Acre
Aldemir Lopes: “Tudo aquilo que ameaçar a vitória da oposição teremos que excluir”
A reportagem da Agência ContilNet Notícias fez uma entrevista ping-pong com Aldemir; confira.

“Tudo aquilo que ameaçar a vitória da oposição teremos que excluir”, diz Aldemir/Foto: Agência ContilNet
Agência ContilNet
Coordenador do Conselho Político dos Partidos de Oposição acredita que prefeitos desgastados darão a volta por cima: “Não são somente os prefeitos da oposição que enfrentam problemas”.
O Conselho Político dos Partidos de Oposição, que tem o ex-prefeito Aldemir Lopes como coordenador-geral, não está morto, como foi anunciado por alguns setores da imprensa acreana.
Pelo contrário: depois de juntar cerca de três mil pessoas no Maison Borges, no dia 28 de março, para apresentar as candidaturas de Marcio Bittar para disputar o governo, e Gladson Cameli, o Senado, o conselho deverá reunir todos os partidos da aliança para concluir o plano de governo e a programação das agendas das candidaturas majoritárias até o próximo dia 22 de abril.
“Os 11 partidos de oposição que apoiam a Aliança Por um Acre Melhor deverão apresentar suas chapas proporcionais e os nomes dos dois suplentes de senador, e de vice-governador, até o final do mês de maio”, disse Aldemir Lopes, em entrevista à ContilNet Notícias, na tarde desta terça-feira (15).
Aldemir também fala sobre as arestas que estariam acontecendo entre membros da coligação, por causa da montagem das chapas proporcionais. Ele adiantou, ainda, detalhes sobre o programa de governo e a agenda dos pré-candidatos Marcio Bittar e Gladson Cameli.
“Na realidade, o que tem que ficar bem claro é que tudo o que for importante para nós ganharmos as eleições para governador e senador, nós vamos ter que fazer. E tudo aquilo que ameaçar dificultar nossa vitória, teremos que excluir”. Leia a entrevista:
ContilNet Notícias – O que tem feito o Conselho Político que o senhor coordena, criado para unir os partidos de oposição no Acre? Acha que conseguiu o objetivo, que era unir a oposição?
Aldemir Lopes – Entendo que cumprimos a primeira etapa do nosso projeto político, que era a busca pela unidade dos partidos de oposição do Acre. Mas, ainda temos muito chão pela frente. Neste mês de abril, por exemplo, ficou definido que nossos candidatos Marcio Bittar e Gladson Cameli irão cumprir uma agenda na cidade de Rio Branco, juntamente com o senador Sérgio Petecão, os nossos deputados federais, estaduais, vereadores e outras lideranças, que estão no projeto para mudar a triste realidade em que se encontra, hoje, o nosso estado.
ContilNet – E os nomes para vice-governador e para as suplências de senador, quando serão anunciados?
Aldemir – Na terça-feira, dia 22 de abril, já estaremos convocando o conselho para trabalharmos as outras etapas do nosso projeto, entre elas as chapas proporcionais, a suplência de senador e a questão do vice.
ContilNet – O nome da deputada Antônia Sales será mesmo indicado como vice de Marcio Bittar?
Aldemir – O PMDB ainda está discutindo sobre esta questão. Mas, não tenho nenhuma dúvida de que o nome de Antônia Sales é o melhor para compor a chapa de Marcio Bittar. Até o final de maio, o partido já estará decidindo sobre quem vai disputar este cargo. As convenções irão acontecer durante todo o mês de junho, em Rio Branco e em alguns municípios.
ContilNet – Quais são os partidos que compõem esta aliança?
Aldemir – Dos seis maiores partidos de oposição, cinco estão nesta aliança; é uma das mais fortes alianças dos estados do Brasil. Infelizmente, existem outros partidos que não quiseram se unir a este grupo, mas, mesmo assim, é uma força muito grande ter o PMDB, PSDB, PP, PSD, PR, PSC, PPS, PTdoB, PRTB, PTC e Solidariedade em uma aliança.
ContilNet – Como está a opoição no interior do estado?
Aldemir – Estamos trabalhando para constituir núcleos em todos os municípios, que serão os conselhos políticos mirins. Por enquanto, nos unimos aqui, mas sabemos que houve uma disputa municipal, em 2012, e isso deixou alguns membros de partidos ainda armados. Precisamos buscar esta unidade, conscientizar a todos que agora não somos mais 11 partidos que estão na construção de um projeto para ganhar as eleições. Agora, somos um só partido. Temos que buscar o entendimento para dar continuidade ao nosso projeto. Construir é difícil; e mais difícil é manter a unidade. Temos que manter este time unido. O conselho é um elo de ligação entre todos os partidos da aliança.
ContilNet – Quem está elaborando o plano de governo da Aliança Por um Acre Melhor?
Aldemir – Já existe um esboço do nosso plano de governo, mas precisamos discutir isso com todas as lideranças partidárias, ex-vereadores, ex-deputados, ex-prefeitos. Embora eles não tenham um mandato, eles têm muita experiência para repassar. Poderão ajudar muito. São mais de mil dirigentes partidários em todo o Acre que nós vamos ter que ouvir para que este programa seja construído de forma bem democrática, com uma visão bem ampla de todos os segmentos da nossa sociedade.
ContilNet – Todos sabem que esta aliança ainda enfrenta problemas com alguns membros da oposição. Por exemplo: as arestas com o ex-deputado José Bestene, do PP, já foram aparadas?
Aldemir – Eu não diria que tem arestas. O José Bestene é um membro do conselho. A gente discute tese. Alguns discutem, por exemplo, que seria interessante uma aliança dos partidos grande em uma única chapa de deputado estadual. Ele pode estar defendendo outra tese. Digamos que uma chapa própria do partido dele, ou várias chapas. Só que são teses. Não chegamos, ainda, a nenhuma conclusão. Na realidade, o que tem que ficar bem claro é que tudo o que for importante para nós ganharmos as eleições para governador e senador, nós vamos ter que fazer. E tudo aquilo que dificultar essa vitória, teremos que excluir. Se for melhor para ganharmos as eleições termos dez chapas, vamos ter dez chapas. Se for melhor ter apenas uma única chapa, que isso vai facilitar a vitória, iremos ter apenas uma chapa. Vamos defender esta tese. Não podemos colocar em risco a eleição do candidato ao governo do Acre e ao Senado. Repito: temos que excluir tudo o que coloca em risco a vitória.
ContilNet – A maioria dos prefeitos da oposição está desgastada, sem crédito com a população de seus municípios. Acha que eles poderão ajudar as candidaturas de Marcio Bittar e Gladson Cameli?
Aldemir – Entendo que não são somente os prefeitos da oposição que estão sofrendo desgastes. As últimas pesquisas indicam que maioria dos prefeitos, da oposição e da Frente Popular, estão abaixo da média de avaliação. Os únicos que estão de bem com a população é o de Cruzeiro do Sul, que é o mais bem avaliado, e o prefeito de Rio Branco. O restante, segundo as pesquisas, não têm uma avaliação boa. O que podemos fazer é dar um suporte técnico e político aos nossos prefeitos, para que eles, a partir de agora, que vai iniciar o verão e a liberação de recursos das emendas, possam reverter este quadro. Os nossos prefeitos têm muitas emendas que estão sendo liberadas pelo senador Petecão e os deputados Marcio Bittar, Antônia Lucia, Flaviano Melo e Gladson Cameli. Acredito que com um suporte técnico e político, eles irão conseguir desenvolver um bom trabalho até as eleições e resgatar suas popularidades. Acredito que eles vão ajudar nas eleições, sim.
ContilNet – E o Tião Bocalom, acha que ele ainda pode se juntar à aliança de Marcio Bittar e Gladson Cameli?
Aldemir – A candidatura do Bocalom é uma variável neste processo com que nós não contávamos. Ele era membro do PSDB, saiu para o DEM e lá se colocou como candidato a governador. Fizemos tudo foi possível para tê-lo conosco, mas ele teve sua opção, e tivemos que respeitar. As portas continuam abertas. Sempre defendemos que toda a oposição deveria estar unida. Mas isso não depende somente de nós.
Comentários
Acre
Cânticos de fé e acolhimento transformam Natal de pacientes no PS

Foto: Cedida
Corredores do Pronto-Socorro de Rio Branco foram tomados por um som diferente do habitual nesta quarta-feira (24). Em meio à rotina intensa da unidade, servidores se reuniram para realizar um cântico natalino, levando música, palavras de fé e gestos de acolhimento a pacientes e profissionais que permanecem em serviço durante a data.
A iniciativa, que já se tornou tradição, tem como propósito aproximar o verdadeiro significado do Natal de quem passa esse período longe de casa. Para muitos pacientes, a internação na véspera da data simboliza medo e solidão. Para os servidores, é o desafio de cumprir o dever de cuidar enquanto a família celebra à distância. O cântico surge, então, como um gesto simples, mas carregado de sensibilidade, capaz de aquecer corações e renovar esperanças.
Para o gerente de Assistência do Pronto-Socorro, Matheus Araújo, a ação representa uma forma de humanizar ainda mais o atendimento e fortalecer os vínculos dentro da unidade.
“O Natal fala sobre amor, cuidado e presença. Sabemos que muitos servidores passam essa data longe de suas famílias e que muitos pacientes gostariam de estar em casa. Esse momento é para lembrar a todos que eles não estão sozinhos, que aqui existe acolhimento, humanidade e compromisso com o cuidado”, destacou.
A programação percorreu diferentes setores do hospital e contou com a participação de servidores da gestão, do corpo de enfermagem, supervisores e colaboradores do Núcleo de Atendimento ao Servidor (NAST). A organização da ação é feita de forma voluntária e colaborativa, com recursos arrecadados entre os próprios profissionais, que se mobilizam todos os anos para tornar o momento possível.
Além do simbolismo, o cântico também revela o outro lado do cotidiano do pronto-socorro: o cuidado que vai além da técnica e alcança o emocional e o espiritual. Em um cenário marcado por desafios e dias difíceis, a iniciativa ajuda a reforçar para a população que, diariamente, a unidade trabalha com dedicação, empatia e compromisso com a vida.
A enfermeira emergencista Jonnyka Lima, que atua na linha de frente do atendimento, ressaltou o impacto do momento tanto para os pacientes quanto para os profissionais.
“Esse momento toca profundamente quem está aqui dentro. Para o paciente, é um alívio no coração; para nós, profissionais, é uma renovação de forças. Às vezes, tudo o que alguém precisa é ouvir uma música, uma palavra de carinho, sentir que não foi esquecido. O Natal nos lembra exatamente isso: cuidar do outro também é um ato de amor”, afirmou.
Após a apresentação, as reações falavam por si. Olhares emocionados, sorrisos tímidos, lágrimas discretas e palavras de gratidão marcaram o encerramento da ação. Muitos pacientes relataram que precisavam exatamente daquela música ou daquela mensagem. Entre os servidores, o sentimento era de comunhão e fortalecimento coletivo.
Em meio à urgência, ao cansaço e aos desafios diários, o cântico reafirmou que o Natal pode acontecer em qualquer lugar, inclusive dentro de um hospital e que, onde há cuidado, há também humanidade, esperança e amor.
Comentários
Acre
Acre receberá R$ 6,3 milhões para conservação e manutenção de rodovias em 2026

A Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, vinculada ao Ministério dos Transportes, publicou a Portaria nº 939, de 16 de dezembro de 2025, que aprova os Programas de Trabalho apresentados pelos estados e pelo Distrito Federal para aplicação dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) no exercício de 2026. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU).
O ato foi assinado pela secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e tem como base a Lei nº 10.336/2001 e a Portaria nº 228/2007, que regulamentam a destinação dos recursos da Cide. A portaria também estabelece que eventuais alterações nos programas deverão seguir rigorosamente as normas previstas na legislação vigente.
No caso do Acre, foi aprovado o Programa de Conservação e Manutenção de Rodovias Estaduais para 2026, conforme processo administrativo nº 50000.029129/2024-53. O plano prevê investimentos voltados à conservação, manutenção e recuperação de importantes trechos da malha rodoviária estadual.
Entre as rodovias contempladas estão a AC-010, no trecho entre Rio Branco e Porto Acre; a AC-040, ligando Rio Branco a Plácido de Castro; a AC-090, no trecho entre Rio Branco e o km 100; além das rodovias AC-475, AC-485, AC-380, AC-445, AC-407 e AC-405, que atendem municípios como Xapuri, Bujari, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.
O valor total destinado ao programa no Acre soma R$ 6.337.978,18, com execução financeira distribuída ao longo dos quatro trimestres de 2026. Os recursos serão aplicados de forma contínua, garantindo a manutenção e recuperação das vias estaduais ao longo de todo o ano.
Comentários
Acre
No Acre, casamentos duram cerca de 11 anos, ficando abaixo da média nacional

Os casamentos estão durando menos em todo o Brasil, e o Acre aparece entre os estados com menor tempo médio de duração das uniões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto, no país, os matrimônios duram, em média, 13,8 anos, no Acre esse período cai para 11,1 anos, ficando abaixo da média nacional e regional.
No ranking dos estados brasileiros, o Acre ocupa uma das posições mais baixas em relação à duração dos casamentos, ficando atrás apenas de unidades da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia (11 anos) e Roraima (10,2 anos). Os dados fazem parte da Estatística do Registro Civil, divulgada pelo IBGE em dezembro, e se referem às uniões formalizadas em 2024.
Apesar da redução na duração média dos casamentos, o IBGE registrou, em 2024, a primeira queda no número de divórcios desde 2019, com redução de 2,8% em relação ao ano anterior.


Você precisa fazer login para comentar.