Cotidiano
Amplificador de voz na máscara e sensor para a respiração: os gadgets da pandemia na CES 2021
Empresas mostram tecnologias voltadas ao mundo com coronavírus. Além de máscaras conectadas, dispositivos de luz ultravioleta prometem eliminar micro-organismos.

Razer desenvolveu a máscara Hazel, com circulação ativa — Foto: Divulgação
Por G1
Pela primeira vez na história, a Consumer Electronics Show (CES) mostra novidades de forma digital. Por causa da pandemia de coronavírus, a maior feira de tecnologia do mundo, que vai até esta quinta-feira (15), não se reuniu como de habitual em Las Vegas.
Com apresentações totalmente virtuais, o evento também sente uma mudança no foco de seus gadgets. Em 2021, muitas empresas investiram em produtos relacionados a higiene e prevenção contra a Covid-19.
De máscaras com ventilação própria a higienizador de smartphones com luz ultravioleta, os expositores prometem soluções para diminuir a proliferações de micro-organismos.
Máscara com ventilação ativa e amplificador

Máscara tem circulação ativa de ar — Foto: Divulgação
Especializada em acessórios para o mundo gamer, a Razer apresentou seu protótipo de máscara de proteção contra Covid. O modelo Hazel possui respiradores do tipo N95 e ventilação ativa. De acordo com a empresa, o modelo é capaz de filtrar 95% das partículas transportadas pelo ar.
A máscara vem com um estojo para recarregamento que emite luz ultravioleta para matar vírus e bactérias enquanto recarrega.
A máscara é feita de material translúcido para que as pessoas possam se comunicar melhor, disse a fabricante. Além disso, o modelo possui luzes e amplificador para a voz do usuário, tudo para melhorar a maneira de falar com as pessoas no mundo pandêmico.
Máscara conectada

Máscara conectada Airpop — Foto: Divulgação
Com o uso cada vez mais rotineiro de máscaras por causa da pandemia, a Airpop criou um modelo que pode se conectar com o smartphone. Por meio de sensores, o dispositivo monitora como está a filtro da máscara, a qualidade do ar e a respiração do usuário.
Luminária UV antívírus
Com o objetivo de desinfectar superfícies como teclados, mouse e o que mais o cliente quiser, a Targus criou uma luminária de luz ultravioleta de LED que promete matar os micro-organismos. O aparelho será lançado em março deste ano, disse a fabricante especializada em estojos para laptop e acessórios de tecnologia.
O aparelho funciona automaticamente a cada hora, por 5 minutos. Quando o ciclo de desinfecção começa, a luz emite uma tonalidade ambiente roxa indicando que está em uso
Com sensores que detectam o movimento, o aparelho desliga automaticamente quando há alguém mexendo nos objetos. Além da luminária, a empresa apresentou na feira uma mochila com tecido antibacteriano.
Higienizador de smartphones

Higienizador e carregador de smartphones para ser usado dentro do carro — Foto: Divulgação
Também utilizando luz ultravioleta, a coreana Motrex desenvolveu uma acessório para higienizar smartphones. O aparelho leva 10 minutos para agir e pode também fazer a desinfecção de objetos menos, desde que caibam em seu compartimento. Feito para ser usado dentro do carro, o gadget também proporciona recarregamento sem fio para smartphones.
Pensando na pandemia de Covid-19, a Alarm.com anunciou um interfone que não precisa ser tocado com as mãos. O produto é equipado com uma câmera que detecta se há alguém esperando para ser atendido. Um capacho que indica onde o visitante precisa ficar é vendido separadamente.
A empresa diz que essa é a primeira campainha que toca “sem exigir qualquer contato” e que o objetivo é reduzir “os riscos de saúde público e tornar visitas e entregas seguras para todos”. Quando a câmera da campainha detecta uma pessoa, é emitido um alerta sonoro na casa e uma notificação no celular.
A Alarm.com não divulgou o preço exato do acessório, mas disse que custará menos de US$ 200 (R$ 1.100).
Comentários
Cotidiano
Federação discute retorno do Estádio Nabor Júnior ao Acreanão

Foto: Arquivo pessoal/João Antão de Lima Filho
O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, esteve em Senador Guiomard na manhã desta terça-feira (6) para uma reunião com a prefeita Rosana Gomes, visando discutir a inclusão do Estádio Nabor Júnior no calendário oficial do Campeonato Acreano de Futebol Profissional de 2026.
O encontro contou com a presença do vice-presidente da Associação Desportiva Senador Guiomard (ADESG), João Antão, e do secretário municipal de Esporte, Ady Pereira. Durante a reunião, foi discutida uma possível parceria entre a FFAC e a prefeitura para a realização de jogos do Campeonato Acreano no município, com foco em apoio logístico e melhorias na infraestrutura esportiva local.

Foto: Reprodução
Foi definida a elaboração de um plano colaborativo entre a Prefeitura, a FFAC e os representantes do clube, com o objetivo de possibilitar o retorno do Estádio Nabor Júnior para a realização de jogos oficiais.
Comentários
Cotidiano
Acreano Sub-20 tem duas partidas nesta terça, na Arena da Floresta
O Campeonato Acreano Sub-20 segue nesta terça-feira (6) com dois jogos válidos pela segunda rodada da primeira fase, na Arena da Floresta, em Rio Branco.
A primeira partida será entre Humaitá e Vasco-AC, a partir das 15h. Em seguida, às 17h, Plácido de Castro enfrenta o Andirá.
A competição teve início na última sexta-feira (2), com vitórias de São Francisco, Galvez e do atual campeão Santa Cruz-AC.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá partidas com estreias de favoritos

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Andrey será um dos titulares do Vasco na Arena da Floresta
A fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20 terá uma rodada dupla nesta terça, 6, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta. Humaitá e Vasco disputam o primeiro jogo e na segunda partida Plácido de Castro enfrenta o Andirá.
Duelo de favoritos
Humaitá e Vasco fazem um duelo de favoritos na abertura da programação. As diretorias das duas equipes realizaram investimentos em contratações e existe a expectativa por um grande jogo.
“Fizemos uma boa preparação e temos um grupo qualificado. O campeonato vai ser bem disputado e o primeiro objetivo é classificar para a segunda fase”, declarou o treinador do Vasco, Erick Rodrigues.
“Montamos um elenco para lutar pelo título. Nossa diretoria entendeu a importância de disputar a Copa São Paulo e vamos em busca da nossa meta”, disse o técnico Humaitá, Kinho Brito.
Andirá como favorito
Depois de dois adiamentos da partida contra o Vasco, o Andirá estreia no Estadual contra o Plácido de Castro como favorito. A diretoria do Morcego montou um grupo caseiro e confiou a missão ao técnico João Paulo Lourenço.
Você precisa fazer login para comentar.