Cotidiano
‘Agosto Dourado’: Saiba como se tornar uma doadora de leite materno no Acre
Doações de leite materno podem ser feitas durante todo o ano. Mulher precisa estar bem de saúde, estar amamentando e entrar em contato para receber visita domiciliar.

Estoque de leite materno em Cruzeiro do Sul e Rio Branco precisa de doadoras — Foto: Arquivo/Acervo Banco de Leite de Cruzeiro do Sul
Por Hellen Monteiro
A campanha ‘Agosto Dourado’ de 2024, que tem como objetivo estimular a doação do leite materno, segue até o dia 31 deste mês. Mas, apesar disso, os bancos de leite de Rio Branco e do Juruá continuarão recebendo doações durante todo o ano.
Segundo as coordenações dos locais, para doar, a lactante precisa estar com a saúde em dia e ter vontade de doar. Os bancos de leite do estado fazem atendimento domiciliar para as mães que decidem se tornar doadoras.
A campanha Agosto Dourado destaca a importância do leite materno para o desenvolvimento físico e emocional dos bebês e tem como objetivo conscientizar, promover e fortalecer o aleitamento materno, evidenciando seus inúmeros benefícios para mães e bebês. A cor dourada simboliza a riqueza nutricional do leite materno.
Na capital, até o final de julho, quando foi feita a última contagem no banco de leite, havia 16,6 litros no estoque do banco de leite. De acordo com Wenndlly de Oliveira, responsável pela divisão que fica na Maternidade Bárbara Heliodora, esse número não está adequado e é menor do que o esperado.
“Não é o que esperamos, porque não vai suprir o que temos hoje de estoque, não vai suprir as necessidades que o Banco de Leite tem. Por exemplo, a gente faz uma triagem do RN [recém-nascido] que vai receber, porque se fôssemos ofertar para todos, iria acabar em dois, três dias esse estoque”, explica.

Bancos de leite recebem doações durante todo o ano — Foto: Acervo banco de leite CZS
Wenndlly ainda diz exemplifica que se um recém-nascido toma 20 ml, sendo oito vezes por dia, esse bebê toma 160 ml, porém isso varia muito a cada criança. Ela ainda diz que há RNs que tomam 5 ml, há outros que tomam 20 ml, 30 ml, 60 ml, e esse número é multiplicado sempre por 8, que é o número de dietas que eles precisam ter, pois necessitam comer de 3 em 3 horas.
“Nós temos um bom estoque, mas não que iria suprir a necessidade de todos os recém-nascidos, então nós fazemos uma triagem para beneficiar aqueles que realmente precisam, por isso a gente pede sempre doação. Se a gente multiplicar, por 15 bebês dá 2 litros por dia mais ou menos, e aí menos de uma semana acabaria o estoque, então nunca vai suprir as necessidades”, comenta.
Como doar
Qualquer quantidade de leite materno é importante e pode ser doada. Por diversas razões, nem todas as mulheres podem amamentar seus bebês, mas toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Para doar, segundo o Banco de Leite, basta que a mãe esteja produzindo leite. Quanto mais a mulher amamenta, mais leite ela produz. A mãe precisa estar saudável e não pode estar tomando medicamentos que possam prejudicar a amamentação.
Os exames feitos no pré-natal são analisados, e em alguns casos, novos exames realizados.

No Acre, mais de 8,4 mil litros de leite humano foram coletados nos últimos 22 anos — Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Em Rio Branco, o telefone para contatar e viabilizar a doação é através do número (68) 99281-6564, por WhatsApp ou ligação. A doadora pode agendar uma visita familiar.
Veja os locais presenciais abaixo:
- Banco de Leite Humano na Maternidade Barbara Heliodora – Endereço: Travessa Maternidade, bairro Bosque.
- Urap Augusto Hidalgo de Lima – Endereço: Rua Tião Natureza, bairro Palheral.
Já em Cruzeiro do Sul e municípios do entorno, como Mâncio Lima, Guajará (AM) e Rodrigues Alves, o contato é (68) 99904-4072, por WhatsApp ou ligação. A doadora deve agendar uma visita domiciliar ao entrar em contato.
- Banco de Leite do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá – Endereço: Avenida Lauro Müller, bairro Manoel Terca.
Após a doação, todo leite que foi doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser dado a uma criança.
Os bancos de leite também pedem copos de vidro, que podes ser potes que eram de extrato de tomate, vidro de conserva de milho, vidro de palmito com a boca fina, nescafé e qualquer outro vidro. Esses potes são utilizados para coletar os leites das doadoras.

