fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul integram premiação de aeroportos mais sustentáveis do Brasil

Publicado

em

•⁠ ⁠Terminal de Rio Branco alcançou o 1º lugar na categoria de até um milhão de passageiros;
•⁠ ⁠Aeroporto de Cruzeiro do Sul é o 3º lugar na categoria até 200 mil passageiros por ano;
•⁠ ⁠Outros três aeroportos da rede VINCI Airports figuram na premiação.

Junho, 2024 – O Rio Branco Airport e o Cruzeiro do Sul Airport, integrantes da rede VINCI Airports, foram premiados na nova edição do Programa Aeroportos Sustentáveis, na categoria de até um milhão de passageiros e até 200 mil passageiros, respectivamente. A distinção é conferida anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e reconhece os aeroportos que se destacam em práticas sustentáveis. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (6), durante a 4ª edição do projeto Aviação Sustentável, em Brasília (DF).​

Além do Rio Branco Airport e Cruzeiro do Sul, outros destaques da rede foram os aeroportos de Porto Velho (RO), que conquistou a segunda colocação na mesma categoria; de Tefé (AM), em segundo, e Cruzeiro do Sul Airport, em terceiro, na classe até 200 mil passageiros por ano; e o Salvador Bahia Airport, na categoria acima de cinco milhões de passageiros por ano, como segundo colocado. Com as premiações, a VINCI Airports reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, com um forte foco em práticas ambientais responsáveis. No ano passado, os aeroportos de Porto Velho e Boa Vista, também integrantes da rede, conquistaram o primeiro lugar na premiação. ​
O Programa Aeroportos Sustentáveis avalia os participantes com base em critérios abrangentes de gestão ambiental, incluindo a redução de poluentes, uso eficiente de recursos hídricos, coleta seletiva e mitigação do ruído aeronáutico.
Entre as ações que contribuíram para a conquista dos aeroportos, destacam-se a implantação de um Programa Interno de Educação Ambiental, parcerias com universidades federais para pesquisa e com ONG para ações de combate ao tráfico de animais, adoção de iluminação eficiente e automação do sistema de iluminação e refrigeração para economia de energia elétrica. Também foram adotadas medidas para reduzir o consumo de água. Além disso, foram implementadas práticas de gestão de resíduos, aquisição de coletores de resíduos produzidos por materiais 100% recicláveis e 100% reciclados, além de ações voltadas para a redução das emissões de carbono e gerenciamento do ruído das aeronaves.
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia ressaltou: “Estamos extremamente orgulhosos em ter novamente dois aeroportos da Amazônia sendo reconhecidos como os mais sustentáveis do Brasil. Este resultado é a reafirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental nas cidades onde atuamos. Continuaremos a implementar práticas inovadoras e responsáveis para garantir um futuro mais sustentável para todos”.​

Sobre o Rio Branco Airport​
O Rio Branco Airport é um dos sete aeroportos na Amazônia operados pela VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos no mundo, por meio do contrato de concessão com duração de 30 anos. Principal aeródromo do estado do Acre, o Rio Branco Airport busca maior conectividade e estímulo da economia da região. Incorporando padrões operacionais globais, busca oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.​

Sobre a VINCI Airports ​
Maior operador aeroportuário do mundo, administra mais de 70 aeroportos em 13 países da Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura e implantação da transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.
Press information:​
Três Comunicação e Marketing​
[email protected]
Izenilda Farias /Camilo Estevam​
[email protected]
[email protected]
[email protected]
(92) 98113-9219 / (69) 99901-4563 / (68) 99958-1947

Comentários

Continue lendo

Geral

PREVISÃO DO TEMPO: manhã de sexta-feira (14) com possibilidade de chuva no Acre

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 22ºC e 35ºC

Esta sexta-feira (14) começa com tempo encoberto em todo o Acre. Possibilidade de chuva em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Durante a tarde e à noite, muitas nuvens e sem previsão de chuva em todo o estado.

A temperatura mínima fica em torno de 22°C, em Rio Branco, e a máxima prevista é de 35ºC, em Acrelândia. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 98%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Comentários

Continue lendo

Geral

Um total de 880 militares estão em 120 postos de combustíveis para fiscalização, disse ministro de combate ao contrabando no país

Publicado

em

A autoridade destacou ainda que não existe um prazo específico para o fim desta atividade de controle, pelo que no planeamento realizado pelo comando-chefe das Forças Armadas, bem como pela YPFB

Membros das Forcas Armadas da Bolivia patrulham postos de combustíveis em todo Bolívia, outra atividade específica é o controle para que não haja concomitante ato de corrupção praticado por funcionários, nem dos fornecedores. Foto: Esteban Biba

Daniel Vargas, vice-ministro de Combate ao Contrabando da Bolívia, indicou que não há horário específico para a presença dos militares que realizam seu trabalho em conjunto com a ANH.

Nesta quinta-feira marca o segundo dia em que ocorre o controlo militar em diversas bombas pelo país, um plano federal de combate ao contrabando, e que fortalece também a realização de combate ao contrabando nas zonas fronteiriças.

Daniel Vargas, vice-ministro relatou da Luta Contra o Contrabando no país, disse à reportagem que o número de militares que foram mobilizados para o controlo específico dos postos de abastecimento passa dos “880 militares fortemente armados” que trabalham ao lado de responsáveis ​​da Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH) .

No total são 120 bombas, nas quais há a presença das Forças Armadas e ainda “outros 16 pontos de controlo físico que estão a ser realizados em diversas áreas que foram consideradas sensíveis em todo o território nacional Boliviano”.

Qual é a tarefa dos soldados nas bombas?

Segundo Ministro Vargas, as funções são claramente identificadas e diferenciadas com o funcionário da ANH, que é quem faz a parte técnica identificando a placa do veículo, se possui B-Sisa e se houve irregularidade no carregamento.

“O que nós militares estamos a fazer é segurança nas próprias instalações e assim verificar se não há  tanques adicionais, se em cima do camião ou veículo ou no interior do veículo não há tambores de armazenamento de combustível”, disse.

Mais atividades de controles estão acontecendo no país

Outra atividade específica é o controle para que não venha acontecer concomitante ato de corrupção praticado por funcionários dos fornecedores, bem como pelo veículo ou motorista com quem estão realizando o carregamento de gasolina, diesel e gás.

A autoridade Boliviana (Daniel Vargas, vice-ministro de Combate ao Contrabando da Bolívia), destacou ainda que não existe um prazo específico para o fim desta atividade de controle, pelo que no planeamento realizado pelo comando-chefe das Forças Armadas, bem como pela YPFB e pela Agência Nacional de Hidrocarbonetos, “não estabelece por vez.” Mas nesta primeira fase eles estão quase em serviço e possivelmente irão oferecê-lo para outras estações.”

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia apreende maconha em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Com o auxílio do cão policial Thor, a equipe encontrou um recipiente contendo mais Skunk, um rádio comunicador, balanças de precisão e dinheiro oriundos da venda do entorpecentes.

O traficante que não teve o nome divulgado, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante

Sandra Assunção

Em operação conjunta, a Polícia Militar e o Grupo Especial de Fronteira- Gefron apreenderam nesta quarta-feira, 12, 300 gramas de maconha do tipo skunk em um Ramal no município de Mâncio Lima. Ontem, 11, uma apreensão, também de maconha, aconteceu no Trapiche do Bairro da Lagoa, em Cruzeiro do Sul.

Em Mâncio Lima, quando as equipes realizavam patrulhamento nos ramais, um indivíduo empreendeu fuga pela mata, abandonando uma mochila onde estavam os 300 gramas de maconha do tipo skunk. O material ilícito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia para demais atos investigativos.

Na terça-feira, 11, em Cruzeiro do Sul, o Grupo Giro da Polícia Militar prendeu em flagrante delito um indivíduo comercializando entorpecentes no Trapiche da Lagoa. Com ele foram apreendidos uma pequena quantidade de Skunk e dinheiro. Em uma casa, com o auxílio do cão policial Thor, a equipe encontrou um recipiente contendo mais Skunk, um rádio comunicador, balanças de precisão e dinheiro oriundos da venda do entorpecentes. O traficante que não teve o nome divulgado, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante.

Foram apreendido com indivíduo, ele foram apreendidos uma pequena quantidade de Skunk e dinheiro

Comentários

Continue lendo