Geral
Aos 61 anos, servidor federal é principal destaque do Acre em competição regional de ciclismo
Antônio do Nascimento, o Jacaré, conquistou duas medalhas de ouro e um bronze na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, no último fim de semana, no Recife. Ele pedala há 30 anos
O principal nome do Acre na disputa da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, disputada entre os dias 19 e 21 de agosto no Recife, capital de Pernambuco, foi o experiente Antônio do Nascimento, o Jacaré, 61 anos.
Ele, que é servidor público federal em Rio Branco, capital acreana, e há 30 anos pratica ciclismo, conquistou três medalhas em três provas na categoria Master D1: duas de ouro (prova de circuito e de resistência) e uma de bronze (prova contra-relógio).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/O/X/Dj4LXYTcOmRAIPBFAPng/img-20220821-wa0069-1-.jpg)
Antônio Nascimento conquistou dois ouros e um bronze na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada — Foto: FAC/Divulgação
– Sem dúvida ir representar o estado já é uma honra muito grande em nome do ciclismo acreano. Levamos uma delegação boa, com muitos jovens porque o jovem é a base de tudo para que o esporte só cresça. Eu corro na Master D, que é uma categoria mais alta onde a pontuação é menor. E pra mim é uma satisfação ter sido selecionado, ter me dedicado durante três meses me preparando pra que chegasse lá e desse meu melhor. Fui convocado pela experiência que tenho, pelo currículo que tenho de 26 medalhas – afirmou durante entrevista concedida ao programa Resenha Esportiva, da Rádio CBN Amazônia Rio Branco, na última terça-feira (23).
O ciclista falou sobre a experiência que tem no esporte e que ao longo dos anos buscou evoluir para alcançar um alto nível de competitividade. Ele iniciou no esporte no fim da década de 70, início de 80.
– Sempre me aprimorando e fui ganhando medalhas, conquistando títulos. Participei de Brasileiro, Sul-Americano, a famosa Henrique Archer Pinto, aqui no Amazonas, tenho três títulos. Corri em La Paz, Colômbia, e graças a Deus, ainda com a idade, estou conseguindo manter ativo. O ciclismo é difícil. Não é o esporte de primeira linha no país, a gente sabe que é o futebol, mas o ciclismo a gente tenta levantar e hoje no Acre está muito grande, muito desenvolvido. Tivemos vários atletas para serem selecionados e escolhemos os melhores porque lá é difícil. Pra mim é só gratidão e satisfação por ter conseguido esse feito – contou.
Antônio do Nascimento descreveu como é a rotina ade preparação para se manter em competição e buscar resultados expressivos tanto no cenário estadual quanto no nacional.
– Pedalo mais na parte da noite. Saio quatro e meia da manhã, muita gente não sabe, chego sete horas para ir pro trabalho. Pedalo a noite e nos finais de semana intensifico mais. Faço 100, cento e poucos quilômetros. Tem que treinar mais, treinar muito porque se for competir em nível nacional é um pouco mais difícil. É dedicação, levantar cedo e treinar – ressaltou.
Antônio do Nascimento (c) no Resenha Esportiva da Rádio CBN Amazônia Rio Branco — Foto: Divulgação/CBN Amazônia Rio Branco
A Copa Norte de Nordeste de Ciclismo de Estrada foi a primeira competição disputada por ele depois de uma pausa de dois anos na carreira por causa de uma lesão no joelho. Antônio chegou a pensar em desistir do esporte, mas contou com o apoio da Federação Acreana de Ciclismo e de parceiros para retornar ao pedal e competir em alto nível.
– Fui participar do Mountain Bike e tive uma lesão no joelho devido a um tombo. Tive que passar por uma cirurgia e me afastei por dois anos. Aí teve mais dois anos de pandemia. Com isso eu estava afastado e pensei até em desistir porque você vai se acomodando. Mas a Federação de Ciclismo fez o convite, tive apoio do governo e das empresas parceiras e fui pro treinamento com recursos doados pela entidade e voltei quase que em alto nível – destacou.
Além de Antônio do Nascimento, outros três ciclistas do Acre conquistaram medalhas no Recife, todos da nova geração: Endril Lima, ouro em prova de circuito (Júnior Masculino), Danilo Araújo Gomes, prata na prova contra-relógio (Infanto Juvenil Masculino), e Mauro Henrique Medeiros, o Maurinho, ouro na prova de resistência (Juvenil Masculino). O experiente ciclista exaltou a qualidade dos jovens que estão surgindo na modalidade no estado.
– Temos três jovens que são promessas do ciclismo, é só investir neles. Já surgiu uma luz porque a gente tem o apoio público. Através da Secretaria de Esporte e Educação conseguimos convênio firmado para participar da Copa Norte e Nordeste, que há anos não tinha – finalizou.
