Cotidiano
Após atingir marca de U$ 21 milhões, soja lidera exportações no Acre em 2024
Estado cresceu mais de 88% no número de exportações em comparação com 2023. Mudanças climáticas, porém, representam desafio para a cultura.

1º bloco: Acre cresceu mais de 88% nas exportações em comparação com 2023. Foto: divulgação
Um dos grãos mais importantes da agricultura, você sabia que através da soja são feitos diversos alimentos?
O óleo que a gente usa na cozinha e até o apreciado chocolate, por exemplo, são alguns dos alimentos que entram nessa lista. No município de Capixaba, interior do Acre, está uma das maiores produções da leguminosa no estado. Antes de plantar toda essa produção é feito um longo processo, desde escolher uma boa semente, até colheita no tempo ideal.
O agrônomo Maycon Araújo, que atende produtores locais explica melhor a metodologia.
Diferente de outras regiões do país, que apresentaram queda no número de exportações o Acre liderou o ranking de crescimento em exportações em 2024 com um índice de 88,3% o produto que mais se destacou nesse período foi a soja. O valor das vendas externas do grão alcançou mais de U$ 21 milhões.

Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Foto: divulgação
Estes dados foram divulgados pela Agência Nacional brasileira de Promoção de Exportação de Investimentos (ApexBrasil). Para o presidente da entidade, Jorge Viana, o cenário para 2025 é positivo, mas é preciso estar atento às mudanças climáticas.
Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Além do solo fértil, ele destaca que um dos principais incentivadores foi o avanço da logística na venda do grão do estado.

Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Foto: internet
O empresário cita o começo das operações na hidrovia do Rio Madeira como um literal divisor de águas para a a produção de soja no estado.
Apesar das boas perspectivas, ainda há dificuldades para os produtores e são vários fatores que contribuem para isso.
“A gente não tem tantos silos de armazenamento. A gente não tem um volume muito grande renda de colhedeiras que possam dar o suporte para o produtor. Então a gente tem bastante coisa para evoluir ainda nesse sentido”, finalizou o agrônomo.

No município de Capixaba, interior do Acre, está uma das maiores produções da leguminosa no estado. Foto: divulgação
Comentários
Cotidiano
Mudança na telefonia fixa vai baratear ligações entre cidades do Acre
A partir de 31 de maio, chamadas dentro do mesmo DDD terão custo local e discagem será simplificada

Segundo a Anatel, não haverá alteração automática nos números dos usuários. Qualquer mudança deverá ser justificada pelas prestadoras. Foto: captada
A modernização da telefonia fixa no Brasil chegará ao Acre a partir de 31 de maio de 2026, quando ligações entre municípios com o mesmo DDD deixarão de ser consideradas de longa distância e passarão a ter tarifa de chamada local.
A mudança segue cronograma nacional definido pela Agência Nacional de Telecomunicações e já começou a ser implementada em estados do Sul, como Paraná e Santa Catarina. No Acre, a nova regra será aplicada junto com outros estados das regiões Norte e Centro-Oeste.
Com a alteração, as áreas locais da telefonia fixa passam a coincidir com os limites dos códigos DDD. Na prática, isso significa que chamadas entre cidades com o mesmo código terão custo reduzido, beneficiando consumidores e empresas.
Outra novidade é a simplificação na discagem. Para ligações entre telefones fixos dentro do mesmo DDD, não será mais necessário digitar o código da operadora nem o DDD — bastará informar o número do destino.
A medida também alinha a telefonia fixa ao modelo já adotado na telefonia móvel e deve estimular maior concorrência entre operadoras.
Segundo a Anatel, não haverá mudanças automáticas nos números dos usuários. Qualquer alteração deverá ser previamente justificada pelas prestadoras de serviço.
A implementação ocorre de forma gradual em todo o país desde janeiro de 2026 e deve ser concluída até junho, quando todas as regiões estarão adaptadas ao novo sistema.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Brasiléia entrega equipamentos a escolas de difícil acesso
Unidades dos km 52 e 59 recebem freezers, bebedouros e melhorias estruturais
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana a entrega de equipamentos para escolas localizadas em áreas de difícil acesso, nas regiões dos km 52 e 59.
A ação, realizada entre quarta e quinta-feira, contemplou as unidades com freezers, bebedouros, utensílios de cozinha e ventiladores, com o objetivo de melhorar as condições de funcionamento das escolas e oferecer mais conforto para alunos, professores e demais profissionais da educação.
Além da entrega dos equipamentos, a gestão municipal também tem investido na melhoria da infraestrutura física dessas unidades. Algumas escolas já foram contempladas, enquanto outras seguem em processo de adequação, com a construção de banheiros de alvenaria e implantação de poços artesianos.
Serviços de pintura e reformas também estão sendo executados, reforçando o compromisso da administração pública com a qualidade do ensino e a valorização das comunidades que vivem em regiões mais isoladas do município.
Comentários
Cotidiano
Inédito no Juntos pelo Acre, implante contraceptivo é ofertado a mulheres da regional do Calafate
A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis

Método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
Mais de 100 adolescentes foram beneficiadas com a inserção do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon, durante a edição do programa Juntos pelo Acre, realizada neste sábado, 28, na regional do Calafate, em Rio Branco.
O método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção de gestações não planejadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado com adolescentes no estado.
Ao todo as 100 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, foram atendidas. A iniciativa é financiada pelo Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD) e já está presente em 15 municípios do estado.
A chefe da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Temos fortalecido essa política pública para cuidar das jovens, que são o futuro da nossa sociedade. Trata-se de uma ação inovadora na Região Norte, que demonstra o compromisso do governo em investir em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes”, afirmou.

Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
Moradora da região, Lorhany Silva também aprovou a iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade que o governo do Acre está trazendo para a população. Sem dúvida, são mais benefícios para toda a comunidade”, disse.

Lorhany Silva, moradora da região, também aprovou a iniciativa. Foto: Daniel Villamor/SEASDH
A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.
A vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. “Este é um projeto construído para a população. Convido todos a participarem e a aproveitarem os diversos serviços oferecidos. Agradeço aos presidentes de bairros e às lideranças comunitárias que se mobilizaram para envolver a comunidade. Estar aqui, prestando atendimento com diversos serviços, é gratificante e reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pela população”, ressaltou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. Foto: Deyse Cruz/SEASDH
Mailza Assis também enfatizou o papel das lideranças comunitárias. “Esse trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, só é possível graças à atuação dessas lideranças, que estão diariamente ouvindo, acolhendo e identificando as necessidades da comunidade. Nosso papel é ouvir, acolher e encaminhar soluções”, completou.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, levando atividades educativas voltadas ao público infantil. O orientador de trânsito Victor Silva destacou a iniciativa. “Pensando no bem-estar das crianças e na educação para o trânsito, o Detran trouxe jogos interativos que ensinam de forma lúdica. Também disponibilizamos um espaço para fotos com carrinhos, motos e bicicletas, promovendo aprendizado por meio da brincadeira”, explicou.
A estudante Thalia Freitas, de 8 anos, participou das atividades e aprovou a ação. “Estou muito feliz com todas as brincadeiras oferecidas. Muito obrigada”, afirmou.


Você precisa fazer login para comentar.