Doadoras recebem kit com vidros esterelizados e copo descartável para coleta — Foto: Acervo banco de leite de Cruzeiro do Sul
Aleitamento
O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A criança pode continuar sendo amamentada até os dois anos de idade.
Dentre os benefícios da amamentação, destaca-se que o leite materno evita, dentre as doenças, vários tipos de infecções, diarreia e problemas respiratórios. De acordo com o MS, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida implica na redução de até 63% nas internações hospitalares.
O leite materno, considerado o padrão ouro da nutrição infantil, é rico em nutrientes, minerais, água e proteínas essenciais para o desenvolvimento saudável dos bebês. Além disso, favorece o vínculo com a mãe e também é importante para a mãe no pós-parto, evita hemorragias e previne o câncer de mama.
O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. Segundo ressalta o Ministério da Saúde, esse é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois traz em sua composição proteção imunológica contra doenças infecciosas e também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Comentários
Cotidiano
Alunos do IFAC de Sena Madureira se destacam no Enem 2025 com altas notas na redação
Resultados divulgados pelo instituto mostram desempenho entre 760 e 900 pontos; direção comemora e reforça papel da educação pública no interior

Entre os destaques estão estudantes que ultrapassaram a marca dos 800 pontos, chegando a 900 na redação, uma das provas mais decisivas. Foto: captada
Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Sena Madureira, alcançaram notas expressivas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, variando de 760 a 900 pontos. Os resultados foram divulgados nas redes sociais oficiais da instituição e destacam alunos que superaram os 800 pontos, com casos de 880 e 900.
A direção do IFAC parabenizou os estudantes e ressaltou que os resultados refletem o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e o empenho dos jovens. A redação é uma das etapas mais decisivas do exame, avaliando competências como argumentação, coesão e domínio da norma culta.
A conquista é celebrada como um fortalecimento da educação pública no interior do Acre, evidenciando a capacidade das escolas técnicas estaduais de preparar os alunos para processos seletivos de alto nível.
Comentários
Cotidiano
Barco naufraga em igarapé de Feijó e vídeo do acidente circula nas redes sociais
Embarcação conhecida como “batelão” afundou no Igarapé Diabinho nesta sexta (16); não houve vítimas, apenas danos materiais

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador do município de Envira, no Amazonas. Apesar do susto, não houve vítimas e os prejuízos foram apenas materiais. Foto: captada
Um barco conhecido como “batelão” naufragou no Igarapé Diabinho, em Feijó, no interior do Acre, nesta sexta-feira (16). O vídeo do acidente, que circula nas redes sociais, mostra populares tentando recuperar pertences enquanto a embarcação permanece parcialmente submersa.
Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador de Envira, no Amazonas. Não houve vítimas — apenas prejuízos materiais. O incidente ocorreu próximo à ponte que liga Feijó ao projeto Envira e reforça o alerta sobre a segurança da navegação durante o período de cheia dos rios na Amazônia.
A causa do naufrágio ainda não foi esclarecida. O proprietário da embarcação ficou bastante abalado, conforme relatos locais. O caso ganhou repercussão nas redes e reacende discussões sobre condições de navegação em rios e igarapés do estado.
Veja vídeo com F. Noticias:
Comentários
Cotidiano
Paulinho do Cras confirma a dispensa de Jojo, Korea e Pablo

Foto Sueli Rodrigues: Pablo estava trabalhando entre os titulares do Leão
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta sexta, 16, a dispensa dos laterais Jojo, Korea e do meia Pablo, todos por indisciplina. Algumas atitudes nos treinamentos e alojamento dos atletas desagradaram ao técnico Rodrigo Deião e por isso a decisão pelas saídas.
Fecha treinamentos
Rodrigo Deião comanda um treino de bolas paradas nesta sexta, no Frotão, e fecha a preparação para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro jogo do Leão será contra o Humaitá neste sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.
Polaco como opção
Polaco, voltando de lesão no joelho esquerdo, deve ficar como opção no jogo de estreia do Estadual.
“Tivemos uma semana muito complicada. Vamos ficar na partida porque teremos uma estreia difícil”, avaliou o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Você precisa fazer login para comentar.