Conecte-se conosco

Geral

Amazonas: acusado de estuprar e matar criança é retirado de delegacia, linchado e queimado por populares

Publicado

em

Invasão na unidade policial aconteceu no início da noite de quinta-feira (19). A Polícia Civil do Amazonas informou que Forças de Segurança já iniciaram as investigações para identificar os responsáveis pelo linchamento.

A cena foi registrada por alguns presentes e compartilhada nas redes sociais, aumentando ainda mais a comoção.

Uma multidãos invadiu a delegacia de Jutaí, no interior do Amazonas, e linchou um homem que havia sido preso, suspeito de estuprar uma criança de 1 ano e 6 meses de idade. Os responsáveis pelo crime ainda não foram identificados, que segundo a polícia, já deu início as investigações.

O homem, de 48 anos, foi preso um dia antes, na quarta (18), após se entregar à polícia. Após investigações, ele foi identificado como o suspeito que levou a criança de 1 ano, abusou sexualmente dela e depois a matou. A vítima havia desaparecido na noite anterior, enquanto dormia em um flutuante no porto de Jutaí.

Já na noite de quinta (19), durante o interrogatório do suspeito, uma multidão revoltada com o crime cercou a delegacia e invadiu o local. Na ocasião, os populares usaram rojões, coquéteis molotovs e garrafas de vidro que foram lançados em diração ao prédio, conforme informações da Polícia Militar.

Ao entrar na delegacia, a multidão conseguiu localizar o suspeito, que foi levado para via pública onde foi linchado e em seguida queimado.

Em nota, a polícia informou que apesar dos esforços não conseguiu conter a revolta dos populares. Também foi informado que as Forças de Segurança já iniciaram as investigações para identificar os responsáveis pelo linchamento.

Ação dos moradores

A população da cidade, ao saber do acontecido, começou a se dirigir para a delegacia da cidade, revoltados com o crime. Por volta das 21h30, um grupo de moradores invadiu a delegacia local, retirou o suspeito à força e o espancou. Em seguida, jogaram gasolina sobre ele e atearam fogo. A cena foi registrada por alguns presentes e compartilhada nas redes sociais, aumentando ainda mais a comoção.

Veja vídeos:

O suspeito, um vendedor de picolé, foi detido após confessar o crime hediondo. Ele teria abusado sexualmente e matado a pequena Layla Vitória, jogando seu corpo no rio. A confissão do estuprador gerou uma onda de indignação e revolta entre os moradores de Jutaí.

Apesar dos esforços da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM), o suspeito foi retirado do local pelos populares, espancado até morte e em seguida queimado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Tentativa de invasão à Secretaria de Agricultura termina em furtos a residências em Tarauacá

Publicado

em

Uma tentativa de invasão à sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Tarauacá, registrada na madrugada desta terça-feira (23), acabou resultando em uma sequência de furtos em residências localizadas nas proximidades do órgão público.

Segundo informações apuradas, a ação criminosa ocorreu por volta das 4h30, na Rua Floriano Peixoto. Suspeitos ainda não identificados teriam usado um instrumento conhecido como “tesourão” para tentar forçar os portões da secretaria. Apesar das investidas, o imóvel não chegou a ser arrombado.

A principal suspeita é de que o objetivo dos criminosos fosse furtar kits de farinha, além de barcos e motores que estavam sob a responsabilidade da secretaria e seriam destinados a associações de produtores rurais do município.

Após não conseguirem acessar o prédio público, os suspeitos passaram a agir na vizinhança. Conforme relatos de moradores, eles escalaram muros de residências e furtaram diversos objetos, entre eles botas, ferramentas, roupas e até galinhas.

A Polícia foi acionada e realizou diligências na região para tentar identificar e localizar os autores dos crimes. Até o momento, ninguém foi preso e o caso segue sob investigação.

As autoridades orientam que os moradores da área redobrem a atenção e comuniquem qualquer informação que possa contribuir para a elucidação do caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

TJAC acata pedido da OAB/AC e recomenda a juízes e juízas a liberação de alvarás e RPVs

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

O corregedor-geral de Justiça, o desembargador Nonato Maia, acatou o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e recomendou a todas as unidades do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que promovam a liberação de alvarás e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) antes do recesso.

A decisão, tomada no Processo Administrativo nº 0013086-63.2025.8.01.0000 nesta segunda-feira, 15, destaca o caráter alimentar dos valores, principalmente no final do ano.

“Diante do exposto, acolho parcialmente o pedido formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Acre, para recomendar aos juízes e juízas de Primeiro Grau que, no exercício de sua autonomia jurisdicional, avaliem a viabilidade de priorizar a análise e a expedição das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), especialmente aquelas já conclusas e aptas à liberação, antes do início do recesso forense”, decidiu o magistrado.

Assim como no TJAC, o presidente da Seccional acreana, Rodrigo Aiache, solicitou também ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT14) e à Justiça Federal a possibilidade de um mutirão ou força-tarefa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Unidade Penitenciária de Senador Guiomard celebra a formatura de alunos do ensino regular

Publicado

em

A representante da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Fittipaldy, coordena a escola que funciona dentro do presídio de Senador Guiomard. Ela acompanhou cada etapa até a entrega do tão sonhado certificado dos alunos e disse que o momento é de comemoração

Onze detentos receberam certificado de conclusão do ensino médio. Foto: cedida

O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), celebrou nesta terça-feira, 23, os resultados de um trabalho voltado para a educação, feito dentro dos presídios do Acre. Após um ano inteiro de dedicação e compromisso, tanto da equipe educacional quanto dos alunos, 11 detentos, que cumprem pena na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, concluíram com êxito o ensino fundamental.

Arthur Nascimento, diretor da Unidade, disse que ao todo, 95 presos estudam na Escola Veiga Cabral. Ele destacou que a educação é um direito de todos e, para o detento, uma ferramenta fundamental no processo de reinserção social.

Noventa e cinco presos estudam na Escola Veiga Cabral em Senador Guiomard. Foto: Zayra Amorim

A representante da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Fittipaldy, coordena a escola que funciona dentro do presídio de Senador Guiomard. Ela acompanhou cada etapa até a entrega do tão sonhado certificado dos alunos e disse que o momento é de comemoração.

“Hoje é um dia de celebração, de encerramento do ano letivo, com muitas conquistas aqui na escola, porque nós temos onze alunos formando no ensino fundamental. Além disso, durante este ano nós conseguimos estruturar a escola, com ares-condicionados, bebedouros, banheiros nas salas de aula, e tudo isso é fruto de um trabalho sério e comprometido que temos feito dentro dos presídios.”

Para o detento D.S., que cumpre pena desde 2017, receber seu certificado de conclusão do ensino fundamental é um privilégio. “Eu tive o privilégio de estar concluindo o meu ensino fundamental. Quero agradecer primeiramente a Deus, depois eu quero agradecer a oportunidade ao estabelecimento penal, ao seu Mário, aos policiais penais e ao diretor do presídio por estarem sempre com a gente, porque pra gente que ganha essa oportunidade de estar se ressocializando através da educação, isso é muito importante, muito obrigado por esse voto de confiança.”

Detendo agradeceu a oportunidade recebida. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo