Conecte-se conosco

Acre

Aldeias receberão kit de combate à desnutrição de crianças indígenas

Publicado

em

Uma caixa contendo vitaminas e sais minerais. Este pode ser o começo de uma nova expectativa de vida para crianças que vivem em aldeias do Acre e são vítimas da desnutrição infantil.

Uma caixa contendo vitaminas e sais minerais pode ser o começo de uma nova expectativa de vida para crianças que vivem em aldeias do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma caixa contendo vitaminas e sais minerais pode ser o começo de uma nova expectativa de vida para crianças que vivem em aldeias do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O protótipo do Kit de Combate à Desnutrição Indígena foi apresentado na noite de segunda-feira, 4, ao governador Tião Viana durante reunião com o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), professor Pascoal Muniz; o assessor indígena Zezinho Kaxinawá, o secretário de Meio Ambiente Edgard de Deus e o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Eufran Amaral.

O protótipo do Kit de Combate à Desnutrição Indígena foi apresentado na noite de segunda-feira, 4, ao governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“São 17 vitaminas e sais minerais, incluindo o sulfato ferroso. Com isso, a gente recupera as crianças indígenas da anemia, que é quase universal”, detalha o diretor da Fapac.

O governador Tião Viana disse que era com muita alegria que recebia a notícia da distribuição desse kit. “Isso me emociona muito, principalmente por saber que vai mudar a vida dessas crianças”, declarou Tião.

Pascoal Muniz explica que também será agregado um kit de alimentação que terá leite, farinha e outros produtos básicos para as crianças. “Isso vai ajudar a recuperar da destruição e combater a mortalidade infantil. Essa tem sido uma grande preocupação do governador Tião Viana”, disse.

Zezinho Kaxinawá observa que o programa de combate à desnutrição será de extrema importância para todas as aldeias que serão beneficiadas com o kit. “Esse conjunto de ações o governo vai promover entrando com o multivitamínico, o diálogo de fortalecimento e apoio à rodução rural nas terras indígenas com sistema agroflorestais, criação de pequenos animais e fortalecimento dos roçados. Tudo isso é para diminuir a mortalidade infantil”, acrescentou Zezinho Kaxinawá.

O assessor indígena frisa que essa é uma ação para evitar que ocorram casos como o registrado em 2012 na aldeia indígena do Alto Purus, quando 12 crianças morreram vítimas da desnutrição.

Comentários

Acre

Prefeito de Rio Branco participa de videoconferência com empresa para conhecer alternativas positivas de destinação de lixo

Publicado

em

Compromisso com o meio ambiente é uma primícia da gestão (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta sexta-feira (3), em seu gabinete, uma videoconferência com a Orizon, empresa especializada na transformação de lixo em matéria-prima que visa o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia.

Segundo o prefeito Tião Bocalom, o compromisso com o meio ambiente é uma primícia da gestão, por isso, desde que assumiu a prefeitura segue verificando modelos em que possam dar uma boa destinação ao lixo e até transformá-lo em fonte de energia renovável.

“Até o final do nosso mandato estaremos direcionando o lixo para a geração de emprego e renda que é o que estamos precisando aqui. O lixo não pode ser aquele jogado fora e que contamine o meio ambiente. Não queremos a contaminação, e sim, que seja transformado em dinheiro”, disse.

Para o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, o cuidado com o meio ambiente tem sido mostrado através dos serviços que a gestão vem tendo com a capital, ao avançar na limpeza, na eficiência da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) e no trabalho de prevenção para não deixar o aterro de inertes queimar nesses últimos dois anos.

“Esse tipo de reunião é muito importante, pois tomamos ciência do que acontece não apenas no Brasil, como no mundo. Para assim, encontrarmos as alternativas economicamente viáveis para o nosso município, firmando nosso compromisso com o meio ambiente”, explicou.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Cieps apresenta serviços oferecidos para todas as forças de segurança

Publicado

em

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, e o secretário-adjunto, coronel Evandro Bezerra da Silva, visitaram na manhã desta sexta-feira, 3, as instalações do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, onde verificaram os cursos que estão sendo oferecidos na unidade a todas as forças de segurança.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, juntamente com o secretário-adjunto, coronel Evandro Bezerra da Silva, e o diretor coronel Atahualpa Batista Ribera. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Na ocasião, Gaia falou da importância das instalações para a formação de novos profissionais da Segurança Pública do Acre. “O Cieps é onde estão os futuros servidores da Segurança Pública. A existência desse espaço torna possível assegurar o pilar de uma sociedade estruturada que valoriza a paz e a segurança”. Ele complementa explicando que um bom espaço é fundamental para que isso seja possível.

Atualmente, os espaços do Cieps compõem mais de 1.242 alunos em cursos de formação, entre eles o curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA) da Polícia Militar, com 45 alunos; o do Corpo de Bombeiros com 67 alunos; o Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar, com 180; do Corpo de Bombeiros, com 250; e o curso de Capacitação do B.O Integrado, com cerca de 700 alunos por mês; além de 295 alunos do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) na Escola Darcy Vargas.

No centro, atualmente estão em formação 1242 alunos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O diretor do Cieps, coronel Atahualpa Batista Ribera, que acompanhou o secretário durante a visita, destacou que o centro está em constante movimento nessa formação na área de Segurança Pública. “O Cieps forma pessoas preparadas para atuarem na habitação de frentes de defesa do nosso estado”, disse Atahualpa.

Na visita, o secretário de Segurança e o adjunto também conheceram a direção de todas as forças de ensino integrantes do centro, fazendo uma breve apresentação da nova gestão à frente da pasta de Segurança.

Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Comentários

Continue lendo

Acre

No Iteracre: Prefeito Sérgio Lopes solicita doação de terreno para construção de quadra poliesportiva

Publicado

em

Ainda Cumprindo agenda na Capital Acreana, o prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes, acompanhado pela primeira dama, Alliny Saldanha, esteve no ITERACRE (Instituto de Terras do Acre) onde foi recebido pela presidente do Instituto, Gabriela Câmara.

Na pauta o prefeito solicitou a parceria do estado através da cessão de um terreno para que seja construída uma quadra Poliesportiva na Comunidade do Nari Bela Flor, situada no quilometro 09 da BR-317.

Através dessa importante parceria, em se consolidando a doação do terreno, o município poderá executar a obra, fruto de emenda da ex-deputada Vanda Milan e fortalecer a prática de várias atividades esportivas e culturais beneficiando os moradores daquela localidade.

FOTOS: Isnaydle Martins

Comentários

Continue lendo

Em alta