Cotidiano
Após 13 dias internada, mãe de dois prefeitos no Acre morre com Covid-19 à espera de leito de UTI: ‘guerreira’
Maria Deusa Sá, de 73 anos, era mãe dos prefeitos de Manoel Urbano, Tanízio Sá, e de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá. Idosa morreu nesta quarta (17) à espera de um leito de UTI em um hospital particular de Rio Branco.

Maria Deusa Sá, de 73 anos, morreu com Covid-19 na manhã desta quarta (17) à espera de um leito de UTI — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
Após 13 dias internada com Covid-19, a idosa Maria Deusa Taumaturgo Sá, de 73 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (17) à espera de um leito de UTI em Rio Branco.
Maria era mãe dos prefeitos Tanízio Sá, de Manoel Urbano, e Tamir Sá, de Santa Rosa do Purus, cidades do interior do estado.
Os dois gestores também foram infectados pela doença e se recuperam em casa. A saúde do Acre entrou em colapso e não há vagas disponíveis nos hospitais de Rio Branco, nem na rede pública nem na privada. Nesta quarta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado chegou a 96%. Há 11 pacientes na fila à espera de uma vaga na UTI e 4 à espera de um leito de enfermaria.
A idosa estava intubada há oito dias em um hospital particular na capital acreana. Ela morava em Manoel Urbano, era hipertensa e tinha 11 filhos, o prefeito Tanízio Sá disse que Maria Deusa não saía de casa há mais de um ano, para evitar ser contaminada com a doença. Ele disse que não sabe como a mãe se contaminou.
“Deixou 11 filhos, era ativa, cuidava de todo mundo. Os médicos intubaram ela e falaram que teria uns três dias, corremos atrás, ligamos até para o governador, mas não conseguimos o leito. Não tinha outras comorbidades, cuidava de três netos ainda”, lamentou.
Em um vídeo, enviado à Rede Amazônica Acre, o gestor agradeceu as mensagens de carinho e condolências. Ele acrescentou que tenta juntar forças para resistir a dor e o sofrimento do momento.
“Não conseguimos UTI, não quero culpar ninguém, mas estou muito triste com a situação do nosso estado de calamidade pública. Lamentamos muito a perda da nossa mãe, era uma guerreira, criou 11 filhos e todos trabalham de forma digna para servir nosso estado. Nos ensinou de maneira correta, séria e tentamos passar isso para nossos filhos e netos também. Lamento muito ela não ter tido a chance de viver mais, tinha como viver mais tempo, era saudável”, disse emocionado.
Idosa morreu quando filho saiu do hospital
O outro filho de Maria Deusa, Tamir Sá, contou que estava há três dias internado tratando uma pneumonia e a Covid-19 e recebeu alta nesta quarta, quando foi avisado da morte da mãe. Abalado, o prefeito de Santa Rosa do Purus explicou que conversou com a mãe há uma semana.
“Tive pneumonia também e saí hoje do hospital. Estou me recuperando bem, tomando os remédios. Avisaram no grupo de irmãos que temos, contaram e, claro, isso abala muito mais a gente. Vi ela há uma semana, acompanhei, estava bem. Falei com ela, estava consciente e falou que logo iria para casa”, relembrou.
O corpo de Maria Deusa Sá vai ser levado para o enterro em Manoel Urbano ainda nesta quarta.
Comentários
Cotidiano
Wendell Barbosa confirma presença no AJP do Rio de Janeiro

Foto PHD: Wendell Barbosa entra em um novo momento da carreira
O paratleta Wendell Barbosa confirmou a participação no AJP do Rio de Janeiro, competição programada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na Arena Carioca.
“Vamos começar a temporada de 2026 em grande estilo. Disputar torneios no Rio de Janeiro, a capital da arte suave no Mundo, e sempre desafiador e prazeroso”, declarou Wendell Barbosa.
Como faixa preta
Wendell Barbosa terá o seu primeiro desafio como faixa preta e isso amplia o nível técnico das lutas.
“Teremos desafios maiores e bem mais difíceis. O Brasil tem os melhores atletas do Mundo e a qualidade dos adversários dispensa qualquer comentário. O momento, agora, é para intensificar os treinamentos”, avaliou Wendell Barbosa.
Comentários
Cotidiano
11ª Copinha Arasuper de Futsal inicia com bons jogos e muitos gols

Foto João Valente: Botafogo Academy e Camisa 11 fizeram um jogo sem gols da rodada de abertura
Começou neste domingo, 18, no ginásio do Sesc, a 11ª Copinha Arasuper de Futsal com 12 partidas nas categorias Sub-10, 12 e 14.
“Iniciamos a Copinha com o maior número de equipes. O evento cresceu e estamos avaliando a possibilidade de realizar a uma segunda divisão para contemplar mais equipes e ampliar as disputas”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins
Confira os resultados
Sub-10
Escola do Galvez 7 x 1 Santinha
Sena Esporte 4 x 0 Flamenguinho
Santa Cruz 3 x 0 Boleiro Mirim
Rei Artur 4 x 0 Xavier Maia
Sub-12
Escolinha da Conquista 2 x 1 Meninos da Vila
Sena Esporte 5 x 1 Barcelona do Calafate
Botafogo Academy 0 x 0 Camisa 11
Flamenguinho 2 x 0 Furacão do Norte
Sub-14
Santa Cruz 6 x 1 Botafogo Academy
Escola do Galvez 5 x 2 Bangu
Flamenguinho 2 x 1 Santinha
Cruz Azul 3 x 3 PSC
Comentários
Cotidiano
FATRI define calendário das competições da temporada 2026

FATRI define calendário das competições da temporada 2026
O departamento técnico da Federação Acreana de Triathlon(FATRI) divulgou neste domingo, 18, o calendário de competições para a temporada de 2026. A temporada inicia com um Aquatlhon(natação e corrida) no dia 29 de março e será fechada no dia 6 de dezembro com Seringueiro de Ferro.
“Vamos ter mais eventos em 2026. Os desafios serão ampliados e isso fortalece o nosso esporte”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.
Acreanos nos Mundiais
Além do calendário Estadual, o Acre tem 14 atletas classificados para os Mundiais de Triathlon e Multiesportivo(Duathlon). O Triathlon será promovido em Pontevedra, na Espanha, entre os dias 22 e 26 de setembro e o Duathlon está programado entre 12 e 26 de novembroem Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Calendário 2026
Aquatlhon(natação e corrida)/29 de março
Duathlon(corrida e bike)/31 de maio
Triathlon 70.3/26 de julho
Seringueiro de Ferro/6 de dezembro

Você precisa fazer login para comentar.