica em frente a um posto de combustíveis.
De acordo com testemunhas, Vanderlei estava trabalhando na instalação da rede elétrica da igreja para a colocação de aparelhos de ar-condicionado quando, de forma inesperada, sofreu a queda. O acidente poderia ter sido evitado se o trabalhador estivesse utilizando equipamentos de segurança, como o cinto de segurança, que impediria a queda. Após o impacto, a vítima ficou desacordada.
Amigos de Vanderlei acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após receber os primeiros socorros e ser estabilizado, Tito foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Segundo o médico do SAMU, ele apresentava um ferimento na cabeça, escoriações pelo corpo, uma possível fratura no braço direito e relatava dores nas costas. Seu estado de saúde foi considerado estável.
Você precisa fazer login para comentar.