fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Alunos do Colégio Militar Tiradentes se destacam no xadrez e levam troféu de campeão do Ensino Médio

Publicado

em

Neste sábado, 24 de junho, aconteceu no Via Verde Shopping a 5ª Copa Xadrez Escolar 2023, organizada pela FJ Chess School, que teve a participação de sete alunos do Colégio Militar Tiradentes (CMET), instituição gerida pela Polícia Militar do Acre (PMAC) em parceria com a Secretaria de Educação (SEE). A competição abrange disputas nas categorias do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental I e II, em ambos os naipes, e mista no Ensino Médio.

Ao todo, 167 alunos de oito escolas públicas e particulares de Rio Branco participaram do evento, que tem continuidade neste domingo, 25. Os sete estudantes do CMET conquistaram nove medalhas nas diversas categorias definidas pela competição e, assim, levaram o título de campeão do Ensino Médio ao colégio militar.

A competição reúne 167 alunos de escolas públicas e privadas da capital acreana. Foto: cedida

O sargento da PMAC, Neurismar Rocha, que abdica de suas folgas para ensinar a arte, fala que enfrenta algumas dificuldades, mas mesmo assim, a participação dos alunos nas últimas competições superou as expectativas. “Isso significa que temos uma qualidade muito grande. Venho me esforçando para isso, de forma voluntária, desde 2018. Faço com muito amor”, declarou o militar.

Ainda este mês, durante o Campeonato Estadual de Xadrez 2023, também realizado no Via Verde Shopping, os alunos do CMET garantiram três das quatro vagas disponíveis para participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2023, que vai acontecer do dia 13 a 15 de outubro deste ano, em Belo Horizonte-MG. Alanna Cristina, Laura Neri e Yvan Lukas, conquistaram as três vagas, e a quarta ficou com Carlos Henrique, da escola José Ribamar Batista (Ejob).

O sargento Neurismar Rocha (ao centro) se dedica a dar instruções aos alunos desde 2018. Foto: cedida

“Me sinto feliz por ter conquistado esses prêmios e me manter como campeã. Xadrez não é fácil! É uma modalidade bem complexa, porém, muito interessante. É preciso muito estudo, treino e dedicação, e isso eu não consigo sozinha: tenho o apoio do meu professor e dos meus colegas, sem isso, acredito que seria bem diferente. Sou imensamente grata a eles”, disse a enxadrista Alanna Cristina.

Confira o resultado da 5ª Copa Xadrez Escolar 2023, nas categorias do Ensino Médio.

Ensino Médio/Série Ouro:
1º lugar: Vitor Gabriel (CMET)
2º lugar: Alanna Cristina (CMET)
3° lugar: Maria Alice (Colégio Anglo)

Ensino Médio/Série Prata:
1º lugar: Alanna Cristina (CMET)
2° lugar: Marcelo Maurer (Colégio Militar Dom Pedro)
3° lugar: Vinicius Souza (Colégio Militar Dom Pedro)

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Rio Branco, Homem é condenado por importunar mulher sexualmente em videochamadas

Publicado

em

As ligações foram feitas para ela em novembro de 2021 e a denúncia foi apresentada à Justiça em abril de 2023.

O acusado fez chamadas de vídeo para a mulher, a importunando sexualmente com o conteúdo das imagens. As ligações foram feitas para ela em novembro de 2021. Foto: ilustrativa 

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco condenou um homem que fez chamadas de vídeo importunando sexualmente uma mulher. Dessa forma, segundo a sentença do caso que corre em segredo de Justiça, ele deve cumprir três anos de reclusão em regime inicial aberto.

Conforme é relatado nos autos, o acusado fez chamadas de vídeo para a mulher, a importunando sexualmente com o conteúdo das imagens. As ligações foram feitas para ela em novembro de 2021 e a denúncia foi apresentada à Justiça em abril de 2023.

O responsável por avaliar a situação foi o juiz Fábio Farias, que destacou o fato do crime ser cometido usando a internet, pela falsa sensação de impunidade. “(…) Aqueles que praticam crimes por essa via tem a falsa impressão de que ficarão impunes, na invisibilidade social, o que se mostra inverídico, dada a evolução dos meios tecnológicos”.

Sentença

Apesar do denunciado ter negado ser autor do crime, argumentando que o celular foi clonado, o juiz constatou que o réu não registrou boletim de ocorrência, que as ligações foram feitas para a mulher no perímetro onde o homem reside.

“Logo, ante a evidência da prova técnica, tem-se que o argumento da suposta clonagem não transpassa o mero campo das ilações. É dizer: mostra-se pouco (ou nada) provável que um indivíduo detecte possível clonagem do seu celular e não adote qualquer providência a esse respeito (…) só o fazendo a mais de um mês e dia, apenas quando ‘coincidentemente’ fora indiciado pelo crime sob exame”, escreve Farias.

Além disso, o magistrado apontou para o fato de que a pessoa que teria clonado o celular do réu, não tentou obter vantagem com o proprietário da linha e sim ligar para importunar sexualmente a vítima.

“Tal situação torna-se ainda menos provável e pouco crível quando volvemos os olhos para o fato de que o suposto algoz (pessoa que clonou o celular) reside na mesma área de domicílio do réu e não praticou (ou menos tentou) qualquer desfalque patrimonial contra o titular da conta, preferindo, ao revés, importunar sexualmente mulher (…)”, disse o juiz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher tenta entrar em presídio do Acre com cocaína nas partes íntimas e acaba presa

Publicado

em

Ao perceber que seria descoberta pelo aparelho de raio-x, a visitante tentou descartar o material no banheiro. A mulher foi detida em flagrante, embora sua identidade não tenha sido divulgada pelas autoridades.

O aparelho body scan revelou tabaco escondido no corpo de outra mulher. Ela foi presa no local, conduzida à delegacia

Neste último domingo (19), agentes penitenciários do presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, realizaram operações bem-sucedidas que impediram a entrada de drogas e tabaco na unidade, resultando na prisão de duas mulheres durante a visita familiar.

Os eventos começaram pela manhã, quando policiais penais, em uma inspeção rotineira, dirigiram-se ao banheiro destinado às visitantes. No local, encontraram 138 gramas de drogas escondidas nas partes íntimas de uma mulher. Ao perceber que seria descoberta pelo aparelho de raio-x, a visitante tentou descartar o material no banheiro. A mulher foi detida em flagrante, embora sua identidade não tenha sido divulgada pelas autoridades.

Em uma segunda ocorrência, o aparelho body scan revelou tabaco escondido no corpo de outra mulher. Ela foi presa no local, conduzida à delegacia, e teve sua carteira de visitante revogada. O preso que aguardava a entrega dos produtos também foi identificado pelos agentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

A semana começa animada com a soja em alta nesta segunda, na bolsa de Chicago

Publicado

em

Por

A soja abriu a semana com leve alta na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (20.05), impulsionada por ganhos no mercado do trigo e pela expectativa para o novo relatório de safras do USDA.

Por volta das 7h40 (horário de Brasília), os contratos futuros da soja para entrega em julho subiam 2,75 cents por bushel, cotados a US$ 12,33, enquanto os de agosto avançavam 0,50 cents, para US$ 12,29. A valorização acompanha o desempenho do trigo, que registra alta de quase 3% nos contratos negociados na CBOT.

Os olhares dos analistas se voltam para o clima no Meio-Oeste americano, principal região produtora de soja nos Estados Unidos. Até o momento, os mapas meteorológicos não indicam grandes ameaças à safra 2024/25, limitando o impacto nas cotações.

“O clima seco durante o fim de semana permitiu o avanço do plantio em quase todo o Corn Belt. No entanto, algumas áreas, como Missouri, Nebraska e o lado leste de Illinois e Indiana, apresentam excesso de umidade, o que pode levar alguns produtores a recorrer ao programa Prevent Plant do USDA”, alerta Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro.

O mercado também aguarda com expectativa o relatório semanal de acompanhamento de safras do USDA, que será divulgado às 17h (horário de Brasília). As projeções indicam que o Crop Progress deve mostrar 75% do milho plantado e 45% da soja, com a janela ideal para o plantio da oleaginosa se encerrando em 21 de junho.

Com informações do Notícias Agrícolas

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo