fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Agência Brasil explica diferença entre pernilongo e mosquito da dengue

Publicado

em

É possível identificá-los por características como cor e hábitos

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

A dengue é uma realidade no Brasil, há décadas. Já sabemos quais são os sintomas da doença e como combater a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, mas muitas pessoas ainda confundem os pernilongos normais com os transmissores da dengue. As diferenças são muitas e fáceis de identificar.

aedes_dengue.jpg

Arquivo/ Agência Brasil

Para começar, o mosquito da dengue e o pernilongo são mosquitos de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegypti, o pernilongo é o Culex quinquefasciatus. É possível identificá-los tanto durante o voo, “em ação”, quanto em repouso. As cores são diferentes. O pernilongo tem uma coloração uniforme marrom e o Aedes aegypti tem o corpo preto com listras brancas. O tamanho também: o primeiro mede de 3 a 4 milímetros enquanto o segundo tem de 5 a 7 milímetros.

As características e o hábito do voo de ambos também são diferentes. Enquanto o pernilongo tem um voo mais lento e ruidoso (gerando um zumbido), o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso e costuma atacar de 9h às 13h. Os pernilongos, por sua vez, agem à noite, a partir das 18h.

Outra diferença está na picada. O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Já o mosquito da dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada. Vale lembrar ainda que o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya, da febre amarela e do zica vírus.

Ambos colocam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue prefere água limpa e deposita os ovos em vários locais, individualmente. Já o pernilongo coloca seus ovos juntos, em forma de jangada, em água suja, poluída.

*Com informações do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG).

Edição: Kelly Oliveira

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Pai desolado ao lado do filho assassinado choca redes sociais no Acre

Publicado

em

Homem é morto a facadas enquanto dormia em via pública; suspeito conhecido como “Caboclo” segue foragido

O pai da vítima, que retornava do trabalho, foi avisado da tragédia e chegou ao local, onde permaneceu ao lado do corpo do filho. Foto: cedida 

Uma imagem que retrata o momento de dor de um pai ao encontrar o filho morto no Bairro Bahia Nova comoveu a internet e trouxe à tona os detalhes de um crime brutal ocorrido nesta sexta-feira (25). Alan Jones Lima da Costa, 37 anos, foi assassinado com múltiplas facadas enquanto dormia sobre um tablado de madeira na Rua Bom Jesus.

O suspeito, identificado apenas pelo apelido de “Caboclo”, teria bebido com a vítima horas antes do crime. Testemunhas relataram à polícia que os dois homens discutiram e trocaram ameaças durante a manhã. Mais tarde, já embriagado, Alan adormeceu na calçada quando foi surpreendido pelo ataque fatal.

A cena mais dramática foi registrada quando o pai da vítima, que retornava do trabalho, chegou ao local e permaneceu ao lado do corpo do filho. A foto desse momento de dor viralizou nas redes sociais, gerando comoção pública.

A Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC) e a Delegacia de Homicídios (DHPP) estão à procura do suspeito, que fugiu após o crime. Moradores da região afirmam conhecer “Caboclo” e colaboram com as investigações. Este é o terceiro homicídio por arma branca registrado no bairro neste mês, acendendo um alerta sobre a violência urbana na capital acreana.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem é esfaqueado e morto em via pública no Bairro Bahia Nova

Publicado

em

Vítima de 36 anos teria tido discussão antes do crime; polícia investiga autoria e motivação do homicídio

De acordo testemunhas, a vítima estava próximo a um comércio, quando foi esfarrapada pelo menos três vezes. Foto: cedida 

Um crime violento chocou moradores do Bairro Bahia Nova na tarde desta sexta-feira (25). Alan Johnnes Lima da Costa, 36 anos, foi morto a golpes de faca na Rua Bom Jesus, próximo a um estabelecimento comercial. Testemunhas relataram à polícia que a vítima foi atingida por pelo menos três golpes antes do agressor fugir do local.

De acordo com informações preliminares, Alan teria se envolvido em uma discussão com outro homem pouco antes do ataque. A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do caso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco para exames periciais.

A polícia espera concluir as investigações em até 30 dias. O caso reforça preocupações com a violência urbana na capital acreana, sendo o segundo homicídio por arma branca registrado neste mês na região metropolitana. Autoridades afirmam que estão colhendo imagens de câmeras de segurança do comércio local para identificar o suspeito.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Brasiléia encerra semana dedicada a luta contra malária com ações educativas

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária com um Pit Stop educativo.

O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a doença.

Durante a semana, diversas ações foram realizadas pela secretaria de saúde como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio A Hora de Brasiléia e gravação de vídeo institucional falando sobre a malária.

Para o secretário de saúde Francelio Barbosa as ações realizadas pela secretaria são essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate a malária”. Destacou Francelio.

Comentários

Continue lendo