Acre
Alunos de escolas em tempo integral do Acre alcançam alto desempenho no Enem
Em uma notável conquista, diversos alunos de escolas em tempo integral, incluindo a capital e o interior, apresentaram alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa conquista evidencia o comprometimento das escolas, dos estudantes e as iniciativas do governo estadual voltadas ao apoio à educação.

Beatriz Moura da Silva, 18 anos, concluinte do Instituto Lourenço Filho, almeja cursar Direito. Foto: Mardilson Gomes/SEE.
Entre as medidas destacadas pelos estudantes está o relevante programa Pré-Enem Legal, que proporcionou preparação eficaz para o exame, o suporte fornecido pela escola, a distribuição de material didático, a plataforma educacional Farias Brito, a realização de aulões tanto presenciais quanto via YouTube, o fornecimento de tablets com acesso à internet e a realização de simulados foram fundamentais para o sucesso dos alunos.
O governo do Acre fortaleceu ainda mais o ambiente de aprendizado ao equipar as escolas com laboratórios de informática, química, física, matemática e biologia, visando potencializar o desempenho e rendimento dos estudantes. Essas ações culminaram em uma performance sensacional dos concluintes de 2023 no Enem, especialmente na redação, um critério decisivo para o acesso às universidades.

Ana Clara Silva Vaz, 17 anos, aluna da Escola José Ribamar Batista, pretende cursar Direto. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Destacam-se escolas como José Ribamar Batista (Ejorb), Instituto de Educação Lourenço Filho (Ielf) e Humberto Soares da Costa, em Rio Branco, onde alunos alcançaram notas iguais ou superiores a 800 pontos. O apoio dos professores e o ensino integral focado no Enem também contribuíram muito para esse sucesso.
Os relatos dos estudantes refletem a importância do suporte educacional e do ambiente de aprendizado oferecido pelas escolas em tempo integral. Ana Clara Vaz, da Ejorb, deseja cursar Direito, destacou a dedicação dos professores e a oportunidade de estudar em um ambiente que oferece suporte contínuo.
Da mesma forma, Beatriz Moura, do Ielf, que também quer cursar Direito, ressaltou a importância dos aulões do Pré-Enem Legal e do reforço dado pelos professores em sala de aula.

Augusto Barreto, 18 anos, da escola Humberto Soares da Costa, quer cursar Física ou Medicina. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Augusto Barreto, da Escola Humberto Soares da Costa, almeja cursar Física ou Medicina, enfatizou a importância de encontrar um equilíbrio entre os estudos e o lazer, destacando que a preparação para o Enem pode ser desafiadora, mas também gratificante.
Seja cursando Direito, Física ou Medicina, esses alunos demonstram orgulho em sua jornada educacional e confiança em seu futuro acadêmico.
Comentários
Acre
Advogados terão prioridade em órgãos públicos e bancos de Cruzeiro do Sul
O prefeito Zequinha Lima (PP) sancionou a Lei nº 1.034/2025, que garante atendimento prioritário a advogados e advogadas em exercício da profissão em repartições públicas, cartórios, instituições financeiras e concessionárias de serviços públicos localizadas no município de Cruzeiro do Sul. A medida foi publicada nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial do Estado (DOE).
A nova norma obriga esses estabelecimentos a priorizarem o atendimento a profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quando estiverem atuando em defesa dos interesses de seus clientes, sem a exigência de procuração, excetuando-se casos que envolvam segredo de justiça.
Para usufruir do benefício, os advogados deverão apresentar a carteira funcional da OAB, sempre que solicitados por funcionários dos órgãos ou instituições. A lei também inclui os advogados no rol de cidadãos com direito a atendimento prioritário em serviços públicos e financeiros.
Segundo o texto, o descumprimento da norma poderá gerar multa diária, a ser regulamentada por ato do Poder Executivo, com base na unidade fiscal do município. Os estabelecimentos terão um prazo de 90 dias para se adequarem às novas exigências, contados a partir da publicação da lei.
Comentários
Acre
Em meio a protesto, prefeito alega limite fiscal: “nem tudo é possível na hora que quer”
Após a paralisação geral dos professores da rede municipal de Rio Branco nesta terça-feira (6), o prefeito Tião Bocalom se manifestou publicamente sobre as reivindicações da categoria, que cobra principalmente a reposição do Piso do Magistério e o reajuste inflacionário dos servidores.
Durante a manhã, profissionais da educação se concentraram em frente à Prefeitura, na Praça da Revolução, em protesto organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). A presidente do sindicato, Rosana Nascimento, afirmou que a gestão municipal ignora pautas apresentadas desde o ano passado. “O que falta é o prefeito querer pagar”, disse a sindicalista.
Em resposta, Bocalom afirmou que o município está próximo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nós temos um problema sério que chama-se limite potencial, e a gente está dentro do limite. Aliás, estamos próximo do limite, então não podemos chegar no limite”, declarou ele.
O prefeito ainda pediu que os servidores reconheçam os avanços concedidos ao longo de sua gestão. “Preciso que os funcionários lembrem de quanto é que eles ganhavam quando eu cheguei na Prefeitura e quanto estão ganhando hoje. Não é só cobrar, cobrar, cobrar. Lá atrás, quando eu cheguei, tinha mais de quatro anos sem reajuste salarial e mais de sete anos sem ninguém ter avanços no plano de carreira. Nós demos tudo isso”, pontuou.
Para Bocalom, a reivindicação deve considerar o cenário fiscal atual da Prefeitura. “É hora de botar a mão na consciência e saber que nem tudo é possível na hora que você quer”, concluiu.
Comentários
Acre
Pai e filho desaparecem há sete dias no Lago do Boto e mobilizam operação de resgate no Vale do Juruá
Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul iniciou buscas nesta terça-feira; esse é o nono caso de desaparecimento na região somente em 2025.
O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul deu início, nesta terça-feira (6), a uma operação de busca por José Francisco, de 27 anos, e seu pai, Geraldo Nascimento, de 47, desaparecidos há aproximadamente sete dias na região do Lago do Boto, localizado na BR-364. Os dois saíram para caçar e não retornaram, o que levou familiares a acionarem as autoridades.
A missão de resgate foi montada logo após o chamado, segundo informou a subcomandante da corporação, capitã Daniela Marques. “A equipe saiu hoje às 4 horas da manhã para se deslocar até o Taperi, onde os dois foram vistos pela última vez. A previsão é que a chegada até o local aconteça em cerca de 15 horas. Já se passaram muitos dias e, por isso, a operação é de extrema urgência”, declarou a oficial.
Este é o nono caso de desaparecimento registrado somente este ano na região do Vale do Juruá, o que tem gerado preocupação entre moradores e autoridades locais.
Você precisa fazer login para comentar.