Seleção Acreana de Ciclismo foi formada por 17 atletas na Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada — Foto: FAC/Divulgação
O Acre foi representado por 17 atletas que formaram a Seleção Acreana na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada. Quatro deles conquistaram seis medalhas e fizeram o estado ter o melhor desempenho da história na competição, ficando na quinta colocação no quadro de medalhas e na oitava por pontos, com 199 pontos somados, entre as 16 delegações participantes.
Comentários
Geral
PRF apreende 6 quilos de drogas em ônibus na BR-364 e casal é detido
Cão farejador localizou tabletes de pasta-base e cocaína em pó; destino seria o município de Tarauacá
Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite deste sábado (14), resultou na apreensão de seis quilos de drogas durante fiscalização em um ônibus que fazia o trajeto de Cruzeiro do Sul para Rio Branco, na BR-364.
A abordagem ocorreu em operação conjunta com o Canil da Polícia Militar. Durante a revista, todos os passageiros desembarcaram com suas bagagens de mão. No entanto, uma mochila foi deixada no interior do veículo, o que chamou a atenção dos policiais. O cão farejador indicou a presença de entorpecentes.
Dentro da mochila, os agentes encontraram quatro tabletes de pasta-base de cocaína e dois tabletes de cloridrato de cocaína, totalizando aproximadamente seis quilos de droga.
Uma adolescente de 16 anos se apresentou como responsável pela mochila e assumiu a propriedade do material ilícito. Ela afirmou, inicialmente, que não conhecia o homem que viajava ao seu lado, identificado como Lucas, de 19 anos. O jovem, por sua vez, declarou que não sabia que a namorada transportava drogas.
Apesar da versão apresentada, a menor relatou aos policiais que morava com o rapaz há cerca de seis meses e que ambos levariam o entorpecente para o município de Tarauacá.
Diante das contradições nos depoimentos, os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. O homem foi preso e a adolescente apreendida.
Comentários
Geral
Embrapa oferece curso gratuito, online, para produção de ração de galinha caipira
Por Wanglézio Braga / Foto: Ilustração/Redes Sociais
A Embrapa está com inscrições abertas para um curso online e gratuito sobre produção de ração na propriedade para galinhas caipiras, uma oportunidade estratégica para quem busca reduzir custos, melhorar o desempenho das aves e aumentar a rentabilidade da criação. A capacitação apresenta técnicas práticas para fabricação de ração voltada tanto para aves de corte quanto para poedeiras, respeitando as diferentes fases da criação.
O curso ensina como formular receitas balanceadas, fazer a mistura correta dos ingredientes e armazenar a ração de forma segura, garantindo melhor aproveitamento nutricional e maior produtividade. A formação tem carga horária de quatro horas, é autoinstrucional e voltada especialmente para agricultores familiares, pequenos e médios produtores, além de técnicos de assistência rural e agentes de transferência de tecnologia. O acesso é contínuo, permitindo que o produtor estude no seu próprio ritmo, com recomendação de conclusão em até 15 dias.
Para receber o certificado, o participante precisa atingir pelo menos 70% de aproveitamento nas atividades obrigatórias e responder à avaliação final. A iniciativa da Embrapa Meio-Norte fortalece a avicultura caipira, uma das principais fontes de renda e segurança alimentar nas pequenas propriedades, especialmente na Região Norte. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Comentários
Geral
Estados Unidos interceptam mais um petroleiro ligado à Venezuela
Embora tenha bandeira registrada pelo Panamá, o navio transportava petróleo do país que já foi comandado por Nicolás Maduro
O Departamento de Guerra dos Estados Unidos (EUA) informou, neste domingo (15/2), que interceptou o navio petroleiro Veronica III no Oceano Índico.
“Durante a noite, as forças americanas realizaram uma visita de rotina, interdição marítima e abordagem ao navio Veronica III sem incidentes na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico (INDOPACOM)”, escreveu o órgão norte-americano no X (antigo Twitter).
A embarcação, registrada sob bandeira do Panamá, é suspeita de violar as sanções impostas pelos EUA ao, alegadamente, transportar petróleo da Venezuela. Na semana anterior, outro navio-tanque, o Aquila II, foi alvo de abordagem na mesma área; após tentar escapar, acabou sendo interceptado.
“O navio tentou desafiar a quarentena do presidente Trump — na esperança de escapar. Nós o rastreamos do Caribe ao Oceano Índico, diminuímos a distância e o interceptamos. Nenhuma outra nação tem o alcance, a resistência ou a vontade de fazer isso”, reforçou o Departamento de Guerra.
A ação acontece após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar que bloquearia navios “petroleiros sancionados”. A primeira apreensão de um navio venezuelano ocorreu no dia 10 de dezembro. O segundo, no dia 20 de dezembro.
Mais de um petroleiro foi interceptado em janeiro, pela Guarda Costeira dos EUA. Segundo o Comando Sul marítimo dos EUA, fuzileiros navais e marinheiros interceptaram o navio-tanque Veronica III por violações às sanções norte-americanas.




Você precisa fazer login para comentar.