Conecte-se conosco

Acre

Alexangelo Sussuarana (Panda), de férias na fronteira e o entrevistado da noite no Oaltoacre Entrevista

Publicado

em

De ferias na regional do alto acre, o campeão Brasileense do Jiu Jitsu (Panda), passou pelos estúdios do jornal oaltoacre.com onde cedeu entrevista no programa (Oaltoacre Entrevistas)

De férias na terra natal visitando familiares e amigos na fronteira, o mesmo tirou um tempinho de seus dias na fronteira para participar do (Oaltoacre Entrevistas) Foto: capturada

Alexangelo Sussuarana está aproveitando bem suas férias na terra natal. É sempre bom poder visitar familiares e amigos depois de um período de trabalho intenso, especialmente para alguém tão envolvido como o Faixa Marrom Panda, seja dentro ou fora do Brasil. E participar de uma entrevista no jornal oaltoacre.com, e para nós uma experiência interessante, especialmente (Panda), que vem compartilhando suas experiências como campeão e suas vivências no mundo do jiu-jitsu.

Multicampeão de Jiu Jiysu, Alexangelo Sussuarana (Panda), está aproveitando bem suas férias na terra natal e visitando familiares e amigos na fronteira. Foto: captada 

Em São Paulo (SP), onde mora atualmente, Panda enfrentou adversários de todo o Brasil e do mundo, acumulando títulos de destaque. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando se consagrou Campeão Brasileiro Absoluto de Jiu Jitsu de todos os pesos, um feito notável que provou sua excelência no esporte.

O currículo de vitórias de Alexangelo é extenso e impressionante, incluindo títulos como Campeão Internacional Quirguistão PRO, Campeão Paulista de Jiu-Jitsu, Campeão Sul Americano de Jiu-Jitsu e Campeão Internacional Taça São Paulo, Campeão brasileiro de jiu-jitsu em São Paulo no ginásio de Ibirapuera. Cada vitória é um testemunho de sua dedicação e habilidades excepcionais no tatame.

Depois de um ano de muito trabalho dentro e fora do Brasil, o faixa marrom Alexangelo Sussuarana (Panda), está de férias na terra natal visitando familiares e amigos na fronteira, o mesmo tirou um tempinho de seus dias na fronteira para participar do (Oaltoacre Entrevistas), com o radialista, jornalista e apresentador Marcus José.

Veja vídeo entrevista:

História

O jiu-jitsu japonês foi apresentado à família Gracie, no Brasil, ao redor de 1914, por Conde Koma (Mitsuyo Maeda). Conde era campeão de judô e discípulo direto de Jigoro Kano, fundador do Judô, na Kodokan do Japão. Nasceu em 1878, e tornou-se aprendiz de judô (o jiu-jitsu de Kano) em 1897.

Em 1914, Conde teve a oportunidade de viajar para o Brasil, chegando em Porto Alegre, onde fez as primeiras apresentações de suas técnicas, como parte de uma grande colônia de imigração japonesa. No Pará, estado da região norte do Brasil, tornou-se amigo de Gastão Gracie, empresário influente que ajudou Maeda a estabelecer-se.

Para demonstrar sua gratidão, Maeda prontificou-se a ensinar o judô (jiu-jitsu de Kano) a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão. Carlos aprendeu por alguns anos e, depois, passou seu conhecimento para os irmãos. No entanto, foi Hélio Gracie, o irmão mais novo de Carlos, quem foi o maior responsável pelo refinamento técnico da arte japonesa, o que o levou a ser conhecido como o “Criador do Jiu-Jítsu Brasileiro”. Em 1976, Rolls Gracie derrotou um mestre que propôs um desafio entre sua arte, o caratê e o jiu-jítsu brasileiro. No final da década de 1990, a família atingiu o grande público quando Rorion Gracie revolucionou o mundo das artes marciais ao criar o Ultimate Fighting Championship (UFC) o primeiro dos campeonatos de vale-tudo que depois ficaram conhecidos campeonatos de MMA (Artes Marciais Mistas), nos quais lutaram e foram campeões Rickson, Royce, Royler, Renzo, Ralph, Ryan e Rodrigo. Kyra Gracie é a primeira mulher da família a competir ativamente na modalidade.

Alexangelo Sussuarana (Panda), em uma das lutas representado academia Cicero Costha, pelo mundo mostrando toda sua garra e determinação como profissional, atleta de Jiu Jitsu de faixa marrom. 

Alexangelo (Panda), resume seu sentimento: “Como filho da terra, filho de Brasiléia, tenho orgulho de ser acreano.” E todos aqueles que o conhecem têm orgulho de testemunhar sua incrível jornada no Jiu-Jitsu, que está longe de terminar. O mundo do Jiu-Jitsu espera ansiosamente para ver o que esse talentoso atleta ainda tem a oferecer em um futuro próximo.

A faixa marrom é a 4ª faixa no sistema de graduação

Quando o atleta de Jiu Jitsu alcança a faixa marrom de Jiu Jitsu já é um sinal que o aluno é persistente e fez por merecer estar recebendo a graduação. Ao se tornar faixa marrom Jiu Jitsu, o atleta já percorreu um longo caminho nos tatames, onde fez vários amigos no corre do dia-dia.

No Jiu Jitsu a cada graduação o aluno vai somando ao seu conhecimento, movimentos, golpes permitidos em cada faixa e quando se alcança a graduação na faixa marrom são acrescentados aos alunos técnicas mais robustas e ‘’agressivas’’ que ainda não foram apresentadas.

A partir desse momento o jiujiteiro passa a treinar novas técnicas e aprimorar outras agora com um pouco mais entusiasmo, pois está muito próximo da tão desejada faixa preta. A faixa marrom é a 4ª faixa no sistema de graduação a partir dos 16 anos, ela é determinante para muitos atletas e indica quais serão os caminhos a serem trilhados no Jiu Jitsu, podendo o praticante ter descoberto seu amor por ensinar o Jiu Jitsu ou até mesmo o momento de dar um gás na carreira e se profissionalizar.

O que se espera de um Faixa marrom de Jiu Jitsu?

O que é determinante para o graduado na faixa marrom de Jiu Jitsu e para conseguir avançar rumo a black belt, será manter o foco no aprendizado e começar fazer os ajustes no seu jogo, o momento requer que o atleta maximize seus movimentos e em contrapartida diminua a possibilidade de jogo do seu oponente.
O atleta deve dar uma atenção a sua estratégia de luta, evitando que suas posições estejam frouxas, posições muito soltas podem prejudicar o desempenho de quem agora é um faixa marrom, se atentar a essa questão fará que o lutador de Jiu Jitsu tenha melhores resultados.

O conhecimento em realizar os movimentos e posições do Jiu Jitsu, devem estar em dia quando se alcança a graduação, saber raspar e passar corretamente é um dever do atleta faixa marrom de Jiu Jitsu, o estudo dos movimentos e posições é exigido a cada graduação e o aluno deve somar a suas habilidades. Saber criar e executar de maneira correta os golpes do Jiu Jitsu demonstra a evolução no aprendizado e que foco nos estudos continua sendo determinante para o sucesso no Jiu Jitsu.

Se tratando de aprender o Faixa Marrom de Jiu Jitsu, também deve estar apto a transmitir seu conhecimento, pois está mais que comprovado o que sempre aprendemos mais quando nos dedicamos a ensinar. No Jiu Jitsu o seu conhecimento deve ser compartilhado com os menos graduados, todo atleta deve retribuir tudo aquilo que ele conseguiu aprender e na faixa marrom o aluno tem essa oportunidade de compartilhar suas experiências aos graduandos e recém-chegados ao Jiu Jitsu.

Quando se recebe a faixa marrom o atleta deve possuir um estilo de jogo mais variado e que trabalhe o maior número de variações de posições possíveis, pode ser que o atleta chegue a faixa marrom com algum estilo mais forte e quem tenha conseguido atingir bons resultados com isso, mas no Jiu Jitsu manter o foco em único estilo pode não ser uma boa estratégia, o atleta deve ter sempre uma carta na manga na hora do rola, seja em treino para não deixa lo travado ou em uma competição superando seu adversário. A forma como o atleta leva sua luta demonstra o nível de maturidade e capacidade de mudar o jogo com o intuito de vencer e conseguir bons resultados.

O Jiu Jitsu sempre exigiu de seus atletas uma conduta exemplar dentro e fora dos tatames, a arte suave tem toda uma filosofia que preza pelos bons hábitos e costumes e isso perdura pela vida todo do atleta e quanto mais graduado ele for mais será cobrado isso dele, portanto quem está mais próximo da faixa preta, inevitavelmente também será cobrado sobre seu comportamento exemplar, o atleta faixa marrom deve estar atento a isso.

Umas das partes técnicas exigidas de um faixa marrom ou quando se chega a essa graduação é o de saber dominar os golpes e movimentos com os membros inferiores, o ‘’jogo’’ com os pés, saber atacar e defender utilizando os pés, joelho e panturrilha, se não consolidado deve ser aprimorado neste momento, este é o melhor momento para trabalhar esse tipo de jogo dentro do Jiu Jitsu, o bom desempenho dessa técnica será cobrada e é bom que o atleta já venha desempenhando esse tipo de luta.

A evolução do Jiu Jitsu é baseada na auto avaliação e a cada graduação o atleta deve ter em mente o que foi aprendido e o que vai aprender, não podendo haver lacunas que possam fazer que o praticante de Jiu Jitsu se sinta inseguro quanto ao desempenho, sempre haverá o momento de se fazer uma reflexão quanto a suas habilidades no tatame e rever o que precisa ser melhorado, não podemos deixar que o simples fato de ter uma graduação nos faz melhores que ninguém, mas a de sempre enxergar o que podemos melhorar em questões técnicas e práticas.

O próximo passo agora será receber sua faixa preta, pois o graduado na faixa marrom, tecnicamente já deve estar pronto, contudo agora os critérios para receber a desejada faixa preta pode ser muito mais subjetiva, então todo atleta deve ficar atento quanto a isso e a sua forma de se relacionar com as pessoas dentro e fora dos tatames podem ser determinantes para que o seu professor ou sensei leve em consideração o momento correto do recebimento da faixa preta, é claro que estando dentro do tempo exigido a graduação ocorrerá, mas será de maior valia se ela ocorrer por mérito de suas conquistas.

O jornal oaltoacre.com deseja bons treinos, Panda!

Alexangelo (Panda), conquistou todos os títulos e eventos de Jiu-Jitsu que o Acre tinha a oferecer. Mas, sua ambição o levou além das fronteiras de seu estado natal. Com o apoio de amigos e familiares, ele decidiu levar sua carreira como atleta para São Paulo, onde treina na renomada academia Cícero Costha BJJ.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rainha Trans e Rainha Gay são eleitas no segundo dia de folia na Praça da Revolução

Publicado

em

Nem mesmo a chuva forte que caiu sobre Rio Branco na noite de sábado (14) foi capaz de apagar o brilho, a alegria, o encanto e a magia da 2ª noite do Carnaval 2026 – Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, onde foram escolhidas as Rainhas Trans e Gay, que junto ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval irão comandar a folia, durante os cinco dias de folia na capital acreana.

Fantasias exuberantes, muito brilho, plumas e paetês fizeram parte do figurino das candidatas, que mostraram muita desenvoltura e samba no pé. Muito além de um concurso de beleza, fantasias e adereços marcantes e chamativos, a 2ª noite do carnaval de Rio Branco mostrou muito glamour, dignidade, sonhos, representatividade e inclusão.

Ao todo 11 candidatas disputaram o título nas duas categorias. Na categoria Rainha Trans foram sete candidatas que disputaram o título com muita leveza e graça: Paulina Martins, Brenda Strass, Liah Souza, Vitória Bogéa, Israely Lima, Ketlyn Esmeralda e Beth Alessandra. Já na categoria Rainha Gay, quatro candidatas disputaram ao título, Beatriz Brasil, Bianca Lins, Gabrielle Brasil e Isabella Santos.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 10 1
Liah Souza é eleita Rainha Trans do Carnaval 2026: Rio Branco Folia, Tradição e Ealegria (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Ao final da disputa, apenas um décimo separou a primeira da segunda colocada. Representando o bloco Unidos do Fuxico, a grande campeã foi Liah Souza. Com 1,70m, de altura a escorpiana e flamenguista recebeu 198,9 pontos dos jurados, enquanto a vice-campeã, a libriana e também flamenguista Vitória Bogéa, de 1,88m recebeu 198,8 pontos.

“É uma emoção única. Eu já tinha concorrido outras duas vezes e esse ano falei que era meu último ano e o título veio. Eu só queria ganhar uma vez”, revelou Liah Souza.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 7 1
Na categoria Rainha Gay a vencedora foi Bianca Lins (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Na categoria Rainha Gay a grande vencedora foi Bianca Lins que recebeu 200 pontos dos jurados e teve a melhor avaliação da noite entre todas as candidatas. Esse foi o terceiro título de Bianca Lins. Ela já havia conquistado os títulos do carnaval de 2017 e 2024.

“Agora que a gente consegue respirar aliviado, são noites e dias acordados fazendo a fantasia. Eu mesmo confecciono a minha roupa desde a cabeça até o costeiro. E quando a gente é coroado é só a gratificação de um trabalho, de um esforço”, comemorou.

1a NOITE DE CARNAVAL 13.02.26 M.A 8
“Uma festa com todo o glamour, que a Prefeitura, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, preparou para gente, para população de Rio Branco”, comemorou Alysson (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene, assim como na primeira noite de folia, elogiou a organização do Carnaval 2026, destacando a segurança como ponto forte do evento.

“Uma festa com todo o glamour, que a Prefeitura, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, preparou para gente essas cinco noites, para população de Rio Branco. Essa festa popular é pro povo, é tradição, é folia, é alegria. A gente tem que aproveitar esses momentos. A vida é muito rápida, e nada mais justo do que a gente comemorar nesse espaço. Um espaço maravilhoso, que é a Praça da Revolução, onde a Prefeitura teve todo esse cuidado, ampliou, deixou um espaço seguro para as famílias” afirmou Bestene.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 23
“Venham com seus familiares. Um ambiente super bem preparado e seguro para as suas famílias”, destacou Roberta Lins (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Roberta Lins, esposa de Alysson Bestene, também comemorou o sucesso que está sendo o Carnaval 2026.

“Segura, com vários entretenimentos. Como o Alysson falou, amanhã tem o baile dos idosos, das crianças aqui. Então venham com seus familiares. Um ambiente super bem preparado e seguro para as suas famílias”.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 29
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 28
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 27
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 19
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 20
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 21 e1771184265628
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 22
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 17
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 16
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 14
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 13
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 12
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 6
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 9
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 11
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 4
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 2
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 1

<p>The post Rainha Trans e Rainha Gay são eleitas no segundo dia de folia na Praça da Revolução first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

“Encantados na Amazônia” encerra circulação após alcançar cerca de 700 crianças com apresentações gratuitas

Publicado

em

Última sessão foi realizada no sábado (14), no Horto Florestal, marcando o fim da programação

Dry Alves, Ascom

O projeto “Encantados na Amazônia” encerrou oficialmente sua circulação no último sábado (14), com uma apresentação aberta ao público no Horto Florestal, em Rio Branco (AC). Ao longo da programação, cerca de 700 crianças foram alcançadas pela iniciativa, que levou cultura, imaginação e conscientização ambiental a diferentes comunidades da capital e municípios próximos.

Durante a trajetória, o espetáculo percorreu bairros populares e espaços públicos como Comunidade Esperança, Praça da Semsur, Quinari – Senador Guiomard, Conjunto Cidade do Povo, Praça do João Eduardo, Hospital da Criança e Educandário, reunindo famílias e ampliando o acesso à arte de forma gratuita.

A proposta resgatou personagens marcantes do imaginário amazônico, como Mapinguari, Mãe da Mata, Rasga Mortalha e Matinta Perera. De forma lúdica e acessível, as histórias despertaram o interesse das crianças pelas tradições regionais e reforçaram valores como o respeito à natureza e o orgulho da identidade acreana.

Além da contação de histórias, o projeto promoveu momentos de interação com o público, incentivando reflexões sobre preservação ambiental e pertencimento cultural, especialmente entre crianças em situação de vulnerabilidade social.

A produtora cultural Naiara Pinheiro, responsável pela realização da iniciativa, destacou a emoção de concluir o ciclo de apresentações. “Eu amo fazer isso. Ver o brilho nos olhos das crianças e perceber que elas se reconhecem nas histórias da nossa terra é algo transformador. A cultura tem um papel fundamental na vida das crianças acreanas, porque fortalece a identidade, desperta sonhos e mostra que a nossa história tem valor”, afirmou.

Financiado pelo Governo Federal, por meio da Fundação Elias Mansour, o “Encantados na Amazônia” se despede deixando como legado o fortalecimento da cultura regional e o incentivo à preservação ambiental por meio da arte.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco

Publicado

em

A segunda noite do Carnaval Rio Branco, Folia, Tradição e Alegria foi marcada não apenas pela animação dos foliões, mas também por informação e cuidado com a saúde. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou ações educativas na tenda instalada no circuito da festa, chamando a atenção para um tema sério e ainda pouco discutido: a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

SAF 2a NOITE SEMSA 7
Profissionais de saúde abordavam o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação (Foto: Átilas Moura/Secom)

Em meio à programação carnavalesca, profissionais de saúde abordaram o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação. A SAF é a forma mais grave dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) e provoca alterações físicas, neurológicas e comportamentais irreversíveis, causadas pela exposição do feto ao álcool. O alerta foi claro: a síndrome é totalmente evitável e, durante a gravidez, não existe dose segura de álcool.

De forma acessível, as equipes explicaram que o álcool atravessa a placenta e atinge diretamente o bebê em formação, interferindo principalmente no desenvolvimento do sistema nervoso central. Por isso, mesmo pequenas quantidades podem gerar consequências permanentes para a criança.

Além da conscientização sobre a SAF, a Secretaria Municipal de Saúde também intensificou a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante a ação, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e autotestes de HIV, ampliando o acesso a insumos essenciais de prevenção e estimulando escolhas mais seguras durante o período de festa.

Semsa Carnaval 1a noite 1
“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado”, destacou Rennan Biths (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o Carnaval é um espaço estratégico para promover saúde de forma próxima da população.

“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado. A SAF é totalmente evitável, e a nossa mensagem é clara: gravidez e álcool não combinam. Ao mesmo tempo, reforçamos a prevenção das ISTs, garantindo acesso a preservativos e autotestes”, destacou.

SAF 2a NOITE SEMSA 4
“Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou Rafaela (Foto: Átilas Moura/Secom)

A chefe da Divisão dos Ciclos de Vida, Rafaella Chagas, enfatizou a importância de ampliar o debate sobre o tema.

“O consumo de bebida alcoólica costuma ser visto como uma escolha individual, mas deixa de ser quando interfere em outra vida, que não pediu para ser gerada. Não existe quantidade mínima segura de álcool durante a gestação. Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou.

SAF 2a NOITE SEMSA 9
“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável”, afirmou Clever (Foto: Átilas Moura/Secom)

A ação também contou com a participação da sociedade civil. Clever Lima, membro da Família SAF Brasil, reforçou a importância da conscientização.

“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável. O que nós pedimos é que, durante a gravidez, a mulher não consuma bebida alcoólica, porque qualquer quantidade pode causar prejuízos permanentes ao bebê”, afirmou.

As ações fazem parte da política de promoção da saúdda Prefeitura de Rio Branco, que aposta na informação, na prevenção e no cuidado integral para proteger vidas antes mesmo do nascimento e garantir que a folia aconteça com mais consciência e responsabilidade.

SAF 2a NOITE SEMSA 2
SAF 2a NOITE SEMSA 3 e1771172043847
SAF 2a NOITE SEMSA 6
SAF 2a NOITE SEMSA 5
SAF 2a NOITE SEMSA 8
SAF 2a NOITE SEMSA 10
SAF 2a NOITE SEMSA 11
SAF 2a NOITE SEMSA 12

<p>The post Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo