Conecte-se conosco

Geral

Adolescente morto em confronto com a PM tinha envolvimento em 12 homicídios, afirma Sejusp

Publicado

em

Por G1 AC

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar dos Santos, deu entrevista nesta quarta-feira (6) para falar da ação policial no bairro Boa União, em Rio Branco, que resultou na morte de Valdivino Marques Silveiro Júnior, de 16 anos.

Na terça (5), as polícias Militar e Penal fizeram uma operação em casas de presos monitorados. Segundo o secretário, a ação se deu após um trabalho investigativo do setor de inteligência e tinha como objetivo atacar o tráfico de drogas na região.

__________________

Apesar da pouca idade, segundo o coronel, o menor teria envolvimento em pelo menos 12 homicídios cometidos em Rio Branco.

__________________

“As informações preliminarmente levantadas demonstram que esse menino tem envolvimento em uma dezena de crimes aqui na capital, crimes que ceifaram a vida de pessoas. Então, a ação policial, a princípio, foi legítima, haja vista que observou os princípios técnicos do uso progressivo da força”, disse.

O adolescente foi morto quando tentou, segundo a polícia, atirar contra um policial que revidou. A arma do menor deve passar por perícia.

A operação na região da baixada resultou na apreensão de duas armas, droga e dinheiro. Além disso, dois presos monitorados foram encaminhados à delegacia e a Justiça vai avaliar se perdem o benefício do semiaberto.

Polícia prendeu outros monitorados no local onde estava o adolescente conhecido como “Diabão”/Fotos: ContilNet

“Essa operação é fruto de um planejamento prévio realizado por força de informação levantadas pelo sistema de inteligência e que determinou a entrada em algumas residências, onde nós temos monitorados como referência, para verificar a existência de tráfico de entorpecentes”, explicou.

Mesmo alegando que a ação policial foi legítima e seguiu os preceitos técnicos e legais, o secretário disse os órgãos fiscalizadores internos e externos estão avaliando a conduta dos policiais envolvidos na operação.

“É importante ressaltar ainda que, apesar da legitimidade, os fatos estão sendo apurados pelos órgãos de controle interno, Polícia Civil e Militar, bem como vai ser encaminhado devidamente cópia preliminar dos autos ao Ministério Público para que o órgão de controle externo possa verificar que a ação foi realmente legítima”, garantiu.

O secretário finalizou dizendo que a Segurança tem intensificado as investigações no setor de inteligência e alegou que isso tem refletido na redução de homicídios ligados à guerra entre facções.

“Há uma redução contínua no número de execuções derivado desse acompanhamento realizado pela inteligência e por meio de equipamentos de análise criminal, análise parcial e as operações estão sendo dirigidas de forma integrada no sentido de se antecipar às práticas delituosas.”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo