Acre
ADI dos 11 mil servidores entra na pauta do STF e deve ser votada nesta quarta
Votação foi adiada por quatro vezes no final de 2013.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n°3609, que declara a inconstitucionalidade na contratação de 11.554 servidores que foram incorporados ao serviço público sem a aprovação em concurso público, no Estado, poderá ser votada na próxima quarta-feira (5).
A matéria está na pauta de votação do Supremo Tribunal Federal para ser apreciada pelos ministros, logo após o retorno do recesso da referida corte.
A votação tratará sobre a medida chamada modulação, que propõe prazo de 12 meses a mais para a permanência dos servidores nos respectivos cargos.
Esta mesma votação foi adiada por quatro vezes no final de 2013 e é aguardada com expectativa pelos servidores acreanos ameaçados de demissão.
Ainda no primeiro semestre de 2013, o ministro Dias Toffoli propôs a chamada modulação, ou seja, que os efeitos da decisão da corte, de que houve contratações irregulares à luz da Constituição, só tenham efeitos de demissão um ano após a publicação do acórdão do julgamento.
Este espaço de 12 meses seria o suficiente para que o Acre realizasse concurso para provimento das vagas.
A modulação requer maioria de dois terços dos membros da Corte, por isso, terão que ser computados, ainda, os votos dos ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Luís Roberto Barroso, que ainda não deliberam sobre a ação.
A maioria destes servidores atua em serviços essenciais – 3.488 no setor de Saúde, 4.280 na Educação e 656 na área de Segurança Pública. Cerca de 50% destes trabalhadores já estão aposentados.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.