Conecte-se conosco

Flash

Aos 52 anos e morador de Alto Paraíso (RO), homem procura pela mãe que mora em Tarauacá (AC), após ter saído de casa aos 16 anos

Publicado

em

Seu Raimundo Ponato Pereira, hoje mora na cidade de Alto Paraíso (RO), saiu de Tarauacá aos 16 anos e nunca mais teve noticias da Mãe, da família – Foto: cedida.

Marcus José

Um morador da cidade de Alto Paraíso, localizada na região Sul de Rondônia, procura pela mãe após ter saído de casa aos 16 anos de idade, para tentar a vida no estado vizinho. Raimundo Nonato Pereira, de 52 anos, contou que após procurar uma vida melhor em outro estados não teve mais notícias da família.

Segundo Raimundo Nonato, a mãe dele se chama Maria de Nazaré Pereira, conhecida como ‘Dona Maria’ na cidade de Tarauacá. Desde que Raimundo foi morar no estado de Rondônia, na cidade de Alto Paraíso, o mesmo não tem informação da família; irmãs Alcione e Cirlene Pereira, principalmente de sua querida e amada mãe, com quem sonha todos os dias.

“Vim atrás de uma vida melhor aqui na cidade de Alto Paraíso, no estado de Rondônia, quando tinha 16 anos de idade. Vim trazido por conhecidos e com uma esperança de vida melhor. Tenho vontade e sonhos de rever minha mãe e minhas irmãs pois hoje tenho condições financeiras, então estou apelando para quem puder me ajudar a encontrar minha mãe que mora na cidade de Tarauacá”, contou Raimundo Nonato ao amigo.

A cidade de Alto Paraíso é um município localizado no interior do estado de Rondônia. Surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR) do projeto de assentamento Marechal Dutra.

Os primeiros colonizadores da região subiram uma elevação e descobriram uma paisagem exuberante e indescritível que lhes dava a impressão de ser o paraíso prometido. Daí teria surgido o nome que denominava um paraíso existente num lugar alto.

A cidade é ligada à BR 364 através da RO 459, encontrando-se à 56 km de Ariquemes e à 200 km de Porto Velho.

O município é banhado por diversos rios, entre eles o rio Tabócas, bem próximo à cidade, também o Massagana,  Santa Cruz e o Candeias na divisa com o município de Porto Velho e o rio Jamari, importante rio que é usado pela Usina Hidrelétrica de Samuel.

Quem tiver notícias de Dona Maria de Nazaré Pereira que mora em Tarauacá, município localizado no noroeste do estado do Acre, distante cerca de 400 km da capital do estado, Rio Branco, pode entrar em contato através do número celular do seu filho, (69) 99389-3483, a redação do jornal oaltoacre.com gostaria que os demais sitios especializados em noticias da região do Purus, que republicasse esse material para chegar aos familiares do seu Raimundo Nonato pereira.

As informações que chegaram na redação do jornal oaltoacre.com em relação ao desejo do acreano Raimundo Nonato em rever a mãe e as irmãs, que mora em Tarauacá, depois de 36 anos, é de angústia e saudade.

Foi através do funcionário público do município de Brasiléia, Flávio Adjânio Pires de Souza, mais conhecido na cidade por (Ratinho), que ao visitar os familiares da esposa Neuza Francisca de Paula no município de Alto Paraíso, estado de Rondônia, se deparou com o sonho de Raimundo Nonato em revê a Mãe e as irmãs que desde os 16 anos, não tem notícias e nem contato com a família que mora no município de Tarauacá (AC).

_____________________

Quem pode ajuda pode entrar em contato através do número do celular do seu filho. (69) 99389-3483.

_____________________

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital

Publicado

em

Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.

No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Na capital, 8 famílias já foram realocadas para o Parque de Exposições Wildy Viana. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.

“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Coronel Carlos Batista é coordenador da Defesa Civil Estadual. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.

Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.

Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.

Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.

Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

Previsão é de que o nível dos rios no Acre continue subindo devido ao período de chuvas. Foto: Pedro Devani/Secom

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.

O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.

The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija

Publicado

em

Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção

Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.

De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.

Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.

O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.

Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Boletim Informativo: Prefeitura de Rio Branco monitora nível das águas do Rio Acre e reforça estado de atenção

Publicado

em

A medição do Rio Acre coloca o manancial 10 centímetros acima da cota de alerta e a apenas quarenta centímetros da cota de transbordamento

A Prefeitura de Rio Branco informou que, conforme o boletim divulgado, às 15h, desta quinta-feira (15), o nível do Rio Acre atingiu 13,60 metros. A medição coloca o manancial 10 centímetros acima da cota de alerta e a apenas quarenta centímetros da cota de transbordamento.

A medição coloca o manancial 10 centímetros acima da cota de alerta e a apenas quarenta centímetros da cota de transbordamento. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Diante do cenário, a gestão municipal mantém o Plano de Contingência devidamente estruturado e em prontidão para ser acionado, caso a elevação das águas exija a adoção de medidas emergenciais voltadas à proteção da população.

A Prefeitura orienta que as famílias residentes em áreas de risco geológico ou sujeitas a alagamentos entrem em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. (Foto: Vitória Souza/Secom)

A Prefeitura orienta que as famílias residentes em áreas de risco geológico ou sujeitas a alagamentos entrem em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ao perceberem a aproximação da água, garantindo o atendimento e o suporte necessários.

A administração municipal segue realizando o monitoramento contínuo do Rio Acre e de seus afluentes, com o objetivo de assegurar que as famílias fiquem em segurança, evitando assim que a população seja surpreendida por novas elevações no nível do rio.

Comentários

Continue lendo