fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Aos 53 anos, vereador é diagnosticado com autismo: “Sou o 1º da história do Acre”

Publicado

em

Após consultas com um neuropsicólogo e com um psiquiatra, os profissionais constataram o Transtorno do Espectro Autista nível 2 de suporte

Após consultas com um neuropsicólogo e com um psiquiatra, os profissionais constataram o Transtorno do Espectro Autista nível 2 de suporte. Foto: pessoal 

Rose Lima

Aos 53 anos e com mais de 30 anos atuando no jornalismo acreano, o agora vereador recém-empossado, Almir Andrade, foi diagnosticado com autismo nível 2 de suporte. Almir diz que sempre levou uma vida normal, tanto no trabalho quanto em família.

No entanto, no ano passado, sua esposa sentiu a necessidade de levá-lo para fazer exames, pois acreditava que algumas de suas características chamavam a atenção.

“O Almir sempre teve um coração muito grande e não conseguia ver maldade nas pessoas, além de não conseguir identificar ironias ou sarcasmo, com um gosto bem peculiar para alimentos, sempre muito seletivo com a sua alimentação. Por essas e muitos outros motivos, decidimos incentivá-lo a fazer o teste e os exames. Os sintomas apareceram ainda mais durante o período em que esteve internado para ser submetido a uma cirurgia cardíaca, que, até na UTI, os médicos liberaram a visita estendida, por conta do seu quadro delicado de saúde, que se agravava por estar longe de mim, a pessoa com quem ele se sente seguro. Após essa cirurgia, isso só intensificou as dificuldades em lidar com suas manias; foi então que minhas filhas e eu resolvemos procurar atendimento de um profissional.”, afirma a servidora pública Chiquinha Alves, casada com Almir há 32 anos.

Foi então que decidiram iniciar as consultas com neuropsicólogo e com o psiquiatra, que constataram o Transtorno do Espectro Autista nível de suporte 2.

Laudo abaixo:

Após consultas com um neuropsicólogo e com um psiquiatra, os profissionais constataram o Transtorno do Espectro Autista nível 2 de suporte, conforme laudo abaixo.

“No início, eu não queria aceitar, achava que era uma besteira, mas fui convencido a ir fazer os testes. Sou autista e sou uma pessoa normal. Agora pretendo inserir a causa autista nos meus trabalhos como vereador. Temos muitas crianças precisando de acompanhamento e o preconceito ainda é grande. É preciso conscientizar a sociedade sobre o autismo. Agora os autistas têm mais um companheiro de luta. Sou o primeiro vereador autista da história do Acre”, finalizou o vereador.

Almir Andrade é jornalista de carreira e servidor público do Estado, conhecido como o “ligeirinho da fronteira”. Foi repórter da TV Record, da BAND e é âncora de um programa de rádio. Foi eleito vereador pelo Partido Progressista em Brasiléia com 471 votos, é natural de Brasiléia, casado e tem duas filhas.

Almir Andrade ao lado da esposa e filhas, vereador recém empossado em Brasiléia Almir Andrade (PP) recebeu uma inusitada notícia nas últimas semanas: foi diagnosticado com autismo em 2º grau. Aos 53 anos. Foto: pessoal 

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros encerram buscas por diarista desaparecido no Rio Purus, no Acre

Publicado

em

Paulo do Graça foi visto pela última vez em uma canoa; embarcação foi encontrada abandonada, mas vítima não foi localizada.

A comunidade local, que acompanha o caso com apreensão, lamenta o desaparecimento de Paulo, conhecido por sua dedicação ao trabalho e simpatia. Foto: cedida 

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelo corpo de Paulo do Graça, diarista que desapareceu nas águas do Rio Purus, em Sena Madureira, no Acre, na última segunda-feira (24). As operações, que incluíram buscas subaquáticas e superficiais, não obtiveram sucesso em localizar a vítima.

De acordo com relatos de moradores, Paulo foi visto pela última vez saindo do porto da comunidade Silêncio em uma canoa. No dia seguinte, o barco foi encontrado abandonado nas proximidades do seringal Regeneração, aumentando as preocupações sobre o seu paradeiro.

As equipes de resgate trabalharam por dias na região, mas as condições do rio e a falta de pistas concretas dificultaram as operações. A comunidade local, que acompanha o caso com apreensão, lamenta o desaparecimento de Paulo, conhecido por sua dedicação ao trabalho e simpatia.

O Corpo de Bombeiros informou que, por enquanto, as buscas estão suspensas, mas podem ser retomadas caso novas informações surjam. Enquanto isso, familiares e amigos aguardam por respostas sobre o destino do diarista.

Comentários

Continue lendo

Geral

Juiz da execução penal pode mandar monitorar conversa de advogado e preso

Publicado

em

As conversas gravadas mostram que a advogada mencionou que “quem a enviou foi o pessoal de fora”, com referências à organização criminosa, e que ela usou códigos e mensagens cifradas

A defesa impetrou Habeas Corpus para sustentar que o juiz da execução penal não tem competência para autorizar as escutas e que elas representam prova ilegal por violarem as prerrogativas da advocacia. Foto: internet 

O juiz da execução penal é competente para iniciar procedimentos de ofício, ou a pedido de autoridades como o Ministério Público, sempre que houver interesse na manutenção da segurança e da ordem no estabelecimento prisional.

Com esse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a recurso em Habeas Corpus ajuizado por uma advogada que teve suas conversas com um preso monitoradas pela Justiça de Goiás.

As escutas foram feitas no parlatório da unidade prisional, a pedido do MP, por indícios de que as atividades do preso, membro de uma organização criminosa, estavam sendo facilitadas pela advogada.

A defesa impetrou Habeas Corpus para sustentar que o juiz da execução penal não tem competência para autorizar as escutas e que elas representam prova ilegal por violarem as prerrogativas da advocacia relacionadas ao sigilo entre advogado e cliente.

Juiz da execução penal é competente

No entanto, a relatora do recurso, ministra Daniela Teixeira, observou que o Tribunal de Justiça de Goiás identificou motivos suficientes para justificar o monitoramento das conversas entre advogada e preso.

Isso porque ela não possuía vínculo formal com ele, como procuração para atuar em seu nome nos processos. E não foi designada pela família do detento.

As conversas gravadas mostram que a advogada mencionou que “quem a enviou foi o pessoal de fora”, com referências à organização criminosa, e que ela usou códigos e mensagens cifradas.

“A inviolabilidade do sigilo profissional pode ser mitigada em situações excepcionais, como quando há indícios da prática de crimes por parte do advogado”, explicou a ministra Daniela ao citar a jurisprudência do STJ sobre o tema.

Além disso, ela apontou que o juízo da execução penal é competente para iniciar procedimentos de ofício, ou a pedido de autoridades como o MP, sempre que houver interesse na manutenção da segurança e da ordem no estabelecimento prisional.

“No caso em questão, o pedido do Gaeco foi motivado por indícios de que as atividades de um dos presos, líder da organização criminosa, estavam sendo facilitadas pela advogada”, concluiu ela. A votação foi unânime.

Comentários

Continue lendo

Geral

Briga generalizada entre menores viraliza nas redes durante festa de Carnaval em Cobija

Publicado

em

Confronto ocorreu na Praça do Estudante durante tradicional jogo com balões e água; vídeos mostram momento de descontrole

O vídeo, no entanto, continua a viralizar, gerando debates sobre a segurança durante as festas de Carnaval e a necessidade de maior supervisão em eventos públicos que envolvem jovens. Foto: captada 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga descontrolada entre menores de idade durante as comemorações de Carnaval na Praça do Estudante, em Cobija, Bolívia, nesta segunda-feira. O confronto aconteceu enquanto os jovens participavam de um jogo tradicional boliviano que envolve balões e água, comum durante a festividade.

Nas imagens, é possível ver o momento em que a briga se inicia, com empurrões, socos e correria, deixando os espectadores em choque. Apesar da natureza lúdica da atividade, a situação rapidamente escalou para a violência, chamando a atenção de moradores e autoridades locais.

Até o momento, não há informações sobre feridos ou intervenção policial no local. O vídeo, no entanto, continua a viralizar, gerando debates sobre a segurança durante as festas de Carnaval e a necessidade de maior supervisão em eventos públicos que envolvem jovens. As celebrações, que costumam ser marcadas por alegria e diversão, foram manchadas pelo episódio de descontrole.

Veja vídeo com TV Unitel:

Comentários

Continue lendo