Brasil
Alergias de inverno: conheça cuidados essenciais para evitar as crises

Com a chegada do inverno, as alergias respiratórias sazonais começam a incomodar muitas pessoas. Para este período, a otorrinolaringologista pediátrica Sofia Borges destaca a importância de cuidados específicos para manter os sintomas sob controle e melhorar a qualidade de vida dos alérgicos.
Segundo a especialista, a lavagem nasal diária é fundamental, assim como manter a casa bem ventilada para reduzir a presença de possíveis alérgenos no ambiente. Além da limpeza adequada da casa, o uso de aspirador de pó com filtro HEPA ou pano úmido é recomendado para evitar o acúmulo de poeira.
“Durante a limpeza, é aconselhável evitar espanar, varrer, arrumar camas, gavetas e estantes, pois essas atividades podem levantar poeira. Se for inevitável permanecer em casa durante a limpeza, improvisar uma máscara com pano úmido pode ser uma solução eficaz”, recomendou.
A especialista orienta ainda a evitar acolchoados de lã, penas ou algodão, que são difíceis de limpar e propensos a acumular poeira. A médica destaca a importância de revestir travesseiros e colchões com tecido impermeabilizado, lavar cobertores e blusas de lã antes do uso, e restringir o contato com ambientes empoeirados durante o inverno.
“Se o alérgico dormir no mesmo quarto que outra pessoa, esta deve seguir as mesmas orientações. Além disso, é importante impedir que as crianças brinquem em tapetes e evitar brinquedos peludos”, acrescentou a otorrinolaringologista.
Outra dica importante da especialista é restringir o uso de produtos químicos, como inseticidas, desinfetantes e água sanitária, bem como evitar a exposição a fumaça e outros agentes irritantes.
“Fumar ou frequentar locais com fumantes deve ser evitado e banhos devem ser mornos no inverno”, ressaltou.
Sofia também ressalta a importância da alimentação e do controle ambiental na prevenção de crises alérgicas. E reforça a importância da lavagem nasal, destacando a eficácia de dispositivos lúdicos, como o Nosewash, para tornar o processo mais confortável, especialmente para crianças.
The post Alergias de inverno: conheça cuidados essenciais para evitar as crises first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional
Comentários
Brasil
Prefeitura de Tarauacá estabelece novas regras rígidas para uso de veículos oficiais
Decreto proíbe uso particular da frota municipal e impõe controle detalhado de deslocamentos

O decreto determina que todos os veículos inclusive os alugados e os que servem ao Gabinete do Prefeito devem estar claramente identificados com adesivos ou placas oficiais. Foto: captada
A Prefeitura de Tarauacá publicou nesta segunda-feira (21) o Decreto nº 062, que estabelece normas rigorosas para a utilização dos veículos oficiais do município. Assinado pelo prefeito Rodrigo Damasceno (PP), o texto visa coibir abusos e garantir que a frota seja usada exclusivamente para fins institucionais.
Entre as principais medidas está a proibição total do uso de carros oficiais para atividades particulares, como transporte familiar, compras pessoais ou mudanças. Todas as viagens agora exigirão registro detalhado – incluindo motorista, trajeto, quilometragem e finalidade – com relatórios mensais à Secretaria de Administração.
O decreto também determina que todos os veículos, incluindo os do Gabinete do Prefeito, mantenham identificação visível, sem possibilidade de remoção.
A norma ainda restringe a direção a servidores autorizados e exige que os carros fiquem estacionados nas secretarias ou próximo à sede municipal quando não estiverem em uso. As medidas reforçam a transparência no uso do patrimônio público e facilitam a fiscalização.
Comentários
Brasil
Pesquisa Genial/Quaest: 82% acreditam que emendas são alvo de corrupção
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (21) mostra que 82% dos brasileiros acreditam que as emendas parlamentares são alvo de corrupção e não chegam aos seus destinos finais.
Do total, 9% dos entrevistados acham que os repasses chegam até as cidades as quais foram direcionadas. Outros 9% não sabem ou não responderam.
Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Valor das emendas
A Quaest ainda questionou se os entrevistados sabiam que deputados e senadores somam um total de R$ 50 bilhões em emendas para distribuir aos municípios.
A grande maioria (72%) disse que não sabia. Por outro lado, 27% responderam que sim, sabiam; enquanto 1% não soube ou não respondeu.
Comentários
Brasil
Saúde descarta 14 casos de Sarampo no Acre e investiga 4 suspeitas
O Acre continua sem casos confirmados de sarampo em 2025. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), até o momento foram notificados 18 casos suspeitos, sendo 14 já descartados e 4 ainda em investigação. O estado não registra casos da doença desde o ano 2000.
No Acre, os casos notificados de sarampo em 2025 seguem sob controle. Até o momento, 18 suspeitas foram registradas, sendo 14 descartadas e quatro ainda em investigação. Por município, a distribuição é a seguinte: Porto Acre (2 descartados), Feijó (1 descartado), Sena Madureira (2 descartados), Cruzeiro do Sul (2 descartados), Epitaciolândia (1 descartado e 1 em investigação), Assis Brasil (2 descartados), Rio Branco (2 descartados e 1 em investigação) e Brasiléia (1 descartado e 2 em investigação). Também há um caso descartado de Cobija, na Bolívia, que foi notificado em Rio Branco, mas é de origem boliviana.
Enquanto o Acre segue sem registros confirmados da doença desde o ano 2000, a Bolívia enfrenta um cenário preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde boliviano, até 19 de julho de 2025 foram confirmados 148 casos de sarampo no país. Além disso, há 1.302 casos suspeitos, 1.154 descartados, 136 pacientes já recuperados e 12 ainda em recuperação. Não houve registro de óbitos até o momento.
Você precisa fazer login para comentar.