Conecte-se conosco

Geral

Aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul integram premiação de aeroportos mais sustentáveis do Brasil

Publicado

em

•⁠ ⁠Terminal de Rio Branco alcançou o 1º lugar na categoria de até um milhão de passageiros;
•⁠ ⁠Aeroporto de Cruzeiro do Sul é o 3º lugar na categoria até 200 mil passageiros por ano;
•⁠ ⁠Outros três aeroportos da rede VINCI Airports figuram na premiação.

Junho, 2024 – O Rio Branco Airport e o Cruzeiro do Sul Airport, integrantes da rede VINCI Airports, foram premiados na nova edição do Programa Aeroportos Sustentáveis, na categoria de até um milhão de passageiros e até 200 mil passageiros, respectivamente. A distinção é conferida anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e reconhece os aeroportos que se destacam em práticas sustentáveis. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (6), durante a 4ª edição do projeto Aviação Sustentável, em Brasília (DF).​

Além do Rio Branco Airport e Cruzeiro do Sul, outros destaques da rede foram os aeroportos de Porto Velho (RO), que conquistou a segunda colocação na mesma categoria; de Tefé (AM), em segundo, e Cruzeiro do Sul Airport, em terceiro, na classe até 200 mil passageiros por ano; e o Salvador Bahia Airport, na categoria acima de cinco milhões de passageiros por ano, como segundo colocado. Com as premiações, a VINCI Airports reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, com um forte foco em práticas ambientais responsáveis. No ano passado, os aeroportos de Porto Velho e Boa Vista, também integrantes da rede, conquistaram o primeiro lugar na premiação. ​
O Programa Aeroportos Sustentáveis avalia os participantes com base em critérios abrangentes de gestão ambiental, incluindo a redução de poluentes, uso eficiente de recursos hídricos, coleta seletiva e mitigação do ruído aeronáutico.
Entre as ações que contribuíram para a conquista dos aeroportos, destacam-se a implantação de um Programa Interno de Educação Ambiental, parcerias com universidades federais para pesquisa e com ONG para ações de combate ao tráfico de animais, adoção de iluminação eficiente e automação do sistema de iluminação e refrigeração para economia de energia elétrica. Também foram adotadas medidas para reduzir o consumo de água. Além disso, foram implementadas práticas de gestão de resíduos, aquisição de coletores de resíduos produzidos por materiais 100% recicláveis e 100% reciclados, além de ações voltadas para a redução das emissões de carbono e gerenciamento do ruído das aeronaves.
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia ressaltou: “Estamos extremamente orgulhosos em ter novamente dois aeroportos da Amazônia sendo reconhecidos como os mais sustentáveis do Brasil. Este resultado é a reafirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental nas cidades onde atuamos. Continuaremos a implementar práticas inovadoras e responsáveis para garantir um futuro mais sustentável para todos”.​

Sobre o Rio Branco Airport​
O Rio Branco Airport é um dos sete aeroportos na Amazônia operados pela VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos no mundo, por meio do contrato de concessão com duração de 30 anos. Principal aeródromo do estado do Acre, o Rio Branco Airport busca maior conectividade e estímulo da economia da região. Incorporando padrões operacionais globais, busca oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.​

Sobre a VINCI Airports ​
Maior operador aeroportuário do mundo, administra mais de 70 aeroportos em 13 países da Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura e implantação da transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.
Press information:​
Três Comunicação e Marketing​
[email protected]
Izenilda Farias /Camilo Estevam​
[email protected]
[email protected]
[email protected]
(92) 98113-9219 / (69) 99901-4563 / (68) 99958-1947

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.

De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.

O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.

Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.

Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.

Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.

O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).

Comentários

Continue lendo

Geral

PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.

A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.

No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo