Conecte-se conosco

Acre

Ao rei, os louros da glória: Governo do Acre nega responsabilidades sobre ponte na fronteira

Publicado

em

Sebastião Viana (PT), governador do Acre não quer as responsabilidades, mas colhe os frutos, mesmo que não sejam seus - Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Governador do Acre, Sebastião Viana (PT), não quer as responsabilidades, mas colhe os frutos, mesmo que não sejam seus – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Alexandre Lima

No dia 13 de junho de 2013, por volta das 19 horas, aconteceu um incidente na ponte metálica José Augusto que liga as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Esta foi construída no final dos anos de 1980 do século passado e vem fazendo sua parte em ligar o Brasil através do Acre, pela Transpacífico (BR 317).

Nestas décadas passadas, o governo do Acre vinha dando suporte em suas manutenções, através de colaborações dos Municípios que são ligados pela ponte. Inclusive pelo atual, que é do Partido dos Trabalhadores (PT), que dava suporte para a gestão passada por ser do mesmo partido político.

Qualquer manutenção ali aplicada, baseada nas centenas de milhares de reais, era motivo de festa. Os ‘louros’ dos trabalhos eram colhidos com toda glória que lhe dava direito e assim, é feito até hoje.

A atual gestão estadual, reeleita em 2010, usou a mesma dizendo que iria construir uma nova ao lado e daria manutenção na velha. Não cumpriu nenhuma das promessas e abandonou de lado, como um cachorro vira-lata, deixado numa beira de estrada. Em alguns casos após acidentes e transtornos, foi preciso interdição popular para que alguma manutenção fosse feita.

Voltando ao caso de 2013, a jovem Chayenne F. de Medeiros, retornava do trabalho a pé pela ponte que oferecia pouca luminosidade passando pelas passarelas. Em dado momento, as tábuas cederam ao seu peso fazendo com que caísse de uma altura de 15 metros aproximadamente.

Link relacionado com vídeo:

Jovem escapa da morte ao cair em buraco de passarela da ponte

Milagrosamente, caiu às margens do rio, onde teve sua queda amortecida na lama e água, escapando da morte com apenas algumas escoriações. Mesmo abalada com o acontecido, aguentou a caminha até sua casa e comunicou o fato aos familiares.

O caso ganhou a mídia estadual e a jovem resolveu acionar juridicamente o Estado e demais órgãos envolvidos diretamente com a ponte. Passados quase três anos, aconteceu mais uma audiência, onde tentam desqualificar o caso.

O buraco na passarela por onde a jovem caiu - Foto: Arquivo

O buraco na passarela por onde a jovem caiu – Foto: Arquivo

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), em sua defesa, tenta se eximir da responsabilidade sobre a ponte, alegando que seria de total e irrestrita, do “Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte – DNIT, (…) que, desde janeiro de 2013, na vigência do projeto CREMA, o DNIT assumiu os serviços de conservação das Rodovias Federais. O Estado do Acre atua apenas de forma supletiva para manter o acesso rodoviário da população enquanto a entidade federal competente não promove…”, dando a entender que o Órgão Federal foi incompetente em relação a ponte nos anos seguintes e passados.

Lembrando ainda que, o Estado do Acre, na pessoa do governador Sebastião Viana, usou o DNIT por diversas vezes para restaurar e/ou, construir a BR 317, e sempre tentou levar aos acreanos, que os trabalhos realizado nas Avenidas Manoel Marinho Monte e Rui Lino, que corta a cidade de Brasiléia, além das reformas na ponte, sem colocar um prego de ferro, buscou os louros dos trabalhos para si, mas, os processos judiciais, devem passar longe dele.

Placa explicativa da reforma e construção não tinha data de início dos trabalhos – Foto/arquivo

Placa explicativa da reforma e construção não tinha data de início dos trabalhos – Foto/arquivo

Link relacionado:

Após seis meses, governo coloca placas anunciando construção de ponte na fronteira

O advogado, Dr Valadares Neto, impetrou um processo jurídico com ‘pedido de tutela de urgência’ contra o governo do Acre, exigindo diante dos acontecimentos passados, providencias sobre a ponte, além de celeridade onde visa a defesa dos interesses coletivos dos usuários da ponte.

Mesmo com mais uma reforma feita recentemente, a mesma ainda oferece perigo aos transeuntes. No processo, pede que seja realizada obras emergenciais para a adequada conservação com multa diária de até R$ 10 mil reais, caso seja descumprida prazos definido pelo judiciário.

Nesta segunda-feira, dia 6, Sebastião Viana esteve na cidade de Epitaciolândia, onde inaugurou depois de décadas, o novo sistema de abastecimento de água. Aproveitou novamente, para se vangloriar da aplicação de mais uma camada de asfalto na ponte onde alega não ter responsabilidade, mas, quis seus louros.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.

Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.

O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada 

A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.

Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).

Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica

Publicado

em

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.

O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.

Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.

O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta

Publicado

em

Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.

O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.

Comentários

Continue lendo