Cotidiano
Amplificador de voz na máscara e sensor para a respiração: os gadgets da pandemia na CES 2021
Empresas mostram tecnologias voltadas ao mundo com coronavírus. Além de máscaras conectadas, dispositivos de luz ultravioleta prometem eliminar micro-organismos.
Por G1
Pela primeira vez na história, a Consumer Electronics Show (CES) mostra novidades de forma digital. Por causa da pandemia de coronavírus, a maior feira de tecnologia do mundo, que vai até esta quinta-feira (15), não se reuniu como de habitual em Las Vegas.
Com apresentações totalmente virtuais, o evento também sente uma mudança no foco de seus gadgets. Em 2021, muitas empresas investiram em produtos relacionados a higiene e prevenção contra a Covid-19.
De máscaras com ventilação própria a higienizador de smartphones com luz ultravioleta, os expositores prometem soluções para diminuir a proliferações de micro-organismos.
Máscara com ventilação ativa e amplificador
Especializada em acessórios para o mundo gamer, a Razer apresentou seu protótipo de máscara de proteção contra Covid. O modelo Hazel possui respiradores do tipo N95 e ventilação ativa. De acordo com a empresa, o modelo é capaz de filtrar 95% das partículas transportadas pelo ar.
A máscara vem com um estojo para recarregamento que emite luz ultravioleta para matar vírus e bactérias enquanto recarrega.
A máscara é feita de material translúcido para que as pessoas possam se comunicar melhor, disse a fabricante. Além disso, o modelo possui luzes e amplificador para a voz do usuário, tudo para melhorar a maneira de falar com as pessoas no mundo pandêmico.
Máscara conectada
Com o uso cada vez mais rotineiro de máscaras por causa da pandemia, a Airpop criou um modelo que pode se conectar com o smartphone. Por meio de sensores, o dispositivo monitora como está a filtro da máscara, a qualidade do ar e a respiração do usuário.
Luminária UV antívírus
Com o objetivo de desinfectar superfícies como teclados, mouse e o que mais o cliente quiser, a Targus criou uma luminária de luz ultravioleta de LED que promete matar os micro-organismos. O aparelho será lançado em março deste ano, disse a fabricante especializada em estojos para laptop e acessórios de tecnologia.
O aparelho funciona automaticamente a cada hora, por 5 minutos. Quando o ciclo de desinfecção começa, a luz emite uma tonalidade ambiente roxa indicando que está em uso
Com sensores que detectam o movimento, o aparelho desliga automaticamente quando há alguém mexendo nos objetos. Além da luminária, a empresa apresentou na feira uma mochila com tecido antibacteriano.
Higienizador de smartphones
Também utilizando luz ultravioleta, a coreana Motrex desenvolveu uma acessório para higienizar smartphones. O aparelho leva 10 minutos para agir e pode também fazer a desinfecção de objetos menos, desde que caibam em seu compartimento. Feito para ser usado dentro do carro, o gadget também proporciona recarregamento sem fio para smartphones.
Pensando na pandemia de Covid-19, a Alarm.com anunciou um interfone que não precisa ser tocado com as mãos. O produto é equipado com uma câmera que detecta se há alguém esperando para ser atendido. Um capacho que indica onde o visitante precisa ficar é vendido separadamente.
A empresa diz que essa é a primeira campainha que toca “sem exigir qualquer contato” e que o objetivo é reduzir “os riscos de saúde público e tornar visitas e entregas seguras para todos”. Quando a câmera da campainha detecta uma pessoa, é emitido um alerta sonoro na casa e uma notificação no celular.
A Alarm.com não divulgou o preço exato do acessório, mas disse que custará menos de US$ 200 (R$ 1.100).
Comentários
Cotidiano
Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá
A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.
A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Você precisa fazer login para comentar.