Conecte-se conosco

Cotidiano

Após atingir marca de U$ 21 milhões, soja lidera exportações no Acre em 2024

Publicado

em

Estado cresceu mais de 88% no número de exportações em comparação com 2023. Mudanças climáticas, porém, representam desafio para a cultura.

1º bloco: Acre cresceu mais de 88% nas exportações em comparação com 2023. Foto: divulgação 

Um dos grãos mais importantes da agricultura, você sabia que através da soja são feitos diversos alimentos?

O óleo que a gente usa na cozinha e até o apreciado chocolate, por exemplo, são alguns dos alimentos que entram nessa lista. No município de Capixaba, interior do Acre, está uma das maiores produções da leguminosa no estado. Antes de plantar toda essa produção é feito um longo processo, desde escolher uma boa semente, até colheita no tempo ideal.

O agrônomo Maycon Araújo, que atende produtores locais explica melhor a metodologia.

“A gente inicia esse plantio em torno de outubro que é onde já tem um volume de chuva interessante e a gente tem um ciclo em torno de 100 a 120 dias na cultura, dependendo da sua variedade [de soja]. Hoje, a gente já tem bastante variedade adaptada para nossa região, para nossa realidade, para o nosso volume pluviométrico também. É uma região amazônica. Que tem um volume de chuva bem mais elevado, então a gente precisa de material que tem uma tolerância maior para que a gente possa não ter perdas”, explicou.

Diferente de outras regiões do país, que apresentaram queda no número de exportações o Acre liderou o ranking de crescimento em exportações em 2024 com um índice de 88,3% o produto que mais se destacou nesse período foi a soja. O valor das vendas externas do grão alcançou mais de U$ 21 milhões.

Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Foto: divulgação 

Estes dados foram divulgados pela Agência Nacional brasileira de Promoção de Exportação de Investimentos (ApexBrasil). Para o presidente da entidade, Jorge Viana, o cenário para 2025 é positivo, mas é preciso estar atento às mudanças climáticas.

“Tudo isso depende de chuva, de seca, e nós temos que tomar muito cuidado e adotar políticas de prevenção e de proteção para quem trabalha e produz a agropecuária acreana”,

Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Além do solo fértil, ele destaca que um dos principais incentivadores foi o avanço da logística na venda do grão do estado.

“Diversificar a produção rural do Acre é fundamental. Eu acho que nós tínhamos hoje praticamente uma monocultura da pecuária e com raríssimas outras atividades, mas muito pequenas, como mandioca, e alguma coisa de milho, mas muito pequeno. E de mais ou menos 10 anos pra cá se começou a introduzir a soja, mas mais importante, foi a logística que aconteceu”, explicou.

Assuero Veronez começou a produzir o grão há sete anos. Para ele, o estado tem grandes oportunidades de se diversificar ainda mais no cenário nacional. Foto: internet 

O empresário cita o começo das operações na hidrovia do Rio Madeira como um literal divisor de águas para a a produção de soja no estado.

“É por aí que se escoa toda a produção exportada dessa região do Acre e Rondônia. Antes, nós tínhamos que vender soja, se tivéssemos produção, no Paraná, em Paranaguá, no porto de Santos e hoje a gente está próximo a praticamente 500 km aqui de Porto Velho então e essa logística que proporcionou que os produtores se sentissem atraídos para produzir soja”, salientou.

Apesar das boas perspectivas, ainda há dificuldades para os produtores e são vários fatores que contribuem para isso.

“A gente não tem tantos silos de armazenamento. A gente não tem um volume muito grande renda de colhedeiras que possam dar o suporte para o produtor. Então a gente tem bastante coisa para evoluir ainda nesse sentido”, finalizou o agrônomo.

No município de Capixaba, interior do Acre, está uma das maiores produções da leguminosa no estado. Foto: divulgação 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo