Acre
Aleac instala Comissão Especial para avaliação de indicações do governador à Ageac
Na manhã desta quarta-feira, 4 de junho, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) instalou uma Comissão Especial destinada a avaliar as indicações feitas pelo governador para cargos chave na Agência Reguladora do Estado do Acre (Ageac). A reunião foi marcada por consenso entre os parlamentares, visando agilizar o processo de análise e aprovação das nomeações.
A comissão é composta pelos deputados Manoel Moraes (Progressistas), Pedro Longo (PDT), Tadeu Hassem (Republicanos), Tanízio Sá (MDB) e Arlenilson Cunha (PL), com suplência dos deputados Maria Antônia (Progressistas), Marcus Cavalcante (PDT), Gene Diniz (Republicanos), Antônia Sales do (MDB) e Afonso Fernandes (PL).
O deputado Pedro Longo que conduziu os trabalhos, anunciou a formação da comissão e sugeriu a liderança do deputado Manoel Moraes. “Sugiro aqui que o nosso deputado Manoel Moraes, que é líder do governo, possa ser o presidente dessa comissão, e o deputado Tanízio Sá, como vice-presidente. Com todos de acordo, declaro instalada a comissão e passo a condução dos trabalhos para o deputado Manoel Moraes fazer a distribuição da matéria”, declarou Longo.
O objetivo da comissão é avaliar as indicações do governador para os cargos de chefe do Departamento Técnico de Qualidade dos Serviços e Tarifas, chefe do Departamento Executivo de Administração e Finanças, chefe do Departamento Jurídico da Agência Reguladora e Ouvidor da Agência Reguladora. Os indicados são, respectivamente, Felipe Moreno Damasceno Aquino, Elisângela Queiroz de Araújo, Natasha Francis Ferreira Cavalcante e Ana Lúcia Ferreira Pinto.
Em seguida, o deputado Manoel Moraes que aceitou a presidência da comissão, também se propôs assumir a relatoria dos trabalhos. “Na questão da distribuição da matéria, se os colegas estiverem de acordo com a relatoria para mim, eu serei o relator para ganharmos tempo e praticidade. Sendo assim, eu assumo a relatoria e, no momento oportuno nos reuniremos novamente para a devida apresentação da matéria”, disse.
A instalação da comissão foi vista como um passo importante para garantir a transparência e a eficiência na administração pública estadual, reforçando o papel fiscalizador da Aleac. Com os trabalhos iniciados, a comissão deve agora analisar os nomes indicados e apresentar seu parecer ao plenário para votação.
A reunião foi encerrada com a expectativa de que a comissão conclua suas atividades com celeridade, contribuindo para o bom funcionamento da Ageac e, por extensão, para a melhoria dos serviços públicos prestados à população do Acre.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR
O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.
“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.
A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.
Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.
Comentários
Acre
Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Foto: José Caminha/Secom
A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
Comentários
Acre
Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.
Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.
Situação por município:
Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação
Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação
Feijó: 1 caso descartado
Sena Madureira: 2 casos descartados
Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação
Epitaciolândia: 2 casos descartados
Assis Brasil: 2 casos descartados
Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação
Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação
Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)
Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.
Situação na Bolívia preocupa
A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.
As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Você precisa fazer login para comentar.